Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO ATUALIZADO – Nesse sábado, o outro lado da bola oval irá parar para assistir ao segundo mais importante torneio de seleções de Rugby League o mundo: o Four Nations. Disputado de dois em dois anos, o Four Nations envolve as três grandes potências da modalidade – Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra – e o campeão do continente onde o torneio será disputado. A competição alterna sua sede entre Oceania e Europa e em 2016 a quarta seleção será a Escócia, que debutará no torneio após vencer no ano passado o Campeonato Europeu, batendo França, Irlanda e Gales (a Inglaterra, muito superior às demais, não participou).

 

Em 2014, o Four Nations foi disputado na Oceania, com Samoa sendo a quarta seleção e impressionando demais ao quase vencer ingleses e neozelandeses. O título coube à Nova Zelândia, os Kiwis, que venceu pela segunda vez em sua história a competição, derrotando a Austrália na final por 22 x 18. O título dos Kiwis igualou a contagem histórica da competição, criada em 2009. Até então, a Austrália havia vencido o torneio em 2009 e 2011, enquanto a Nova Zelândia havia sido campeã em 201o.

- Continua depois da publicidade -

 

O formato de disputa do Four Nations é simples, com as quatro seleções se enfrentando uma vez. Os dois primeiros colocados farão a grande final no dia 20 de novembro. O torneio gera grande expectativa, porque acontece um ano antes da Copa do Mundo de Rugby League, que acontecerá em outubro e novembro de 2017, na Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné. No League, a vitória vale 2 pontos e o empate 1 ponto.

 

A Austrália é, como esperado, a grande favorita, tendo um elenco estrelado e vinda de vitória tranquila em amistoso sobre a Nova Zelândia. A hegemonia histórica da modalidade é dos australianos, mas os neozelandeses reduziram a distância nos últimos anos e passaram a competir sempre com reais chances de vitória sobre seus vizinhos mais poderosos, como o desfecho do Four Nations de 2014 mostrou.

 

A Inglaterra é historicamente a segunda força do League, mas vem passando por dificuldades nas duas últimas décadas. O time, no entanto, mostrou na última Copa do Mundo, em 2013, que está em um movimento de evolução, tendo vencido a Nova Zelândia em dois dos três jogos entre as duas seleções em gira dos Kiwis à Inglaterra em 2015. Contudo, os ingleses não vencem os Kangaroos desde 1995 – exatamente, há mais de 20 anos! A Escócia corre como a grande zebra, sem jamais tem vencido na história nenhum dos oponentes, uma vez que o League é amador no país. A seleção escocesa, contudo, será formada basicamente por atletas que atuam na liga inglesa e são ingleses de nascimento – com ascendência escocesa.

 

Rugby League?

Menos difundido pelo mundo que o Rugby Union, o Rugby League é outra modalidade de rugby, que conta com instituições e regras diferentes do Rugby Union, tendo nascido como uma dissidência do Union em 1895 na Inglaterra. A Austrália e o norte da Inglaterra são os locais onde o League desfruta de grande popularidade, superando o Union. A liga australiana, a NRL, conta com uma equipe profissional da Nova Zelândia, onde o League também é popular, apesar de estar atrás do Union, enquanto a Papua Nova Guiné (onde o League é o esporte nacional) tem uma equipe profissional na segunda divisão australiana. A Inglaterra conta também com sua liga profissional, a Super League, que tem ainda uma equipe da França, onde o League é tradicional em algumas localidades.

 

O Rugby League é jogado por duas equipes de 13 jogadores, em 2 tempos de 40 minutos. O try vale 4 pontos, a conversão 2 pontos, o penal 2 pontos e o drop goal 1 ponto. No rugby league, os rucks não são disputados, sendo substituído pelo play-the-ball, no qual o atleta tacleado retém a bola no chão, é solto pelo tacleador (que recua 10 metros), e rola a bola com os pés para trás, dando reinício à jogada. O rugby league aplica a regra dos “6 tackles“, com a qual a posse da bola obrigatoriamente troca de equipe a cada 6 tackles. Quando um time erra no manuseio, o primeiro tackle para a equipe com nova posse de bola não é contado, sendo aplicada a regra do “Tackle Zero”. A mesma regra também valerá em 2014 quando um jogador receber a bola dentro de seu in-goal, fazendo com que o primeiro tackle seja um “Tackle Zero”.

 

Os scrums não têm disputa, com a bola sendo introduzida diretamente na segunda linha do time com a posse. O rugby league também não possui a disputa dos laterais, com a marcação de um scrum. Também não existem os marks, permitindo que o jogo de chutes altos ocorra mesmo próximo da linha de try. O jogo de chutes tem ainda um aditivo: o 40/20, no qual a equipe que chuta uma bola atrás de sua linha de 40 metros defensiva saindo pela lateral depois da linha de 20 metros defensiva retém a posse de bola. A partir de 2014, após um 40/20,, a bola será recolada em jogo por um free kick.

 

2016_Ladbrokes_Four_Nations_logo

Four Nations 2016 – Torneio das Quatro Nações de Rugby League – na Inglaterra

1ª rodada

Sexta-feira, dia 28 de outubro

Kangaroosversus(14)escocia rl

17h00 – Austrália x Escócia, em Hull

 

Sábado, dia 29 de outubro

inglaterra rl copyversus(14)kiwis RL copy copy

11h30 – Inglaterra x Nova Zelândia, em Huddersfield

 

2ª rodada

Sábado, dia 05 de novembro

14h30 – Inglaterra x Escócia, em Coventry

17h00 – Austrália x Nova Zelândia, em Coventry

 

3ª rodada

Sexta-feira, dia 11 de novembro

17h00 – Nova Zelândia x Escócia, em Workington

 

Domingo, dia 13 de novembro

11h00 – Inglaterra x Austrália, em Londres (Estádio Olímpico)

 

Final

Domingo, dia 20 de novembro

11h30 – em Liverpool (Anfield)

 

*Horários de Brasília

 

Foto: Nova Zelândia x Inglaterra, em Wembley, 2015 – Getty Images