Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Quatro rodadas já se passaram e a Champions Cup, a Copa Europeia de Rugby, tem somente um invicto: o atual campeão Saracens, da Inglaterra, imparável no Grupo 3. Nas demais chaves, o equilíbrio é total, com os franceses do Clermont no topo do Grupo 5, os irlandeses do Leinster liderando o Grupo 4 e os ingleses do Wasps ainda na frente no Grupo 2, apesar da perda da invencibilidade nesse sábado diante dos irlandeses Connacht, que se igualaram aos Wasps em pontos, assim como os franceses do Toulouse, tornando a chave um verdadeiro grupo da morte. O único líder novo está no Grupo 1 e é o Glasgow Warriors, da Escócia, que de novo venceu o Racing e contou com a derrota do então líder Munster para assumir a primeira colocação, mas com um jogo a mais que os irlandeses.

 

A quinta (penúltima) rodada da Copa Europeia será entre os dias 13 e 15 de janeiro. Porém, Racing e Munster ainda se enfrentarão no dia 7 de janeiro, em Paris, em jogo que havia sido adiado da primeira rodada do torneio, por conta da morte do treinador do Munster, Anthony Foley.

- Continua depois da publicidade -

 

Glasgow assume a liderança do Grupo 1

Depois de ser o primeiro escocês campeão do PRO12 na história, o Glasgow Warriors deu um passo importante na sua luta para conseguir uma inédita classificação ao mata-mata da Champions Cup vencendo o campeão francês Racing, na Escócia, em jogo que praticamente selou a eliminação dos parisienses, sem pontos até aqui. E os Warriors largaram voando, com dois tries em 13 minutos, com Strauss (fazendo 100 jogos com o time) e Brown. O scrum-half Price ainda fez mais um try no início do segundo tempo, mas o quarto try, do bônus, não saiu, apesar do domínio. No fim, o Racing fez seu try de honra, com Chauveau. 23 x 07.

 

Glasgow se beneficiou da derrota do Munster, na Inglaterra, para o Leicester Tigers, que renasceu das cinzas depois de ter sofrido sua maior derrota em competições europeias. Com muita evolução defensiva, os Tigers garantiram a vitória sem tries, apenas pontuado pelos pés do galês Owen Williams. A situação parecia se complicar aos 74′, quando Scannell fez o único try do jogo para os irlandeses, mas com um penal no minuto final Leicester comemorou.

 


 

Grupo 2 da morte

O Grupo 2 embolou de vez com três equipes igualadas em pontos no primeiro lugar. Pelo saldo, o Wasps está no primeiro lugar, depois de sofrer nas mãos do Connacht sua primeira derrota no torneio. 20 x 18 na Irlanda, em um jogão que começou com Simpson fazendo o primeiro try inglês, mas Poolman colocou o Connacht na frente com try antes do intervalo. Gopperth manteve os visitantes no páreo e, aos 72′, Bassett fez o try que parecia dar a vitória aos Wasps. Contudo, os irlandeses mantiveram a bola viva mesmo com o tempo esgotado, em situação polêmica, com um penal sendo batido indevidamente para a lateral aos 81′ e, na sequência, o maul funcionou, com Dawai fazendo o try da vitória.

 

Com o resultado, o caminho também se abriu para o Toulouse, que se impôs com tranquilidade sobre os italianos do Zebre. 54 x 15, com direito a 8 tries para os gigantes franceses, conduzidos pelo inglês Toby Flood.

 


 

Saracens, o dono da Europa, e Toulon, o ex dono da Europa

O único invicto da Champions Cup é o Saracens, que venceu na Grande Manchester contra o Sale Sharks, no dérbi inglês da jornada, que fechou o domingo. Porém, o triunfo não foi nada fácil para os londrinos, com apenas 6 x 3 no primeiro tempo. Os tries saíram somente nos instantes finais, com Farrell, aos 72′, e Earle, aos 77′, garantindo o triunfo sem bônus por 24 x 10.

 

Já o Toulon, gigante dos últimos anos, sofreu um duro revés com sua segunda derrota no torneio, que poderá ser fatal lá na frente na luta para ser um dos três melhores segundos colocados. Os franceses foram a Gales e foram derrotados pelos Scarlets, 22 x 21, em jogo sem espaços, de try solitário de Scott Williams, aos 14′. O restante do jogo viu uma batalha de penais entre Patchell e Halfpenny. No fim, o chutador galês do Toulon teve dois penais para virar o placar e não foi feliz, com Bernard ainda perdendo um drop goal.

 


 

Leinster conquista vitória histórica na Inglaterra

A situação do Northampton Saints é calamitosa na Copa Europeia. O time inglês foi a Dublin e conheceu a maior derrota de sua história na competição: 60 x 13 contra o Leinster, que mostra desde já seu poder, sendo, sem dúvida, candidato a título. O primeiro tempo ainda foi mais disputado, com os irlandeses abrindo 29 x 13, com dois tries do ponta Adam Byrne, um try de McGrath e um de O’Brien. O restante do jogo foi um atropelo desconcertante, com mais cinco tries dos donos da casa.

 

Para a alegria do torcedor do Leinster, seu mais forte concorrente, o Montpellier, caiu em dérbi francês contra o Castres e agora a vantagem irlandesa na liderança é de 5 pontos. Foi a indisciplina que custou a vitória ao Montpellier, com o argentino Urdapilleta chutando 4 penais para o Castres e Kockott mais um, quando o visitantes jogavam com um a menos por amarelo a Jannie Du Plessis. O Montpellier cruzou o in-goal com Qera, Mogg e Nadolo, enquanto o Castres fez seus tries com Horacio Agulla e Bias.

 


 

Clermont não desliza em casa

Jogando em casa, onde é quase imbatível, o Clermont conseguiu uma crucial vitória sobre os norte-irlandeses do Ulster por 38 x 19, sendo o único francês líder na atual Champions Cup. A vitória foi categórica e convincente, abrindo 21 x 0 antes do intervalo com dois tries de Abendanon e um de Toeava, na primeira bola. O quarto try saiu com Camille Lopez logo no reinício, com o bônus sendo assegurado. Só então se iniciou uma reação do Ulster, com dois tries de Tommy Bowe e um de Franco van der Merwe, dando mostras de que o time de Belfast acordara. Mas, os 77′, Paddy Jackson interrompeu de forma ilegal a linha do Clermont e cedeu o penal try final.

 

A vitória praticamente deu a classificação ao Clermont por conta da derrota em casa do vice líder Bordeaux diante do Exeter Chiefs, que ainda não havia vencido ninguém. Henry Slade, em jogada brilhante, iniciou o primeiro try dos ingleses, finalizado por Waldrom aos 30′, virando o placar depois que Beauxis havia aberto 6 x 0 para os donos da casa. A situação virou toda contrária ao Bordeaux logo no começo da segunda etapa, com Ducuing recebendo cartão vermelho. O Bordeaux se pôs em vantagem com mais dois penais, mas com try de Cowan-Dickie, aos 68′, os Chiefs arrancaram a vitória. 20 x 12.

 


 

champions cup

EPCR Champions Cup – Copa Europeia de Rugby

Glasgow Warriors 23 x 07 Racing

Bordeaux 12 x 20 Exeter Chiefs

Leicester Tigers 18 x 16 Munster

Toulouse 54 x 15 Zebre

Connacht 20 x 18 Wasps

Leinster 60 x 13 Northampton Saints

Scarlets 22 x 21 Toulon

Castres 29 x 23 Montpellier

Clermont 38 x 19 Ulster

Sale Sharks 10 x 24 Saracens

 

ClubePaisJogosPontos
Grupo 1
MunsterIrlanda624
Glasgow WarriorsEscócia619
Leicester TigersInglaterra608
RacingFrança605
Grupo 2
WaspsInglaterra622
ToulouseFrança618
ConnachtIrlanda618
ZebreItália600
Grupo 3
SaracensInglaterra624
ToulonFrança616
ScarletsGales611
Sale SharksInglaterra604
Grupo 4
LeinsterIrlanda623
MontpellierFrança616
CastresFrança612
Northampton Saints Inglaterra609
Grupo 5
ClermontFrança626
BordeauxFrança614
Exeter ChiefsInglaterra612
UlsterIrlanda610
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.

 

Foto: INPHO – EPCR – Glasgow Warriors

1 COMENTÁRIO