Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A terça-feira foi quente na Geórgia com as semifinais do Campeonato Mundial M20! Inglaterra e Nova Zelândia, favoritas ao título desde o início, não decepcionaram, mas suaram frio para conseguirem passar por África do Sul e França.

Inglaterra e África do Sul fizeram um jogaço de viradas dos dois lados que acabou com vitória inglesa no apagar dos luzes por 24 x 22. O jogo começou com try inglês do capitão e oitavo Mercer, com alguma facilidade. Mas o jogo não seria assim e a África do Sul igualou aos 9′ com try do também oitavo e destaque sul-africano Augustus. A resposta inglesa foi imediata, aos 15′, com try do scrum-half Mitchell. Porém, antes do intervalo, Augustus rompeu a defesa dos campeões mundiais para colocar os Boks no páreo em 17 x 12. No segundo tempo, que se impôs foi a África do Sul, com o segunda linha Van Heerden achando o espaço para a virada, 19 x 17. Os minutos finais foram tensos e Bosch guardou penal que parecia decisivo aos 72′, mas a última palavra foi da Rosa, com Mercer rompendo a defesa verde para o try da vitória.

Depois, Nova Zelândia e França fizeram outro jogo memorável e decidido nos detalhes. Os Baby Blacks começaram fulminante com quatro tries sem resposta no primeiro tempo, de Jordan, Falcon, Papali’i e Clarke, nomes de destaque desse elenco kiwi. Com 29 x 00 no placar, poucos acreditavas em uma reação francesa. Mas ela ocorreu. Couilloud, aos 49′, Pesenti-Compagnoni, aos 51′, Mauvaka, aos 63′, e Tauzin, aos 69′, cruzaram o in-goal para os Bleuets e a memória de viradas épicas da França sobre a Nova Zelândia veio para todos. Porém, os Baby Blacks conseguiram controlar a situação nos momentos derradeiros e um penal de Falcon, aos 77′, acabou com as esperanças da vitória francesa. 39 x 26.

 

Escócia cresce na disputa pelo 5º lugar

- Continua depois da publicidade -

Nas semifinais pelo 5º lugar, Austrália e Escócia levaram a melhor sobre Itália e Gales. Os italianos foram aguerridos e mantiveram o jogo apertado no primeiro tempo, com 14 x 12 no intervalo para os Young Wallabies. Mas no segundo tempo a Austrália atropelou, com Perese sendo o destaque marcando 3 tries.

A Escócia, por sua vez, venceu Gales em um jogão de 29 x 25, com 4 tries para os escoceses e 3 para os galeses. Gales virou o placar aos 70′ para 25 x 23, mas o ponta Graham correu para seu segundo try no jogo virando o placar para a Escócia no fim.

 

Geórgia salva e Argentina em perigo de rebaixamento

Na luta contra o rebaixamento, as semifinais captaram as atenções do torcedor da casa, pois a Geórgia lutava contra o risco de cair enfrentando a Argentina. Foi um jogo épico para os georgianos, que começaram com tudo cravando 2 tries, do segunda linha Saghinadze e do scrum-half Spanderashvili. Mas a Geórgia foi reduzida a 14 homens com amarelo e ps Pumitas reagiram com try de Delguy. A Argentina, apesar de favorita, não estava com a cabeça no lugar e ainda cedeu 3 penais para Aprasidze abrir 23 x 11 no intervalo para os Jovens Lelos. No segundo tempo, só deu Pumitas, com volume de jogo muito maior, mas parando na defesa georgiana. O try do centro Ferrario deu esperanças aos sul-americanos, mas novo penal para a Geórgia, aos 76′, acabou com o jogo. A Argentina ainda chegou a seu terceiro try, com Malanos, mas sem tempo de virada. 26 x 25 que deixaram os Pumitas em situação delicada e inesperada.

O adversário da Argentina no jogo de vida ou morte será Samoa, que foi derrotada pela Irlanda por largos 52 x 26. Os irlandeses se redimiram da má campanha na primeira fase correndo para 8 tries, 4 em cada tempo, permitindo o esboço de reação samoana apenas no fim.

Campeonato Mundial M20 – Geórgia 2017

Semifinais pelo 9º lugar

Samoa 52 x 26 Irlanda, em Tbilisi (Avchala)

Argentina 25 x 26 Geórgia, em Tbilisi (Locomotive)

 

Semifinais pelo 5º lugar

Austrália 42 x 19 Itália, em Tbilisi (Avchala)

Escócia 29 x 25 Gales, em Tbilisi (Avchala)

 

Semifinais pelo 1º lugar

Inglaterra 24 x 22 África do Sul, em Tbilisi (Locomotive)

Nova Zelândia 39 x 26 França, em Tbilisi (Locomotive)

 

Domingo, dia 18 de junho

Disputa de 11º lugar

05h00 – Samoa x Argentina, em Tbilisi (Avchala)

 

Disputa de 9º lugar

06h00 – Irlanda x Geórgia, em Tbilisi (Locomotive)

 

Disputa de 5º lugar

07h30 – Austrália x Escócia, em Tbilisi (Avchala)

 

Disputa de 3º lugar

08h30 – África do Sul x França, em Tbilisi (Locomotive)

 

Disputa de 7º lugar

10h00 – Itália x Gales, em Tbilisi (Avchala)

 

FINAL

11h00 – Inglaterra x Nova Zelândia, em Tbilisi (Locomotive)

 

*Horários de Brasília

 

Foto: World Rugby