Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Mundial M20 viveu momentos históricos neste sábado com duas vitórias inéditas acontecendo na segunda rodada da competição. Primeiro, pelo Grupo A, a Irlanda venceu pela primeira vez em sua história a Nova Zelândia, em resultado único para o rugby irlandês (pois foi também a primeira vitória de qualquer seleção irlandesa masculina sobre os neozelandeses). Depois, a Argentina conquistou sua primeira vitória sobre a África do Sul na categoria. O país sede, a Inglaterra, também venceu e é a única equipe 100% até aqui, com duas vitórias bonificadas.

 

A última rodada da fase de grupos acontece na quarta-feira, dia 15. Vale lembrar que apenas o primeiro colocado de cada grupo e o melhor segundo colocado avançarão às semifinais, ao passo que o último colocado de cada grupo e o pior segundo lugar terão que jogar contra o rebaixamento, destinado ao pior time do torneio.

- Continua depois da publicidade -

 

Irlanda faz história e Gales flerta com zebra

A Irlanda ganhou as manchetes dos Mundial M20 superando pela primeira vez em sua história a atual campeã Nova Zelândia por 33 x 24 na abertura da rodada. Os Baby Blacks largaram com tudo, com Jordi Barrett (irmão de Beauden Barrett) e Stevenson fazendo os dois primeiros tries dos jogo. Mas, antes do intervalo, os irlandeses reagiram com try de maul, poderoso, finalizado pelo capitão Jones. Os verdes virariam o marcador ainda antes do intervalo a partir de outro maul, com McBurney cruzando o in-goal. 20 x 14.

 

Na segunda etapa, Tuitama deu o troco para os neozelandeses com o terceiro try preto, mas na base dos penais a Irlanda se manteve em vantagem e, aos 71′, o pack verde outra vez se impôs e o oitavo Deegan saiu do scrum para fazer o terceiro try irlandês. Tuitama ainda faria faria um try derradeiro para os Baby Blacks, mas a vitória já estava com o Trevo. Épicos 33 x 24 que deram a liderança à Irlanda.

 

No outro duelo, outra zebra quase deu as caras. Com muita força no pack e na defesa, a Geórgia fez um jogo de igual para igual com Gales, atual campeão do Six Nations M20, provando a força do rugby do Cáucaso. O único try do jogo saiu logo aos 4′ para Gales com o pilar Brown. E o restante do jogo foi verdadeira demonstração da força dos forwards georgianos, que arrancaram 3 penais para Aprasidze arrematar a gol, faltando muito pouco para a vitória.

 

Na rodada final, a Irlanda receberá a Geórgia e tem tudo para confirmar a classificação às semifinais em primeiro lugar, enquanto Nova Zelândia farão um duelo de vida ou morte na outra partida.

Inglaterra e Austrália implacáveis

No Grupo B, a Inglaterra espantou os fantasmas da péssima campanha no Six Nations M20 e selou uma grande vitória por 44 x 0 sobre a Escócia, assegurando o primeiro lugar isolado, com um total de 5 tries.

 

Já a Austrália pulou para o segundo lugar ao vencer a Itália por 38 x 10, em outro jogo tranquilo de 5 tries para os vencedores.

 

Na rodada final, Inglaterra e Austrália medirão forças pelo primeiro lugar, ao passo que Escócia e Itália se enfrentarão para fugirem da luta contra o rebaixamento.

Pumitas nas nuvens

Argentina e África do Sul mediram forças pelo Grupo C e os Pumitas festejaram uma inédita vitória, que prova a evolução do rugby argentina – e seu futuro brilhante – e confirma o preocupante momento do rugby sul-africano. O primeiro tempo foi parelho, com Miotti, da Argentina, e Bosch, da África do Sul, trocando penais. Antes do intervalo, os Pumitas acharam seu try, com o ponta Malanos, mostrando o veloz jogo de continuidade das fases argentinas.

 

Dominada, a África do Sul viu a Argentina aumentar o placar no segundo tempo com mais dois penais de Miotti. Foi apenas aos 63′ que o pilar Van den Berg fez o try dos Boks, em maul após lateral. Porém, a reação verde e ouro parou com amarelo para Van Rhyn 6 minutos mais tarde. África do Sul sepultada em 19 x 13. E festa argentina em Salford.

 

A França, por sua vez, se levantou da derrota inicial para a Argentina e venceu o Japão por tranquilos 46 x 14, em jogo de 7 tries para os Bleuets, depois de ver os japoneses liderarem brevemente o placar na primeira etapa.

 

Na rodada final, a Argentina enfrenta o Japão e tem tudo para confirmar o primeiro lugar e a vaga nas semifinais, enquanto França e África do Sul fazem duelo decisivo sonhando com o melhor segundo lugar.


world rugby logo

World Rugby U20s Championship – Campeonato Mundial M20 – na Inglaterra

2ª rodada

Austrália 38 x 10 Itália, em Salford

Nova Zelândia 24 x 33 Irlanda, em Manchester

Gales 10 x 09 Geórgia, em Manchester

França 46 x 14 Japão, em Salford

África do Sul 13 x 19 Argentina, em Salford

Inglaterra 44 x 00 Escócia, em Manchester

 

SeleçaoJogosPontos
Grupo A
Irlanda313
Nova Zelândia310
Gales307
Geórgia301
Grupo B
Inglaterra314
Escócia309
Austrália307
Itália300
Grupo C
Argentina313
África do Sul311
França306
Japão300

 

3ª rodada – Quarta-feira, dia 15 de junho

11h15 – Argentina x Japão, em Salford

11h15 – Escócia x Itália, em Manchester

13h30 – Irlanda x Geórgia, em Manchester

13h30 – Nova Zelândia x Gales, em Salford

15h45 – África do Sul x França, em Manchester

15h45 – Inglaterra x Austrália, em Salford