Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Sábado de abertura do Six Nations, sábado de Le Crunch e sábado de se colocar à prova a invencibilidade de mas de um ano da Inglaterra! A França fez sua visita a Londres e colocou em risco a série de 14 jogos sem perder do time do técnico Eddie Jones, mas os ingleses emergiram vitoriosos no detalhe, 19 x 16, em uma partida digna das tradições do duelo.

 

Poderosa fisicamente e dona de um poderoso pack, a França de Guy Novès mostrou evolução e dominou as ações na primeira etapa, acumulando 60% de posse e território, colocando pressão no breakdown inglês. Aos 6′, os primeiros pontos saíram, com Camille Lopez chutando o primeiro penal do jogo para os Bleus, mas logo depois Owen Farrell respondeu na mesma moeda.

- Continua depois da publicidade -

 

A Inglaterra acusou que não estava em seu melhor dia quando, aos 11′, Jonny May deixou a Rosa com um a menos, por amarelo em tackle perigoso. A França puniu com Lopez chutando maia dois penais quando com um homem a mais. Lopez estava mais confortável com a camisa azul. Mas, com 15 novamente, a Inglaterra igualaria as ações, e Farrell, aos 22′, e Daly, de longa distância, aos 37′, guardaram mais dois penais para os donos da casa, levando a peleja ao intervalo em 9 x 9.

 

Farrell teve a chance de abrir o segundo tempo colocando a Inglaterra em vantagem, mas acertou penal na trave aos 42′. Seus chutes levavam perigo contra a retaguarda francesa, com chute perigoso para o in-goal logo depois, aliviado por Spedding, que fez grande partida pelo lado azul. O reinício parecia fulminante do lado inglês e no lance seguinte Daly arrancou na ponta para cravar aquele que seria o primeiro try do jogo, mas Nakaitaci fez tackle salvador que levou o ponta ingês a pisar fora de campo antes de apoiar a bola no in-goal.

 

O momento de superioridade dos anfitriões ainda seria concretizado com Farrell, aos 54′, colocando penal para deixar o placar em 12 x 09. Mas, a maré novamente se voltava ao jogo competente de contato da França. Com uma sequência brilhante de fases e qualidade notável da terceira linha francesa, os Bleus chegaram a seu try aos 60′, com Slimani recebendo offload de Gourdon para cravar no in-goal da casa. Silêncio em Twickenham, França na frente, 16 x 12.

 

A Inglaterra, no entanto, provou a tenacidade de seu grupo e teve a paciência para se lançar ao ataque trabalhando a bola com qualidade na base, segurando a pressão do contra-ruck francês. Aos 70′, o prêmio veio com Ben Te’o achando o espaço para a corrida angular, guardando o try da virada da Rosa. 19 x 16. A França não teve poderio para a reação e o triunfo coube ao time da Rainha, sua 15ª vitória seguida.

 

No próximo sábado, a Inglaterra visitará Gales, ao passo que a França receberá a Escócia.

 

rfu-logo(1)19versus copiar16França vermelho

Inglaterra 19 x 16 França, em Londres

Árbitro: Angus Gardner (Austrália)

 

Inglaterra

Try: Te’o

Conversão: Farrell (1)

Penais: Farrell (3) e Daly (1)

15 Mike Brown, 14 Jonny May, 13 Jonathan Joseph, 12 Owen Farrell, 11 Elliot Daly, 10 George Ford, 9 Ben Youngs, 8 Nathan Hughes, 7 Tom Wood, 6 Maro Itoje, 5 Courtney Lawes, 4 Joe Launchbury, 3 Dan Cole, 2 Dylan Hartley (c), 1 Joe Marler;

Suplentes: 16 Jamie George, 17 Matt Mullan, 18 Kyle Sinckler, 19 Teimana Harrison, 20 James Haskell, 21 Danny Care, 22 Ben Te’o, 23 Jack Nowell;

 

França

Try: Slimani

Conversão: Lopez (1)

Penais: Lopez (3)

15 Scott Spedding, 14 Noa Nakaitaci, 13 Gaël Fickou, 12 Rémi Lamerat, 11 Virimi Vakatawa, 10 Camille Lopez, 9 Baptiste Serin, 8 Louis Picamoles, 7 Kévin Gourdon, 6 Damien Chouly, 5 Yoann Maestri, 4 Sébastien Vahaamahina, 3 Uini Atonio, 2 Guilhem Guirado (c), 1 Cyril Baille;

Suplentes: 16 Clément Maynadier, 17 Xavier Chiocci, 18 Rabah Slimani, 19 Arthur Iturria, 20 Loann Goujon, 21 Maxime Machenaud, 22 Yoann Huget, 23 Jean-Marc Doussain;

 

SeleçãoJogosPontos
Inglaterra519
Irlanda514
França514
Escócia514
Gales510
Itália50
- Grand Slam = 3 pontos;
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

 

Foto: ©INPHO/Morgan Treacy