Tempo de leitura: 6 minutos

Preparado para um feriadão de rugby europeu do mais alto nível? A Copa Europeia de Rugby, a Champions Cup, principal competição de clubes do Velho Continente, chega à sua fase de semifinais, com dois duelos eletrizantes que definirão os classificados à grande final – que ocorrerá em 13 de maio, em Edimburgo, na Escócia. Nesse sábado, dia 22, as ações começarão com o Munster, da Irlanda, recebendo o Saracens, da Inglaterra. Já o domingo o Clermont, da França, jogará em solo francês contra os irlandeses do Leinster. Dois irlandeses, um inglês e um francês, quem leva?

 

O velho e o novo campeão

- Continua depois da publicidade -

Em Dublin, casa do Leinster, quem será o mandante no sábado é o Munster, que receberá o atual campeão e único invicto da atual Copa Europeia, o Saracens, em duelo de velha e nova potência continental. O Munster tem em seu currículo dois títulos da Copa Europeia (2006 e 2008) e é o atual recordista de semifinais, tendo alcançado essa fase já 12 vezes, enquanto o Saracens faturou a taça pela primeira vez na história apenas no ano passado – porém, os Sarries estão nas semifinais pelo quinto ano seguido. Os dois dois já se encararam numa semifinal, e foi na primeira vez que os Sarries chegaram lá, em 2008, caindo contra o Munster naquela oportunidade. No momento, os irlandeses estão bem no PRO12, ocupando a vice liderança, ao passo que o Saracens acabou deslizando na Premiership, mas está num tranquilo terceiro lugar, já classificado às semifinais.

 

O Munster tem a melhor defesa da Champions Cup, tendo cedido somente 5 tries em 7 partidas até aqui, mas o Saracens é o segundo melhor no quesito, com 8 tries contra. Nenhum dos dois sofreu tries no primeiro tempo em nenhuma partida da Champions Cup até aqui, fato eloquente. O jogo ainda reserva grandes duelos particulares, como nas terceira linhas, com CJ Stander do lado irlandês e Billy Vunipola do lado inglês. Haverá também líderes de estatísticas, com os londrinos olhando com esperanças para Owen Farrell, maior pontuador da atual temporada, e para Chris Ashton, maior artilheiro em tries da história da competição. Já o Munster tem o maior carregador de bolas da temporada, CJ Stander, e o vice artilheiro em ponto, Tyler Bleyendaal.

 

Azul e amarelo

Em Lyon, na França, o Clermont, único dos semifinalistas que jamais foi campeão europeu (mas que tem dois vices no currículo, 2013 e 2015), irá encarar no domingo o tricampeão europeu Leinster (que ergueu a taça em 2009, 2011 e 2012), um título apenas a menos que o maior campeão da história, o Toulouse. Duas potências europeias que estão bem em suas ligas, com o Clermont sendo hoje o vice líder do Top 14 francês e o Leinster estando na ponta do PRO12.

 

Os dois times já se enfrentaram bastante na história da Copa Europeia, sendo que o Clermont tem a vantagem recente, tendo vencido os últimos dois duelos entre as equipes, incluindo a semifinal de 2012. Clermont e Leinster ostentam a condição de melhores ataques da atual Champions Cup, com média de 37 ponto por jogo para os franceses e 34 para os irlandeses. Sugestão de partida de muitos pontos pela frente, sendo que o Leinster tem o tryman da temporada, Isa Nacewa, com 7 tries. O Clermont, por sua vez, impressiona pela desempenho e tem o maior tacleador do torneio, Sébastien Vahaamahina, o Leinster tem a vantagem no scrum, sendo hoje o único time que simplesmente não perdeu nenhuma formação na competição.

 

Contudo, talvez as baixas serão o destaque do embate. O Leinster não terá o líder Cian Healey, enquanto o Clermont lamentou as perdas pesadas por lesão, com Fofana, Nakaitaci e Toeava de fora, além da dúvida ainda sobre Vahaamahina.

 

Challenge Cup esquenta a França

Na Challenge Cup, a segunda copa europeia, as duas semifinais serão jogadas em solo francês. No sábado, a sensação da temporada La Rochelle vai em busca de sua primeira final continental recebendo os ingleses do Gloucester. O La Rochelle está em grande momento, liderando o Top 14 francês e já classificado com antecedência às semifinais. O time do Atlântico não perdeu em casa ainda nesta temporada e venceu o próprio Gloucester na fase de grupos jogando na França. O Gloucester, no entanto, é um oponente perigoso, venceu os franceses no jogo na Inglaterra e tem um elenco de qualidade. Já fora da briga por mais por classificação às semifinais da Premiership, os Cherry and Whites podem olhar com ambição para a Challenge Cup.

 

Depois, no domingo, será a vez do Stade Français receber os ingleses do Bath. O time de Paris superou a crise de sua quase extinção e, após entrarem em greve, os jogadores do Stade Français estão focados em dar ao clube seu primeiro título europeu, entendido como essencial agora que o clube busca novos investidores para a próxima temporada, em situação econômica delicada após a fusão com o Racing falhar. Os parisienses terão o apoio de sua fanática (e aliviada) torcida e com o comando do gênio italiano Sergio Parisse. Do outro lado, o Bath tem seu foco dividido, pois o clube inglês está em intensa briga pela classificação às semifinais da Premiership, entendida como prioritária, e sofreu dura derrota na rodada passada da liga diante do humilde Worcester Warriors.

 

Por fim, ainda haverá os jogos de volta das semifinais do Continental Shield, a terceira copa europeia, que é o único torneio com jogos de ida e volta nessa fase. Os vencedores das semifinais do Continental Shield ganharão lugar na próxima Challenge Cup. Na Itália, o Rússia, os italianos do Mogliano terão missão quase impossível visitando o Enisei, equipe siberiana obrigada a jogar em Moscou. Na Itália, o jogo de ida acabou com triunfo russo por 46 x 00. Já na Romênia, o Timisoara Saracens buscará confirmar sua classificação recebendo os russos do Krasny Yar, após vitória romena por 17 x 12 fora de casa no primeiro duelo.

 

champions cup

EPCR Champions Cup – Copa Europeia de Rugby

Semifinais

Sábado, dia 22 de abril

Munster copyversus copiarSaracens logo

11h15 – Munster x Saracens, em Dublin – TV5 Monde e Watch ESPN AO VIVO / ESPN em VT 19h00

 

Domingo, dia 23 de abril

clermont copy copyversus copiarLeinster

11h00 – Clermont x Leinster, em Lyon – TV5 Monde e Watch ESPN AO VIVO / ESPN em VT segunda-feira 17h00

 

challenge cup eprc

EPCR Challenge Cup – Copa Desafio Europeu – 2ª copa europeia

Semifinais

Sábado, dia 22 de abril

la rochelleversus copiarGloucester copy copy

16h00 – La Rochelle x Gloucester, em La Rochelle

 

Domingo, dia 23 de abril

stade français logo novo copy copy copyversus copiarBath rugby badge copy

09h30 – Stade Français x Bath, em Paris

 

EPCR Continental Shield – 3ª copa europeia

Semifinais – jogos de volta

Enisei (Rússia) x Mogliano (Itália), em Moscou – ida: 46 x 00

Timisoara Saracens (Romênia) x Krasny Yar (Rússia), em Timisoara – ida: 17 x 12

 

*Horários de Brasília

 

Foto: Leinster – EPCR