Grã-Bretanha é o último país a anunciar sua lista para o Rio 2016

Falta conhecer somente três listas de atletas para os Jogos Olímpicos. E hoje já as conhecemos. A Grã-Bretanha apresentou seus 12 convocados e 12 convocadas para o Rio 2016, ao passo que a Espanha, que já havia revelado seu time feminino, divulgou finalmente sua lista masculina.

 

Os históricos times britânicos

Pela primeira vez em 108 anos a Grã-Bretanha estará em campo unida nos Jogos Olímpicos. Ou melhor, pela primeira vez, porque naquela época o time que representava os britânicos não congregava atletas das três nações, Inglaterra, Escócia e Gales. Simon Amor, técnico da Inglaterra e da Grã-Bretanha, privilegiou a base de jogadores que ele já conhece da Inglaterra – ainda que a seleção inglesa tenha terminado atrás da Escócia na última Série Mundial de Sevens – apostando 8 atletas que já estiveram sob seu comando com a Rosa, incluindo o capitão Tom Mitchell, o tryman Dan Norton e Marcus Watson, do Newcastle Falcons que retorna ao sevens depois de uma temporada no XV. Amor chamou ainda outro inglês do XV, Ollie Lindsay Hague, do Harlequins, totalizando 9 ingleses. Sam Cross, do sevens galês, e James Davies, ex seleção galesa de sevens e atualmente no Scarlets, são os nomes que defenderão Gales no Jogos Olímpicos, ao passo que apenas um escocês foi chamado, mas ele poderá ser o grande destaque da seleção: Mark Bennett, do Glasgow, destaque da última Copa do Mundo e finalista do prêmio do World Rugby de atleta revelação de 2015.

 

Para o time feminino, o técnico Simon Middleton chamou 11 atletas da seleção inglesa, pois a Inglaterra é o único dos três países a jogar na elite mundial. A única jogadora não inglesa é a galesa Jasmine Joyce. Emily Scarratt será a capitã de um time que não teve surpresas, contanto com a poderosa Heather Fisher e a experiente  Joanne Watmore.

 

Vale lembrar que as seleções da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos são diferentes dos tradicionais British and Irish Lions porque não contam com a participação irlandesa, já que a Irlanda tem uma delegação própria na Olimpíada. Assim a Grã-Bretanha representa Inglaterra, Gales e Escócia, enquanto atletas da Irlanda do Norte têm o direito de escolherem entre defender a Irlanda ou a Grã-Bretanha – mas nenhum norte-irlandês estará nos times de rugby.

 

Masculino

Mark Bennett, Dan Bibby, Phil Burgess, Sam Cross, Alex Davis, James Davies, Ollie Lindsay Hague, Tom Mitchell (c), Dan Norton, James Rodwell, Mark Robertson, Marcus Watson

Lista de esperaLuke Treharne e Ruaridh McConnochie

 

Feminino

Claire Allan, Abbie Brown, Heather Fisher, Natasha Hunt, Jasmine Joyce, Katy McLean, Alice Richardson, Emily Scarratt, Emily Scott, Danielle Waterman, Joanne Watmore, Amy Wilson-Hardy;

Lista de espera: Megan Jones e Kay Wilson

 

Leões rugindo rumo ao Rio

A Espanha do técnico Ignacio Inchausti conquistou uma heroica classificação ao derrotar Samoa na Pré Olímpico. Para o Rio 2016, os Leões confirmaram seus nomes mais importantes, com destaque para Pablo Feijoo, de 34 anos.

 

Ángel López, César Sempere, Francisco Hernández, Ignacio Martín, Ignacio Villanueva, Igor Genua, Javier Carrión, Joan Losada, Marcos Poggi, Matías Tudela, Pablo Feijóo (c) e Pol Pla.

Comentários