Tempo de leitura: 1 minuto

Novidade agora sobre o futuro das grandes ligas vem do PRO12, a Liga Ítalo-Celta. A competição que hoje conta com equipes de Irlanda, Gales, Escócia e Itália vem há alguns meses planejando expansão, já tendo cogitado a América do Norte.

 

O papo da vez na liga é agora o Leste Europeu. E mais precisamente a Geórgia. Em entrevista à BBC ontem, o técnico neozelandês dos Lelos, Milton Haig, confirmou que a União Georgiana de Rugby iniciou conversas com a liga sobre a possibilidade de ter uma equipe do país no futuro. Com menos de 4 milhões de habitantes, a Geórgia é um dos países mais pobres da Europa, mas o rugby virou uma paixão nacional, com públicos que superam a marca dos 50 mil em jogos em casa.

- Continua depois da publicidade -

 

Além da popularidade do esporte e da forma ascendente das seleções do país no adulto e no juvenil, a Geórgia tem como trunfo o apoio do bilionário e ex primeiro ministro do país Bidzina Ivanishvili, 154ª homem mais rico do mundo, com mais de 6 bilhões de dólares. Ivanishvili é um dos maiores apoiadores do rugby georgiano, tendo financiado a construção do moderno centro de treinamentos dos Lelos em Tbilisi. A possibilidade se soma à discussão mais quente a cada dia sobre a expansão do Six Nations.

 

Especulações ainda dão conta de que Rússia e Romênia poderiam estar também na mira do PRO12.