Glasgow Warriors faz história e é campeão do PRO12

ARTIGO COM VÍDEO – O Glasgow Warriors fez história hoje em Belfast. Pela primeira vez um time escocês ganha a Liga Celta. Dono da melhor campanha da primeira fase, a equipe superou a maioria da torcida adversária devido à proximidade da sede da final com a sede do Munster, segunda melhor campanha da fase classificatória.

 

Com uma vitória construída em um primeiro tempo jogado com primazia e disciplina, a equipe escocesa liderada pelo abertura Finn Russell dominou as ações do jogo impedindo que o Munster impusesse seu jogo pesado desde o início.

 

E, na verdade, quem impôs seu jogo foi o Glasgow, jogando rápido e variando suas jogadas e não demorou a marcar. Aos 8 minutos, Rob Harley após uma boa conquista de território por Leone Nakarawa, invadiu o ingoal do Munster e anotou o primeiro try da partida. Finn Russell converteu e o Glasgow já liderava o placar por 7 x 0. Munster tentava avançar e pontuar, mas encontrava na defesa do Glasgow jogadores bem postados e dedicados que impediam os avanços. Cometiam poucas falhas e em uma delas, aos 22 minutos, Ian Keatley diminuiu para os irlandeses, 7 x 3.

 

Não demorou muito a garra escocesa fez com que os Warriors encontrassem novas lacunas na defesa do Munster e aos 25 minutos, o canadense DTH van der Merwe recebendo um passe do forward brigador Nakarawa, entra no ingoal e anota outro try para os escoceses, novamente convertido por Finn Russell. Nesse momento o Munster acusou o golpe. Fraquejou e poucos minutos depois, aos 31, novo try para os escoceses: Henry Pyrgos anotou e Russell converteu. A esta altura o placar já estava 21 x 3 para o Glasgow.

 

Um momento de esperança para o valente Munster foi o try de Andrew Smith aos 35 minutos que reacendeu as chances e recolocou o time irlandês de volta ao jogo. E com o placar de 21 x 10 para os escoceses o jogo foi para o intervalo.

 

A equipe irlandesa voltou do intervalo mais motivada e logo no início da segunda etapa chegou perto de anotar outro try, mas os guerreiros escoceses seguraram o avanço irlandês feito por O’Connell na linha do ingoal, isso aos 6 minutos. Três minutos depois, Gordon Reid cometeu penalidade que Keatley cobrou e converteu para diminuir a diferença: 21 x 13 para o Glasgow.

 

A partir de então o jogo atingiu novo equilíbrio e seria necessário uma falha para haver alguma pontuação. E houve, Munster falhou. Sua defesa deixou uma lacuna que Russell aproveitou. Arrancou dentro dos 22 metros e anotou o derradeiro try de sua equipe no torneio. Converteu logo em seguida. Munster ampliou seus esforços para reverter o placar, mas a defesa do Glasgow estava disciplinada e não errava. Anulava todas as investidas dos irlandeses. E aos 33 minutos, o golpe derradeiro em um penal, Duncan Weir deu números finais ao placar: Glasgow 31 x 13 Munster.

 

Glasgow inclui a Escócia entre os países vencedores da Liga Celta e supera o trauma da derrota para o Leinster na temporada passada. Para o Munster resta lamentar ainda não ter alcançado o posto de um dos maiores vencedores do torneio.

 

 

 

 

Guinness-Pro12

 

Guinness PRO12 – Liga de Escócia, Gales, Irlanda e Itália

 

FINAL

 

glasgow warriors   31  versus copiar   13   Munster copiar

 

Munster (IRL) 13 x 31 Glasgow Warriors (ESC) – Ravenhill, em Belfast

Árbitro: Nigel Owens (País de Gales)

 

 

Glasgow

 

Tries: Harley, Van der Merwe, Pyrgos, Russell

Conversões: Russell (4)

Penal: Weir

 

15 Stuart Hogg, 14 Tommy Seymour, 13 Richie Vernon, 12 Peter Horne, 11 DTH van der Merwe, 10 Finn Russell, 9 Henry Pyrgos, 8 Josh Strauss (c), 7 Ryan Wilson, 6 Rob Harley, 5 Jonny Gray, 4 Leone Nakarawa, 3 Rossouw de Klerk, 2 Dougie Hall, 1 Gordon Reid

 

Suplentes:16 Fraser Brown, 17 Jerry Yanuyanutawa, 18 Jon Welsh, 19 Al Kellock, 20 Chris Fusaro, 21 Niko Matawalu, 22 Duncan Weir, 23 Sean Lamont

 

 

Munster

 

Try: Smith

Conversão: Keatley

Penais: Keatley (2)

 

15 Felix Jones, 14 Keith Earls, 13 Andrew Smith, 12 Denis Hurley (c), 11 Simon Zebo, 10 Ian Keatley, 9 Duncan Williams, 8 CJ Stander, 7 Paddy Butler, 6 Donnacha Ryan, 5 Paul O’Connell, 4 Billy Holland, 3 BJ Botha, 2 Eusebio Guiñazu, 1 Dave Kilcoyne

 

Suplentes:16 Duncan Casey, 17 James Cronin, 18 Stephen Archer, 19 Sean Dougall, 20 Jack O’Donoghue, 21 Cathal Sheridan, 22 JJ Hanrahan, 23 Ronan O’Mahony

 

 

Lista de campeões da Liga Celta/PRO12 (desde 2001-02)

 

1 – Ospreys (Gales) – 4 títulos

Leinster (Irlanda) – 4 títulos

3 – Munster (Irlanda) – 3 título + 1 Copa Celta

4 – Ulster (Irlanda) – 1 título + 1 Copa Celta

5 – Scarlets – (Gales) – 1 título

Glasgow Warriors (Escócia) – 1 título

 

Lista de campeões por país

 

1 – Irlanda – 8 títulos + 2 Copa Celta

2 – Gales – 5 títulos

3 – Escócia – 1 título

Comentários