Tempo de leitura: 2 minutos

Classificada para os Jogos Olímpicos de 2016 tanto no torneio masculino como no torneio feminino, por conta dos resultados obtidos pela Inglaterra, a Grã-Bretanha tem agora uma entidade para representá-la no sevens olímpico. A Great Britain Rugby Sevens Ltd foi fundada nesta semana pelas três entidades que ela passará a representar – RFU (União Inglesa de Rugby), SRU (União Escocesa de Rugby) e WRU (União Galesa de Rugby) – e já foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Britânico e pelo World Rugby.

 

Atletas que atuaram por qualquer um dos três países, Inglaterra, Escócia ou Gales, em torneios oficiais do World Rugby ou da Rugby Europe, poderão defender as seleções britânicas, tanto a masculina como a feminina.

- Continua depois da publicidade -

 

O motivo para a fundação da Great Britain Rugby Sevens é o fato de nenhum dos três países em questão serem reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional, que reconhece apenas a Grã-Bretanha – formada justamente por Inglaterra, Escócia e Gales).

 

A Grã-Bretanha somada à Irlanda do Norte forma o chamado Reino Unido, que é a entidade reconhecida em todas as instâncias internacionais, como por exemplo pelas Nações Unidas (ONU). Entretanto, para o Comitê Olímpico Internacional, a representação oficial do país é feita pela Grã-Bretanha, uma vez que atletas nascidos na Irlanda do Norte têm a permissão para escolherem entre a Grã-Bretanha e a República da Irlanda nos Jogos Olímpicos. Por tal razão, a IRFU (União Irlandesa de Rugby) não faz parte da Great Britain Rugby Sevens Ltd. Por tal razão, o time britânico não deve ser confundido com o tradicional British and Irish Lions, que também conta com a participação irlandesa.