Glasgow bate Ulster e termina em primeiro no PRO12

ARTIGO COM VÍDEOS – Chegou ao fim a temporada regular do PRO12, a Liga Ítalo-Celta, que reúne equipes de Irlanda, Gales, Escócia e Itália. E as semifinais foram conhecidas, assim como os classificados à Champions Cup (a Copa Europeia). O grande vitorioso foi o Glasgow Warriors, que provou sua força terminando na primeira colocação ao bater o Ulster, concorrente direto pelo título simbólico, por 32 x 10. Com a vitória, o time escocês fechou a primeira fase na frente do Munster pelo critério de saldo de pontos, uma vez que os irlandeses também fizeram sua parte e derrotaram o Dragons em Cork. Já os galeses do Ospreys venceram o Connacht sem ponto-bônus e acabaram ficando com o terceiro lugar. Com isso, Glasgow garantiu o mando de jogo contra o Ulster, reencontrando os norte-irlandeses na próxima sexta-feira pela primeira semifinal. No sábado, será a vez do Munster receber o Ospreys. Os vencedores duelarão no sábado, dia 30, em Belfast, capital da Irlanda do Norte, pelo título da temporada.

 

Enquanto as semifinais eram definidas, a briga pelas últimas vagas na Champions Cup chegava a seu desfecho, com o PRO12 conhecendo seus sete qualificados ao torneio máximo do Velho Continente. Com sua derrota para o Ospreys, o Connacht deixou sua vaga direta escapar e quem comemorou foi o Scarlets, que carimbou sua vaga com uma vitória crucial fora de casa sobre o Treviso, 17 x 13. O resultado foi suficiente para os galeses, que se juntaram a Glasgow, Munster, Ospreys, Ulster e Leinster na próxima Champions Cup. Já o Treviso ocupou a sétima e última vaga da liga como o melhor italiana na competição, uma vez que, pelo regulamento, todos os países devem ter ao menos um time na Champions Cup.

 

O Connacht, por sua vez, ainda terá mais uma chance de se garantir na competição, pois assegurou o sétimo lugar no PRO12, que lhe deu vaga no playoff classificatório para a Champions Cup. O time irlandês enfrentará os ingleses do Gloucester no dia 23 de maio, em jogo único na casa do Gloucester, e o vencedor decidirá em casa a última vaga na copa europeia enfrentando o sétimo colocado do Top 14 francês, ainda a ser conhecido, no dia 30.

 

Glasgow e Munster terão o mando de jogo nas semifinais

O grande duelo da rodada final do PRO12 se deu entre Glasgow e Ulster, ambos duelando na Escócia em busca do primeiro lugar da tabela. E os escoceses deram uma mostra de sua força despontando como os favoritos ao título após grande vitória sobre os irlandeses, 32 x 10.

 

A partida começou pesada, com Russell abrindo o marcador para os Warriors com penal. Com o jogo em 3 x 0, Glasgow sofreu seu primeir revés aos 27′, com Jonny Gray recebendo amarelo e, logo na sequência, o asa Chris Henry fez o primeiro try do jogo para os norte-irlandeses. Antes do intervalo, Russell e o imortal Humphreys trocaram penais e o Ulster foi para os vestiários na frente, 10 x 6.

 

A peleja pegou fogo após o intervalo e Glasgow atropelou com dois tries em sequência, nocauteando o Ulster. Hogg, aos 54′, e Russell, aos 60′, viraram o placar para os donos da casa e o Ulster naufragou. O cartão amarelo para Warwick, aos 63′, acabou com as chances dos White Knights, que viram uma atuação de classe dos Warriors, conduzidos por Matawalu e Russell, finalizada com mais dois tries, mais um de Russell e um de Vernon. 32 x 10, indiscutíveis.

 

No outro duelo muito esperado, o Connacht, de olho na Champions Cup, recebeu o Ospreys, de olho no mando de jogo na semifinal. E foi justamente esse o jogo mais disputado e equilibrado da rodada final. Os galeses fizeram um primeiro tempo avassalador, cruzando o in-goal três vezes em sequência para dar a impressão de que a vitória bonificada era uma questão de tempo. Com 28 minutos, já eram 24 x 0 para os galeses, com tries de Dan Biggar, Ben John e Rhys Webb. Todavia, os irlandeses fecharam a porta no segundo tempo, negaram o quarto try aos galeses e controlaram as ações, mas foram incapazes de produzir a virada. Carty inaugurou o marcador na segunda etapa com dois penais, enquanto o asa Masterson fez o try que colocava o Connacht no páreo. Todavia, os verdes só foram quebrar novamente a defesa do Ospreys aos 80′, com try do pilar Dennis Buckley, já sem tempo para a virada. Fim de jogo, Ospreys 24 x 20, em placar frustrante para os galeses, mas que deu aos irlandeses uma segunda chance na luta pela classificação à Champions Cup, com uma vaga no playoff qualificatório.

 

O Munster, por sua vez, garantiu a mesma pontuação do Glasgow com uma vitória contundente e esperada sobre os galeses do Dragons por 50 x 27. Uma chuva de tries em Cork, com 8 tries para os irlandeses, incluindo um hat-trick de Conor Murray, garantindo o mando de jogo na semifinal.


 

Scarlets e Treviso vão à Champions Cup

Na Itália, Treviso e Scarlets fizeram uma partida crucial para as ambições de ambos em chegarem à Champions Cup. Os italianos começaram muito bem e abriram 13 x 3 sobre os galeses, com tries de Giazzon e Hayward. Porém, os Scarlets buscaram a vitória na segunda etapa, Liam Williams fez o primeiro try do time e o jogo pegou fogo nos minutos finais, até os vermelhos virarem o placar com 10 minutos para o fim graças ao try salvador do ponta Steffan Evans. 13 x 10, Scarlets classificados.

 

Apesar da derrota, o Treviso assegurou sua vaga por terminar a frente do seu compatriota Zebre. O Treviso ficou somente 3 pontos acima do Zebre, que na última rodada foi incapaz de vencer o eliminado Cardiff Blues, em Gales. Os donos da casa tiveram uma vitória tranquila por 29 x 5, condenando as zebras à lanterna da competição por mais um ano.

 

Já o Edinburgh morreu na praia. Os escoceses precisavam derrotar em casa o Leinster, além de torcer por um tropeço do Scarlets. Nada disso ocorreu. O Edinburgh manteve o jogo parelho na primeira etapa, indo para o intervalo atrás por 17 x 10. Conduzidos por Hidalgo-Clyne, os escoceses se mantiveram na busca pelo resultado, mas o Leinster selou sua vitória com dois tries no fim, de Jordi Murphy e Luke McGrath, fechando o marcador por 26 x 23, eliminando o time da capital da Escócia, que jogará novamente a Challenge Cup.


Eccellenza: Rovigo e Calvisano primeiro passo pela finalPor Giorgio Vuerich
Neste fim de semana, a Itália viveu as partidas de ida das semifinais de seu campeonato nacional, o Eccellenza. Em desvantagem por quase 30 minutos após o intervalo, por conta de um cartão vermelho para o pilar Massimiliano Ravalle, o Rovigo saiu ileso da estádio da Caserma “Gelsomini” em Roma, batendo os anfitriões do Fiamme Oro por 33 x 31.
Os políciais foram capazes de jogar com eficiência distanciando os “Bersaglieri”, fechando no primeiro semestre la liderança para 16×12. Na segunda etapa, os visitantes assumiram o controle do jogo, avançando no placar, 33 x 19. No final do jogo, a reação corajosa dos anfitriões, ajudados por uma dupla inferioridade do Rovigo (por um outro cartão amarelo), resultou em dois tries, com o Fiamme Oro chegando a um passo do empate. O duelo ainda está aberto para o segundo jogo em Rovigo.
Em Mogliano, na segunda semifinal, os campeões italianos do Calvisano ganharam fora de casa por 30 x 15 e aumentam as suas chances de conquistar a vaga na final. O Mogliano sofreu muito no scrums e não foram capazes de jogarem seu melhor rugby, não conseguindo impor seu jogo.
Já pela Serie A, a segunda divisão italiana, as semifinais premiaram Lyons Piacenza e Pro Recco, que decidirão na próxima semana o título e a promoção ao Eccellenza. O Piacenza perdeu seu segundo jogo, mas venceu o Colorno no placar agregado. Já o Pro Recco venceu o CUS Verona pela segunda vez, assegurando tranquilamente a vaga na final.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 – Liga de Escócia, Gales, Irlanda e Itália

Benetton Treviso 13 x 17 Scarlets, em Treviso

Cardiff Blues 29 x 5 Zebre, em Cardiff

Edinburgh 23 x 36 Leinster, em Edimburgo

Connacht 20 x 24 Ospreys, em Galway

Glasgow Warriors 32 x 10 Ulster, em Glasgow

Munster 50 x 17 Dragons, em Cork

 

Clube País Cidade Jogos Pontos
Glasgow Warriors Escócia Glasgow 22 75
Munster Irlanda Limerick e Cork 22 75
Ospreys Gales Swansea 22 74
Ulster Irlanda Belfast 22 69
Leinster Irlanda Dublin 22 62
Scarlets Gales Llanelli 22 57
Connacht Irlanda Galway 22 50
Edinburgh Escócia Edimburgo 22 48
Dragons Gales Newport 22 42
Cardiff Blues Gales Cardiff 22 35
Benetton Treviso Itália Treviso 22 19
Zebre Itália Parma 22 15

 

Semifinais

Dia 22/05 – Glasgow Warriors x Ulster, em Glasgow

Dia 23/05 – Munster x Ospreys, em Limerick

 

Eccellenza Logo

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Semifinais – Jogos de ida

Fiamme Oro 31 x 33 Rovigo, em Roma

Mogliano 15 x 30 Calvisano, em Mogliano

 

Serie A – 2ª divisão do Campeonato Italiano
Semifinais – Jogos de volta
Pro Recco 33 x 31 CUS Verona, em Recco
Colorno 29 x 6 Lyons Piacenza, em Colorno
Final, dia 24 de maio 
Pro Recco x Lyons Piacenza

Comentários