Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A terceira rodada do Super Rugby foi de clássicos neozelandeses de alto nível, com Chiefs e Highlanders festejando vitórias importantíssimas, e de estreia dos Jaguares jogando em Buenos Aires – e com grande vitória!

 

Chiefs e Highlanders vencem dérbis kiwis

- Continua depois da publicidade -

A Nova Zelândia viveu dois grande clássicos neste fim de semana na Nova Zelândia, com todos os olhares se voltando para o jogão que abriu a jornada entre Chiefs e Hurricanes, os dois invictos e tidos por muitos como os dois maiores favoritos ao título. A chuva não deu trégua em Hamilton e os donos da casa – “inventores” da não-disputa dos rucks – levaram a melhor, impondo-se sem contestação por 26 x 18 contra um ‘Canes que não foi bem no primeiro jogo desafiador de sua temporada, cometendo penais e knock-ons em excesso. Ardie Savea levou amarelo aos 18′ e a porta dos atuais campeões se abriu, com Retallick fazendo o primeiro try dos Chiefs na sequência. E antes do intervalo Pulu apanhou chute para o in-goal no mergulho e levou a partida aos vestiários em 17 x 06 para os Chiefs.

 
Os visitantes esboçaram uma reação com Perenara, aos 64’, cravando o try após scrum poderoso dos ‘Canes, mas os pés de Damian McKenzie garantiram boa margem de frente aos Chiefs. No lance final, Julian Savea ainda caiu para o último try dos Hurricanes, mas não foi suficiente para um bônus. 26 x 18, placar final.

 

Em Auckland, os Blues receberam os Highlanders e sentiram que ainda estão um degrau abaixo dos demais neozelandeses. Vitória fora de casa para o time de Dunedin, a sua primeira na competição, 16 x 12. Try isolado de Fekitoa, aos 16′, en jogo muscular de muito atrito e poucos espaços no Eden Park, que terminou com pressão dos Blues e uma defesa hercúlea dos Highlanders mesmo com um homem a menos.

 

Crusaders e Stormers imparáveis

Crusaders e Stormers se juntaram aos Chiefs como os únicos invictos até o momento. Os Crusaders foram à Austrália e venceram os Reds no finzinho em jogo emocionante. Os Reds largaram com tudo com tries de Kerevi e Nabuli, ambos endiabrados, mas os neozelandeses reagiram com try do abertura Drummond, ainda no primeiro tempo, e do scrum-half Bryn Hall, que colocou os ‘Saders a um try da vitória com seu try aos 63′. E decidiu o jogo com o try da vitória aos 76’.

 

Os Stormers triunfaram no dérbi sul-africano contra os Kings, vencendo em Porto Elizabeth por tranquilos 41 x 10. Foram 6 tries do lado dos visitantes, líderes da chave.

 
Já no único dérbi australiano da vez, os Brumbies venceram o Force por 25 x 17 em Canberra. O jogo foi de alternâncias, com os Brumbies largando na frente com dois tries, mas sofrendo a reação do Force no começo da segunda etapa. A virada e a vitória foram conquistas pelo time da capital apenas no apagar das luzes, com tries de Godwin. aos 73′, e Abel, aos 80′.

 

Jaguares e Sharks começando a convencer

No estádio José Amalfitani, casa do Vélez Sarsfield, em Buenos Aires, o Jaguares jogaram pela primeira vez em casa na edição 2017 do Super Rugby e conquistaram um brilhante vitória sobre o poderoso vice campeão do ano passado Lions, 38 x 24. Os argentinos começaram com tudo, com Joaquijn Tuculet arrancando para o primeiro try logo aos 5′. A resposta foi rápida com try de Warren Whiteley, aos 12′, mas Ramiro Moyano rompeu aos 17′ para o segundo try argentino. A batalha de contato favorecia os Jaguares, mas os Lions tinham força e reagiram após o intervalo com try de Van Rooyen no maul. Porém, os sul-africanos viram Sánchez brilhar, com passe para try de De La Vega, aos 53′, e correndo para seu próprio try, aos 60′, abrindo vantagem tranquila. No fim, Marx e Whiteley ainda fariam tries para os Lions, mas sem tempo de virada.

 

Jogando em casa, os Sharks bateram com contundência os Waratahs, que preocupam na largada da competição. 37 x 14 para os sul-africanos, que fizeram 3 tries e 7 penais, punindo os australianos pela indisciplina, mesmo após os esforços de Israel Folau, que marcou duas vezes no in-goal para os ‘Tahs. Destaque para lindo try de Van Dyk, usando os pés e a velocidade antes do intervalo para o time de Durban.

 

Por fim, os Cheetahs receberam os japoneses do Sunwolves e venceram, apertados 38 x 31 que deram aos visitantes os primeiros pontos na temporada 2017, mostrando evolução. Foram 4 tries japoneses, sendo 2 do scrum-half Fukuoka, contra outros 4 dos sul-africanos, que venceram pela pontaria de Zeilinga.

 

Bulls e Rebels, ainda sem ganhar, folgaram nesta rodada.

 

Super Rugby logo

Super Rugby – Liga do Hemisfério Sul

Chiefs 26 x 18 Hurricanes

Brumbies 25 x 17 Force

Blues 12 x 16 Highlanders

Reds 20 x 22 Crusaders

Kings 10 x 41 Stormers

Cheetahs 38 x 31 Sunwolves

Sharks 37 x 14 Waratahs

Jaguares 38 x 24 Lions

 

EquipeConferência*PaísCidadeJogosPontos
Grupo Australásia
CrusadersNeozelandesaNova ZelândiaChristchurch1563
HurricanesNeozelandesaNova ZelândiaWellington1558
ChiefsNeozelandesaNova ZelândiaHamilton1557
HighlandersNeozelandesaNova ZelândiaDunedin1551
BluesNeozelandesaNova ZelândiaAuckland1537
BrumbiesAustralianaAustráliaCanberra1534
ForceAustralianaAustráliaPerth1526
RedsAustralianaAustráliaBrisbane1521
WaratahsAustralianaAustráliaSydney1519
RebelsAustralianaAustráliaMelbourne1509
Grupo África do Sul
LionsÁfrica 2África do SulJoanesburgo1565
StormersÁfrica 1África do SulCidade do Cabo1543
SharksÁfrica 2África do SulDurban1542
JaguaresÁfrica 2ArgentinaBuenos Aires1533
KingsÁfrica 2África do SulPorto Elizabeth1528
CheetahsÁfrica 1África do SulBloemfontein1521
BullsÁfrica 1África do SulPretória1520
SunwolvesÁfrica 1JapãoTóquio1512
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

Classificam-se às quartas de final:
- o 1º colocado de cada uma das 4 conferências*;
- mais três equipes de melhor campanha no Grupo Australásia;
- mais a equipe de melhor campanha no Grupo África do Sul;

 

4ª rodada

Dia 17/03 – Crusaders x Blues

Dia 17/03 – Rebels x Chiefs

Dia 17/03 – Bulls x Sunwolves

Dia 18/03 – Hurricanes x Highlanders

Dia 18/03 – Waratahs x Brumbies

Dia 18/03 – Lions x Reds

Dia 18/03 – Sharks x Kings

Dia 18/03 – Jaguares x Cheetahs

Folga: Stormers e Force

 

Foto: Jaguares Twitter