Leinster e Toulouse farão clássico europeu dos maiores campeões. Foto: Leinster Rugby

Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A Heineken Champions Cup (a Copa Europeia de clubes) viveu a penúltima rodada de sua fase de grupos e já conheceu seu primeiro classificado às quartas de final: o Saracens, da Inglaterra, único invicto até aqui.

Leinster e Munster, da Irlanda, e Edinburgh, da Escócia, também venceram jogos importantes, lideram seus grupos e estão muito próximos da classificação, ao passo que o Racing, da França, perdeu a chance de já se garantir ao ser derrotado pelo Ulster, na Irlanda do Norte, mas segue líder de seu grupo.

Além dos 5 campeões de grupos, avançarão às quartas de final os 3 melhores 2ºs colocados, que hoje são Glasgow Warriors (Escócia), Ulster e Toulouse (França), com Montpellier (França) e Exeter Chiefs (Inglaterra) ainda sonhando.

- Continua depois da publicidade -

No próximo fim de semana será jogada a rodada final da fase de grupos, com os outros 7 classificados sendo conhecidos.

 

Leinster vence clássico do supercampeões

Leinster e Toulouse fizeram o duelo mais aguardado da rodada, colocando frente a frente os dois maiores campeões da história da competição. O Toulouse era o líder da chave, mas o jogo era em Dublin e a vantagem estava com o Leinster. Os irlandeses, porém, foram desfalcados a campo – sem Jonny Sexton e Rob Kearney – e mesmo assim provaram sua qualidade, com destaque para o jovem e brilhante abertura Ross Byrne.

O jogo foi batalhado e o primeiro try saiu apenas aos 34′ com Jack Conan rompendo para os azuis. O lance crucial veio após o intervalo, com Ross Byrne dando lindo chute cruzado para o try de Dave Kearney, que desnorteou os franceses. O Leinster aproveitou o momento, trabalhou as fases e conquistou o precioso terceiro try aos 59′ no pick and go de Sean Cronin. E ainda houve tempo para o bônus irlandês, com try de Adam Byrne (irmão de Ross), em rápida inversão de jogo. Kolbe fez o try de honra do Toulouse no fim. 29 x 13.

No outro jogo do Grupo A, o Bath venceu o Wasps por 18 x 16, mas os dois times já deram adeus às pretensões.


Munster lidera e Exeter Chiefs sobrevive

No Grupo B, a liderança segue nas mãos do Munster, que conseguiu importante vitória sobre o Gloucester fora de casa por avassaladores 41 x 15. Joey Carbery impressionou pelo Munster, liderando o time e marcando 2 tries. Também cruzaram o in-goal pelos irlandeses Scannell , Earls e Conway.

O jogo mais quente se deu entre Exeter Chiefs, latual íder da Premiership inglesa, e Castres, atual campeão do Top 14 francês, de vida ou morte para os dois lados. Os ingleses largaram na frente com try logo no início de Nowell, mas o canadense Paris deu o troco imediato para o Castres. Os Chiefs cresceram e Simmonds e Hill marcaram 2 tries que deram boa frente aos donos da casa, com O’Flaherty marcando mais um após o intervalo. Cambezou voltou a reduzir para os franceses dando alguma esperança, mas o domínio no jogo de contato era inglês e os Chiefs selaram a vitória com tries de Slade e Cowan-Dickie.


Saracens garantido e Glasgow muito perto

O primeiro classificado matematicamente às quartas de final é o único invicto até aqui, o Saracens, que venceu na França o Lyon por 28 x 10, com tries de Tompkins (2 vezes), Wray e Spencer.

Enquanto isso, o Glasgow Warriors se aproximou da classificação ao derrotar o Cardiff Blues em jogo animado. 33 x 24 para os escoceses, que viram uma reação tardia dos galeses assustar. A segurança do triunfo veio com try de George Horne aos 77′.

 

Racing deixa escapar vaga antecipada, mas está muito próximo

O único líder de grupo derrotado nesta jornada é do Grupo 4, o Racing, que foi a Belfast e foi superado pelo segundo colocado Ulster, mas não perdeu sua liderança. 26 x 22 para os irlandeses, mas com o time de Paris arrancando 2 importantes bônus.

Foi um jogaço que começou com 2 tries do Ulster, de Baloucoune e Stockdale, respondidos com tries seguidos de Vakatawa (atropelando) e Zebo (recebendo offload de uma mão de Vakatawa) para os parisienses. Mas Stockdale, com sua marca registrado, chutou para o fundo e apanhou a bola para o terceiro try irlandês logo após o intervalo. A resposta, no entanto, veio com Dulin e a “offloaderia” de Vakatawa seguiu com outro passe para try de Klemenczak. Imhoff ainda teve um try anulado para o Racing e no fim o Ulster prevaleceu com a pontaria certeira dos penais de Will Addison.

Enquanto isso, o Leicester Tigers morreu abraçado com o Scarlets, com os galeses vencendo os ingleses por 33 x 10.


Edinburgh voa e Montpellier persiste

Por fim, a liderança do Grupo 5 é dos escoceses do Edinburgh, que se aproximaram da classificação graças a uma grande vitória fora de casa sobre o Toulon, eliminado de vez e vivendo um verdadeiro inferno. O ex tricampeão europeu caíram por 28 x 17, em jogo de 3 tries para cada lado. Guirado, Isa e Savea marcaram para o Toulon, enquanto Graham, Kinghorn e Johnstone marcaram para Edinburgh, que falou mais alto nos penais chutados por Van der Walt.

E o Montpellier se manteve vivo na vice liderança da chave após vencer e eliminar o Newcastle Falcons, que agora se focará em escapar do rebaixamento na Premiership. Vitória por 45 x 08 dos franceses, incontestável, com 7 tries a 1.


Heineken Champions Cup – Copa Europeia 2018-19

Gloucester 15 x 41 Munster

Montpellier 45 x 08 Newcastle Falcons

Leinster 29 x 13 Toulouse

Bath 18 x 16 Wasps

Ulster 26 x 22 Racing

Scarlets 33 x 10 Leicester Tigers

Toulon 17 x 28 Edinburgh

Exeter Chiefs 34 x 12 Castres

Lyon 10 x 28 Saracens

Glasgow Warriors 33 x 24 Cardiff Blues

ClubePaisCidadeJogosPontos
Grupo 1
LeinsterIrlandaDublin625
ToulouseFrançaToulouse621
BathInglaterraBath610
WaspsInglaterraCoventry64
Grupo 2
MunsterIrlandaLimerick621
Exeter ChiefsInglaterraExeter614
CastresFrançaCastres614
GloucesterInglaterraGloucester69
Grupo 3
SaracensInglaterraLondres628
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow619
Cardiff BluesGalesSwansea610
LyonFrançaLyon60
Grupo 4
RacingFrançaParis626
UlsterIrlandaBelfast622
ScarletsGalesLlanelli67
Leicester TigersInglaterraLeicester67
Grupo 5
EdinburghEscóciaEdimburgo623
MontpellierFrançaMontpellier616
ToulonFrançaToulon610
Newcastle FalconsInglaterraBath69
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.