Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Chegou ao fim a temporada regular do PRO12, a Liga Ítalo-Celta, que reúne equipes de Irlanda, Gales, Escócia e Itália. E as semifinais foram conhecidas, assim como os classificados à Champions Cup (a Copa Europeia). O grande vitorioso foi o Glasgow Warriors, que provou sua força terminando na primeira colocação ao bater o Ulster, concorrente direto pelo título simbólico, por 32 x 10. Com a vitória, o time escocês fechou a primeira fase na frente do Munster pelo critério de saldo de pontos, uma vez que os irlandeses também fizeram sua parte e derrotaram o Dragons em Cork. Já os galeses do Ospreys venceram o Connacht sem ponto-bônus e acabaram ficando com o terceiro lugar. Com isso, Glasgow garantiu o mando de jogo contra o Ulster, reencontrando os norte-irlandeses na próxima sexta-feira pela primeira semifinal. No sábado, será a vez do Munster receber o Ospreys. Os vencedores duelarão no sábado, dia 30, em Belfast, capital da Irlanda do Norte, pelo título da temporada.

 

Enquanto as semifinais eram definidas, a briga pelas últimas vagas na Champions Cup chegava a seu desfecho, com o PRO12 conhecendo seus sete qualificados ao torneio máximo do Velho Continente. Com sua derrota para o Ospreys, o Connacht deixou sua vaga direta escapar e quem comemorou foi o Scarlets, que carimbou sua vaga com uma vitória crucial fora de casa sobre o Treviso, 17 x 13. O resultado foi suficiente para os galeses, que se juntaram a Glasgow, Munster, Ospreys, Ulster e Leinster na próxima Champions Cup. Já o Treviso ocupou a sétima e última vaga da liga como o melhor italiana na competição, uma vez que, pelo regulamento, todos os países devem ter ao menos um time na Champions Cup.

- Continua depois da publicidade -

 

O Connacht, por sua vez, ainda terá mais uma chance de se garantir na competição, pois assegurou o sétimo lugar no PRO12, que lhe deu vaga no playoff classificatório para a Champions Cup. O time irlandês enfrentará os ingleses do Gloucester no dia 23 de maio, em jogo único na casa do Gloucester, e o vencedor decidirá em casa a última vaga na copa europeia enfrentando o sétimo colocado do Top 14 francês, ainda a ser conhecido, no dia 30.

 

Glasgow e Munster terão o mando de jogo nas semifinais

O grande duelo da rodada final do PRO12 se deu entre Glasgow e Ulster, ambos duelando na Escócia em busca do primeiro lugar da tabela. E os escoceses deram uma mostra de sua força despontando como os favoritos ao título após grande vitória sobre os irlandeses, 32 x 10.

 

A partida começou pesada, com Russell abrindo o marcador para os Warriors com penal. Com o jogo em 3 x 0, Glasgow sofreu seu primeir revés aos 27′, com Jonny Gray recebendo amarelo e, logo na sequência, o asa Chris Henry fez o primeiro try do jogo para os norte-irlandeses. Antes do intervalo, Russell e o imortal Humphreys trocaram penais e o Ulster foi para os vestiários na frente, 10 x 6.

 

A peleja pegou fogo após o intervalo e Glasgow atropelou com dois tries em sequência, nocauteando o Ulster. Hogg, aos 54′, e Russell, aos 60′, viraram o placar para os donos da casa e o Ulster naufragou. O cartão amarelo para Warwick, aos 63′, acabou com as chances dos White Knights, que viram uma atuação de classe dos Warriors, conduzidos por Matawalu e Russell, finalizada com mais dois tries, mais um de Russell e um de Vernon. 32 x 10, indiscutíveis.

 

No outro duelo muito esperado, o Connacht, de olho na Champions Cup, recebeu o Ospreys, de olho no mando de jogo na semifinal. E foi justamente esse o jogo mais disputado e equilibrado da rodada final. Os galeses fizeram um primeiro tempo avassalador, cruzando o in-goal três vezes em sequência para dar a impressão de que a vitória bonificada era uma questão de tempo. Com 28 minutos, já eram 24 x 0 para os galeses, com tries de Dan Biggar, Ben John e Rhys Webb. Todavia, os irlandeses fecharam a porta no segundo tempo, negaram o quarto try aos galeses e controlaram as ações, mas foram incapazes de produzir a virada. Carty inaugurou o marcador na segunda etapa com dois penais, enquanto o asa Masterson fez o try que colocava o Connacht no páreo. Todavia, os verdes só foram quebrar novamente a defesa do Ospreys aos 80′, com try do pilar Dennis Buckley, já sem tempo para a virada. Fim de jogo, Ospreys 24 x 20, em placar frustrante para os galeses, mas que deu aos irlandeses uma segunda chance na luta pela classificação à Champions Cup, com uma vaga no playoff qualificatório.

 

O Munster, por sua vez, garantiu a mesma pontuação do Glasgow com uma vitória contundente e esperada sobre os galeses do Dragons por 50 x 27. Uma chuva de tries em Cork, com 8 tries para os irlandeses, incluindo um hat-trick de Conor Murray, garantindo o mando de jogo na semifinal.


 

Scarlets e Treviso vão à Champions Cup

Na Itália, Treviso e Scarlets fizeram uma partida crucial para as ambições de ambos em chegarem à Champions Cup. Os italianos começaram muito bem e abriram 13 x 3 sobre os galeses, com tries de Giazzon e Hayward. Porém, os Scarlets buscaram a vitória na segunda etapa, Liam Williams fez o primeiro try do time e o jogo pegou fogo nos minutos finais, até os vermelhos virarem o placar com 10 minutos para o fim graças ao try salvador do ponta Steffan Evans. 13 x 10, Scarlets classificados.

 

Apesar da derrota, o Treviso assegurou sua vaga por terminar a frente do seu compatriota Zebre. O Treviso ficou somente 3 pontos acima do Zebre, que na última rodada foi incapaz de vencer o eliminado Cardiff Blues, em Gales. Os donos da casa tiveram uma vitória tranquila por 29 x 5, condenando as zebras à lanterna da competição por mais um ano.

 

Já o Edinburgh morreu na praia. Os escoceses precisavam derrotar em casa o Leinster, além de torcer por um tropeço do Scarlets. Nada disso ocorreu. O Edinburgh manteve o jogo parelho na primeira etapa, indo para o intervalo atrás por 17 x 10. Conduzidos por Hidalgo-Clyne, os escoceses se mantiveram na busca pelo resultado, mas o Leinster selou sua vitória com dois tries no fim, de Jordi Murphy e Luke McGrath, fechando o marcador por 26 x 23, eliminando o time da capital da Escócia, que jogará novamente a Challenge Cup.


Eccellenza: Rovigo e Calvisano primeiro passo pela finalPor Giorgio Vuerich
Neste fim de semana, a Itália viveu as partidas de ida das semifinais de seu campeonato nacional, o Eccellenza. Em desvantagem por quase 30 minutos após o intervalo, por conta de um cartão vermelho para o pilar Massimiliano Ravalle, o Rovigo saiu ileso da estádio da Caserma “Gelsomini” em Roma, batendo os anfitriões do Fiamme Oro por 33 x 31.
Os políciais foram capazes de jogar com eficiência distanciando os “Bersaglieri”, fechando no primeiro semestre la liderança para 16×12. Na segunda etapa, os visitantes assumiram o controle do jogo, avançando no placar, 33 x 19. No final do jogo, a reação corajosa dos anfitriões, ajudados por uma dupla inferioridade do Rovigo (por um outro cartão amarelo), resultou em dois tries, com o Fiamme Oro chegando a um passo do empate. O duelo ainda está aberto para o segundo jogo em Rovigo.
Em Mogliano, na segunda semifinal, os campeões italianos do Calvisano ganharam fora de casa por 30 x 15 e aumentam as suas chances de conquistar a vaga na final. O Mogliano sofreu muito no scrums e não foram capazes de jogarem seu melhor rugby, não conseguindo impor seu jogo.
Já pela Serie A, a segunda divisão italiana, as semifinais premiaram Lyons Piacenza e Pro Recco, que decidirão na próxima semana o título e a promoção ao Eccellenza. O Piacenza perdeu seu segundo jogo, mas venceu o Colorno no placar agregado. Já o Pro Recco venceu o CUS Verona pela segunda vez, assegurando tranquilamente a vaga na final.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 – Liga de Escócia, Gales, Irlanda e Itália

Benetton Treviso 13 x 17 Scarlets, em Treviso

Cardiff Blues 29 x 5 Zebre, em Cardiff

Edinburgh 23 x 36 Leinster, em Edimburgo

Connacht 20 x 24 Ospreys, em Galway

Glasgow Warriors 32 x 10 Ulster, em Glasgow

Munster 50 x 17 Dragons, em Cork

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2275
MunsterIrlandaLimerick e Cork2275
OspreysGalesSwansea2274
UlsterIrlandaBelfast2269
LeinsterIrlandaDublin2262
ScarletsGalesLlanelli2257
ConnachtIrlandaGalway2250
EdinburghEscóciaEdimburgo2248
DragonsGalesNewport2242
Cardiff BluesGalesCardiff2235
Benetton TrevisoItáliaTreviso2219
ZebreItáliaParma2215

 

Semifinais

Dia 22/05 – Glasgow Warriors x Ulster, em Glasgow

Dia 23/05 – Munster x Ospreys, em Limerick

 

Eccellenza Logo

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Semifinais – Jogos de ida

Fiamme Oro 31 x 33 Rovigo, em Roma

Mogliano 15 x 30 Calvisano, em Mogliano

 

Serie A – 2ª divisão do Campeonato Italiano
Semifinais – Jogos de volta
Pro Recco 33 x 31 CUS Verona, em Recco
Colorno 29 x 6 Lyons Piacenza, em Colorno
Final, dia 24 de maio 
Pro Recco x Lyons Piacenza