Foto: PRO14

Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O PRO14 abriu 2019 com clássicos irlandeses e galeses, mas foi um time italiano que roubou a cena. O Benetton Treviso derrotou os escoceses do Glasgow Warriors, que lideravam a Conferência A, e entraram na zona de classificação ao mata-mata. A liderança da Conferência A é agora dos irlandeses do Munster, que venceram clássico contra o Connacht, ao passo que o melhor time da liga é o Leinster, que venceu outro clássico irlandês, agora contra o Ulster, liderando com tranquilidade a Conferência B.

 

Assista ao PRO14 na FLO!

- Continua depois da publicidade -

A FloRugby está já disponível para o público brasileiro oferecendo as transmissões ao vivo do PRO14. Os pacotes – que incluem todos os demais esportes (lutas, atletismo, futebol, futebol americano, vôlei e outros) – vão de 30 dólares (R$110, mensal) a 150 dólares (R$550, assinatura anual). Curtiu? Clique aqui, conheça mais e assine já!

 

Leinster vence clássico irlandês, mas holofote vão para Treviso

Não há dúvidas que o melhor time do PRO14 é o Leinster. O time de Dublin (capital da República da Irlanda) recebeu o Ulster para o grande clássico das capitais contra o Ulster, de Belfast (capital da Irlanda do Norte). E o poderoso campeão europeu foi avassalador, batendo o rival por 40 x 07. O primeira linha Sean Cronin foi o nome do jogo para o Leinster, com 2 tries. Sexton não jogou, dando ao jovem camisa 10 Ciaran Frawley, perfeito no jogo de chutes.

O Munster, por sua vez, derrotou fora de casa o Connacht em um jogão de 31 x 24 em Galway. Joey Carbery esteve em grande dia conduzindo os vermelhos, marcando um dos 4 tries. Peter O’Mahony também deixou sua marca com o primeiro try dos visitantes, ao passo que o centro Dan Goggin cruzou 2 vezes o in-goal, dando a liderança ao time do sul da Irlanda em sua chave.

A liderança do Munster só foi possível graças à derrota dos escoceses do Glasgow Warriors, a 3ª seguida na liga. E o insucesso veio na Itália, em visita ao ascendente Benetton Treviso, que já é o 3º colocado da Conferência B. O segunda linha neozelandês de nascimento Dean Budd cravou 2 tries para os italianos no primeiro tempo, mas com tries de Sam Johnson e George Horne o Glasgow foi em vantagem ao intervalo, 14 x 12. Foi na segunda parte que o oitavo Braam Steyn fez o terceiro try do Benetton e o time do Vêneto resistiu até o fim à pressão escocesa, vencendo por 20 x 17.

Mas nem tudo foi ruim para a Escócia. O vice líder da Conferência B é agora escocês: o Edinburgh, que atropelou em casa os sul-africanos do Kings por 38 x 00. Foram 6 tries 6 resposta, com direito a 2 de Darcy Graham.

Enquanto isso, os clássicos escoceses pegaram fogo no sábado, com destaque para a vitória do Ospreys por 20 x 11 sobre o Cardiff Blues. Scott Williams e George North marcaram os tries preciosos do time de Swansea.

Já o Scarlets afastou a crise vencendo o Dragons por 22 x 13. O escocês Hidalgo-Clyne marcou o try decisivo para o time de Llanelli.

E no único jogo do domingo os sul-africanos do Cheetahs venceram na Itália o Zebre, para voltarem a sonhar na competição. 27 x 12, com direito a precioso bônus. Janse van Rensburg foi o nome do jogo com 2 tries para os visitantes.

 

Guinness PRO14 – 2018-19 – Liga de Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul

Benetton Treviso 20 x 17 Glasgow Warriors

Ospreys 20 x 11 Cardiff Blues

Leinster 40 x 07 Ulster

Scarlets 22 x 13 Dragons

Connacht 24 x 31 Munster

Edinburgh 38 x 00 Kings

Zebre 12 x 27 Cheetahs

 ClubePaísCidadeJogosPontos
Conferência A
Glasgow WarriorsGlasgow WarriorsEscóciaGlasgow2181
Munster copyMunsterIrlandaLimerick/Cork2177
connachtConnachtIrlandaGalway2161
OspreysGalesSwansea2158
Cardiff BluesCardiff BluesGalesCardiff2154
CheetahsÁfrica do SulBloemfontein2146
ZebreItáliaParma2119
Conferência B
LeinsterLeinsterIrlandaDublin2176
Ulster copy copyUlsterIrlandaBelfast2163
Benetton TrevisoItáliaTreviso2157
ScarletsGalesLlanelli2152
EdinburghEscóciaEdimburgo2151
DragonsGalesNewport2126
KingsÁfrica do SulPorto Elizabeth2122
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1ºs colocados de cada grupo = classificação direto às Semifinais e à Champions Cup;
- 2ºs e 3ºs lugares de cada grupo - classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 4ºs colocados - repescagem pela Champions Cup;
- Nota: as equipes sul-africanas não podem se classificar à Champions Cup;