Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – A Irlanda se tornou neste sábado o primeiro time da história do Six Nations a ter uma vitória de 5 pontos. Os irlandeses foram a Roma e atropelaram a Itália por 63 x 10 pela segunda rodada da competição, fazendo seu maior número de pontos na história contra os italianos e conquistando o precioso bônus ofensivo, novidade da atual edição do Seis Nações.

 

A dominação verde se deu do início ao fim, sem qualquer ameaça. A Irlanda começou o jogo com controle total de posse de bola, forçando sua entrada na defesa italiana na base do pick and go, para minar e cansar o ponto forte dos Azzurri desde o início. Os verdes quase entraram aos 10′: as fases avançaram e a bola viajou rapidamente até a ponta, para Simon Zebo concluir. O try, no entanto, não ocorreu, pois Zebo largou a bola antes do apoio. Sem problemas, pois na sequência a pressão fez efeito e, aos 11′, Keith Earls finalizou na outra ponta o primeiro try da Irlanda.

- Continua depois da publicidade -

 

Carlo Canna reduziu com penal na primeira boa descida italiana, aos 15′, mas o volume irlandês era irresistível e, aos 17′, Heaslip quebrou a defesa azul, serviu Henshaw com offload e, na sequência, CJ Stander cravou o segundo try na ponta. A Irlanda seguia jogando “fácil” e, aos 26′, as fases se somaram e a bola novamente viajou com propriedade de mão em mão até a ponta, para Earls correr para seu segundo try na partida.

 

Os Azzurri ainda esboçariam uma reação no fim, com o lateral nas 22 sendo transformado em poderoso maul, com o penal try sendo marcado a favor da Itália, aos 31′, levando ainda ao cartão amarelo para Donnacha Ryan. O homem a mais era tudo o que os donos da casa precisavam para a reação, mas a Irlanda jogou um balde de água fria na torcida romana quando, aos 34′, os visitantes usaram da mesma receita italiana: lateral, seguido de maul, e Stander disparou em velocidade da formação para romper a defesa azul e fazer o quarto try irlandês, assegurando o bônus ainda no primeiro tempo. 28 x 10.

 

O segundo tempo não trouxe nada melhor aos anfitriões. Aos 45′, Stander festejou seu hat-trick, terceiro try para ele, ampliando a vantagem e fazendo jus ao domínio irlandês. O “freio de mão” foi puxado, a Irlanda efetuou algumas trocas, para fazer rodar seu elenco, e a Itália pouco ameaçou na sequência da partida. Somente aos 67′ o marcador foi novamente mexido, com o ponta Gilroy entrando para jogar 30 minutos inesquecíveis. Aos 67′, O’Brien aproveitou o erro no ruck italiano, rompeu a marca e a bola foi até a ponta para Gilroy disparar para seu primeiro try no jogo.

 

A Itália estava exausta e nocauteada. Aos 71′, Ringrose deixou seu try e, aos 77′, coube a Gilrou disparar para mais um tento, apanhando chute para o fundo. E ainda havia tempo para mais, com Gilroy fazendo seu hat-trick no lance final (3 tries em 30 minutos para ele). Paddy Jackson manteve uma incrível marca de 100% nas conversões e assegurou seu nono chute certeiro, dando à Irlanda seu maior número de pontos na história do Six Nations.

 

No próximo final de semana o Seis Nações terá uma pausa. A Irlanda voltará a campo apenas no dia 25 de fevereiro, quando receberá a França. Já a Itália visitará a Inglaterra no dia 26.

 

italia copy copy10versus copiar63irlanda logo novo(1)

Itália 10 x 63 Irlanda, em Roma

Árbitro: Glen Jackson (Nova Zelândia)

 

Itália

Try: Penal try

Conversão: Canna (1)

Penais: Canna (1)

15 Edoardo Padovani, 14 Angelo Esposito, 13 Tommaso Benvenuti, 12 Luke McLean, 11 Giovanbattista Venditti, 10 Carlo Canna, 9 Edoardo Gori, 8 Sergio Parisse, 7 Simone Favaro, 6 Maxime Mbandà, 5 Andries Van Schalkwyk, 4 Marco Fuser, 3 Lorenzo Cittadini, 2 Leonardo Ghiraldini, 1 Andrea Lovotti;

Suplentes: 16 Ornel Gega, 17 Sami Panico, 18 Dario Chistolini, 19 George Biagi, 20 Braam Steyn, 21 Giorgio Bronzini, 22 Tommaso Allan, 23 Michele Campagnaro;

 

Irlanda

Tries: Stander (3), Gilroy (3), Earls (2) e Ringrose

Conversões: Jackson (9)

15 Rob Kearney, 14 Keith Earls, 13 Garry Ringrose, 12 Robbie Henshaw, 11 Simon Zebo, 10 Paddy Jackson, 9 Conor Murray, 8 Jamie Heaslip, 7 Sean O’Brien, 6 CJ Stander, 5 Devin Toner, 4 Donnacha Ryan, 3 Tadhg Furlong, 2 Rory Best (c), 1 Cian Healy;

Suplentes: 16 Niall Scannell, 17 Jack McGrath, 18 John Ryan, 19 Ultan Dillane, 20 Josh van der Flier, 21 Kieran Marmion, 22 Ian Keatley, 23 Craig Gilroy;

 

SeleçãoJogosPontos
Inglaterra519
Irlanda514
França514
Escócia514
Gales510
Itália50
- Grand Slam = 3 pontos;
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

 

Foto: INPHO – Lions Official Twitter