Tempo de leitura: 18 minutos

MarkBennettGlaLein420SB15GUIN rdax 80 

A 18ª rodada do PRO12, a Liga Ítalo-Celta, premiou o rugby escocês que, apesar da colher-de-pau no Six Nations, mostra sinais inequívocos de recuperação. A liderança do campeonato está justamente nas mãos dos escoceses do Glasgow Warriors, que arrancaram pontos preciosos do Leinster com um empate na Irlanda. Já o Edinburgh também subiu e já ocupa o sétimo lugar, dentro da zona de classificação à Champions Cup. Entre os galeses, por outro lado, a situação é complicada, com apenas o Ospreys indo bem. Faltam agora somente quatro rodadas para o fim da primeira fase e a briga pela classificação às finais e pela Champions Cup é intensa.

 

- Continua depois da publicidade -

Escoceses em alta

Leinster e Glasgow protagonizaram o grande jogo da rodada do PRO12 em Dublin, e a partida correspondeu às expectativas. No primeiro tempo, os escoceses mostraram uma forma digna de campeões atropelando os irlandeses, que não contaram com as principais estrelas, poupadas pela fadiga do Six Nations.

O primeiro try saiu logo para os Warriors, com Hogg. O Leinster reagiu prontamente com try de McFadden, mas os escoceses atropelaram na sequência, com tries de Bennett e Vernon, indo ao intervalo em 27 x 7. Os irlandeses reagiram no segundo tempo. Primeiro, com Isaac Boss, cravando o try após bloquear chute de Bryce. E, depois, com Jordi Murphy, rompendo a linha na explosão. Boss ainda faria mais um try, em contra-ataque, e o Leinster parecia rumo a um grande vitória de virada. Porém, Bryce finalizou no apagar das luzes o quarto try escocês, garantindo o bônus e o empate precioso. 34 x 34.

Já o Edinburgh visitou o Scarlets, em jogo direto pelo sétimo lugar, e saiu vitorioso, embalando 26 x 15. Os Scarlets não perdiam em casa desde dezembro de 2013, mas a fortaleza de Llanelli foi abaixo. Pouco inspirados, os Scarlets só pontuaram graças a cinco penais bem chutados por Aaron Shingler, todos no primeiro tempo. Impecável, Hidalgo-Clyne arrematou outros quatro para os escoceses, e a diferença se fez pelos tries de David Denton e Phil Burleigh para os visitantes, que atropelaram na segunda etapa. Com o resultado, o Edinburgh se igualou em pontos ao sexto colocado Connacht e soma agora três pontos a mais que os Scarlets.

 

Munster e Ulster vencem e encostam

Munster e Ulster tiveram jornadas positivas e estão agora ambos apenas dois pontos abaixo de Glasgow – e seis acima do Leinster. O Munster fez o dérbi irlandês da rodada contra o Connacht e se impôs com contundência. 42 x 20 foi o placar, após magros 7 x 3 para os vermelhos no intervalo. Foi uma verdadeira chuva de tries – e um atropelo – no segundo tempo, com Duncan Casey abrindo a porteira em momento crucial, aos 54′. Foram seis tries para os vermelhos e festa em Limerick.

O Ulster, por sua vez, se impôs sobre o decadente Cardiff Blues, que segue sem rumo, agora na antepenúltima posição. 36 x 17, com o ponto-bônus sendo obtido com dois tries do fullback sul-africano Louis Ludik, um try de Paul Marshall e outro de Craig Gilroy – seu sexto em quatro jogos.

 

 

Gales superam italianos

Como já é costume, a rodada foi de derrotas para os times italianos. O Zebre foi a Gales e foi massacrado pelo Ospreys, quarto colocado, seguindo 4 pontos abaixo do Treviso. 53 x 22, com direito a sete tries. Já o Treviso recebeu o Dragons e foi derrotado ela primeira vez em seus domínios pelo oponente. O time de Newport abriu ótima frente no primeiro tempo, 17 x 0, e fechou o jogo em 32 x 17, com Prydie marcando dois tries, três conversões e dois penais. Com isso, o Dragons ultrapassou o Cardiff Blues na classificação e não é mais o pior galês.

 

Rovigo lidera sozinho o Eccellenza italiano – Por Giorgio Vuerich

Na Itália, o jogo mais interessante e lutado da 15ª rodada do Eccellenza foi realizado em Roma, entre o Fiamme Ore e o San Donà, em disputa pelo quarto lugar da classificaçao, que vale a vaga no mata-mata. Aos 27’, a supremacia vêneta era clara, mas os policias conseguiram fechar a primeira etapa em empate de 10 x 10. No final, foi latente o grande número de erros do ambos os lados (devido à fadiga e o clima quente) e, no minuto final o penal decisivo na frente dos postes deu a vitória ao Fiamme Oro por 22 x 20 e no quarto lugar.

Os “Bersaglieri” de Rovigo assumiram a liderança isolada ao vencerem o jogo duro contra o Viadana, impondo derrota ruim para os lombardos na corrida pelo mata-mata. Os anfitriões começaram forte e imediatamente colocaram as mãos sobre o jogo, fechando o primeiro tempo em 18 x 3. No início da segunda etapa, um try de Amafasi aproximou os lombardos, mas, aos 55′, Boggiani marcou outro try para os “Bersaglieri”, em superioridade numérica por um cartão amarelo. Viadana chega ao try aos 69 ‘, quando já era tarde demais para buscar a virada. Aos 74’, Rovigo marcou o try que valeu ponto seu bônus com Montauriol. 32 x 22, placar final.

Em Calvisano, os anfitriões receberam o Petrarca Padova, em jogo equilibrado com as duas equipes se alternando no placar com apenas penais. Aos 59 ‘, quando os detentores do título (dizimados por vários infortúnios) estavam na frente, 9 x 6, veio o lance crucial: o penal-try para o Calvisano, que matou o jogo em 16 x 6.

Já o Mogliano atropelou o L’Aquila, 53 x 08, e segue na terceira colocação. Cada vez mais em crise, o I Cavalieri Prato foi derrotado pela Lazio e segue na lanterna. Na próxima rodada, Prato e L’Aquila com o rebaixamento em jogo.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 – Liga de Escócia, Gales, Irlanda e Itália

Ulster 36 x 17 Cardiff Blues, em Belfast

Leinster 34 x 34 Glasgow Warriors, em Dublin

Scarlets 15 x 26 Edinburgh, em Llanelli

Munster 42 x 20 Connacht, em Limerick

Ospreys 53 x 22 Zebre, em Swansea

Benetton Treviso 17 x 32 Dragons, em Treviso

 

Eccellenza Logo

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

I Cavalieri  05 x 52 Lazio, em Prato

Rovigo 32 x 22 Viadana, em Rovigo

Calvisano 16 x 06 Petrarca Padova, em Calvisano

Mogliano 53 x 08  L’Aquila em Mogliano

Fiamme Oro 22 x 20 San Donà, em Roma