Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta terça-feira, a Irlanda deu mais um passo em sua candidatura a sede da Copa do Mundo de Rugby de 2023. Com Brian O’Driscoll a frente da candidatura, o site oficial e a lista preliminar de 12 estádios para receberem a competição foram anunciados pela União Irlandesa de Rugby.

 

Unindo, como esperado, os dois lados da ilha, a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, a candidatura irlandesa prevê jogos em 9 cidades, sendo que Belfast, capital da Irlanda do Norte, e Dublin, capital da República, são as únicas cidades com mais de um estádio. No total, são 3 estádios na Irlanda do Norte e 9 na República da Irlanda e, entre as províncias históricas da ilha, são 4 em Leinster (3 em Dublin e 1 em Kilkenny), 3 em Ulster (2 em Belfast e 1 em Derry), 3 em Munster (1 em Cork, 1 em Limerick e 1 em Killarney) e 2 em Connacht (1 em Galway e 1 em Castlebar). Apenas 4 estádios são de rugby (o Aviva Stadium, casa da seleção, e a RDS Arena, casa do Leinster, ambos em Dublin, o Ravenhill, casa do Ulster, em Belfast, e o Thormond Park, casa do Munster, em Limerick), sendo que os demais 8 são estádios de Futebol Gaélico e Hurling (esportes tradicionais da Irlanda) que seriam apenas reformados e adaptados, incluindo o monumental Croke Park, em Dublin. Todos os 12 estádios propostos já existem.

- Continua depois da publicidade -

 

A Irlanda compete com África do Sul e França para receber o Mundial de 2023, que comemorará os 200 anos da lendária jogada de William Webb Ellis. O país escolhido será revelado no ano que vem.

 

Cidade – Estádio – Capacidade aproximada:

Dublin – Croke Park – 82 mil lugares

Dublin – Aviva Stadium – 51 mil lugares

Cork – Páirc Uí Chaoimh – 35 mil lugares*

Belfast – Casement Park – 30 mil lugares*

Galway – Pearse Stadium – 30 mil lugares*

Killarney – Fitzgerald Stadium – 30 mil lugares*

Castlebar – MacHale Park – 30 mil lugares*

Limerick – Thomond Park – 25 mil lugares

Kilkenny – Nowlan Park – 20 mil lugares*

Dublin – RDS Arena – 18 mil lugares

Belfast – Ravenhill (Kingspan Stadium) – 18 mil lugares

Derry – Celtic Park – 15 mil lugares*

 

*depois de reformado