Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Nesse fim de semana, o Rugby Europe Championship, o “Six Nations B”, viveu sua penúltima rodada e, ao contrário do Six Nations, terá seu título decidido na rodada final, na próximo domingo, quando Geórgia e Romênia se enfrentarem na capital romena. Georgianos e romenos estão agora separados por apenas 3 pontos após a Geórgia vencer a Rússia, no clássico da ex União Soviética, e a Romênia bater fora de casa a lanterna Bélgica.

 

Os romenos convenceram fazendo 33 x 17 para cima dos belgas, com 5 tries, sendo 2 do primeira linha Pristavita. Já os Lelos fizeram 28 x 14 sobre os Ursos, com o estádio em Tblisi lotado, como sempre. Tries do scrum-half Lobzhnidze, duas vezes, e dos centros Koshadze e Kacharava para a Geórgia, mostrando evolução no jogo aberto.

- Continua depois da publicidade -

 

No outro jogão da rodada, a Espanha venceu jogo crucial na luta pela Copa do Mundo de 2019 batendo a Alemanha fora de casa por indiscutíveis 32 x 15. Foi um primeiro tempo de 4 tries para os Leões e um segundo tempo de 2 tries para os alemães, que reagiram mas sem o poderio necessário.

 

Na rodada final, a Rússia receberá a Alemanha e a Bélgica visitará a Espanha. Quem acabar o Championship no último lugar terá que enfrentar repescagem de permanência contra o campeão do Trophy, isto é, provavelmente Portugal.

 

Clique aqui para assistir a todos esses jogos na íntegra.

 

alemanha logo aguia15versus copiar32

Alemanha 15 x 32 Espanha, em Colônia

belgica logo17versus copiar33romênia copy

Bélgica 17 x 33 Romênia, em Bruxelas

 

georgia copy copy copy28versus copiar14russia copy copy copy copy copy

Geórgia 28 x 14 Rússia, em Tbilisi

 

[table “294” not found /]

 

Portugal é quase campeão

A vida dos Lobos no Trophy, o “Six Nations C”, está tranquila. Portugal está com uma mão e quatro dedos na taça de campeão de 2017 após atropelar em casa a Moldávia por 59 x 00. Dois tries do abertura Nuno Costa e outros tries do ponta Gonçalo Foro, do scrum-half Francisco Magalhães, do fullback Manuel Vilela, do centro Vasco Ribeiro, do fullback reserva Afonso Rodrigues e do hooker Nuno Mascarenhas.

 

O campeão do Trophy fará duas repescagens: uma contra o último colocado do Championship, pela promoção, e outra contra o vencedor dos campeões das divisões inferiores, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019.

 

No outro jogo do Trophy, a Suíça praticamente rebaixou a Ucrânia atropelando o oponente por 54 x 18, em duelo contra a parte de baixo da tabela. A Ucrânia é o último oponente de Portugal na competição.

 

59versus copiar00

Portugal 59 x 00 Moldávia, em Lisboa

 

54versus copiar18

Suíça 54 x 18 Ucrânia, em Genebra

 

SeleçãoJogosPontos
Portugal524
Holanda515
Suíça513
Polônia512
Moldávia56
Ucrânia50
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto

- Campeão - classificado à Repescagem de Promoção contra o último colocado do Rugby Europe Championship (1ª divisão) e classificado ao mata-mata da Repescagem Europeia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019;
- Último colocado - Rebaixado à Conference 1 (3ª divisão);

 

Inglaterra campeã também no M20

Assim como no adulto, no Six Nations M20 a Inglaterra se sagrou campeã com uma rodada de antecedência e com uma campanha ainda mais impressionante: 4 jogos e 4 vitórias bonificadas, com 20 pontos ao todo até aqui na classificação. A vitória agora foi sobre a Escócia por contundentes 33 x 05.

 

Nos demais jogos, destaque para a imensa vitória de Gales sobre a Irlanda, 41 x 27, com 5 tries e show do ponta Kieran Williams, autor de 2, e para o trabalho que a Itália deu para a França, em vitória dos Bleuets por somente 18 x 13. O pack francês resolveu, com tries do pilar Boniface e do hooker Dufour, enquanto o abertura Rizzi fez o try dos Azzurrini.

 

6Nations_logo(2)

RBS Six Nations M20

Itália 13 x 18 França, em Cagliari

Gales 41 x 27 Irlanda, em Colwyn Bay

Inglaterra 33 x 05 Escócia, em Northampton

 

SeleçãoJogosPontos
Inglaterra427
França415
Gales414
Irlanda413
Escócia47
Itália42
- Grand Slam = 3 pontos;
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

 

Foto: DRV – Alemanha x Espanha