Tempo de leitura: 22 minutos

alemanha russia

O que já era sabido por todo agora é oficial. O Japão está na Copa do Mundo de 2015, enquanto Rússia e Hong Kong jogarão a Repescagem Mundial!

Nesse sábado, os russos venceram fora de casa os aguerridos alemães na final da Repescagem Europeia, assegurando vaga para enfrentarem o vice-campeão africano (ainda a definir) na semifinal da Repescagem Mundial para a Copa do Mundo.

- Continua depois da publicidade -

Já no domingo, o Japão superou Hong Kong e garantiu vaga no Grupo B da Copa do Mundo, onde enfrentará África do Sul, Escócia, Samoa e Estados Unidos. Hong Kong, com o vice-campeonato asiático, garantiu vaga na outra semifinal da Repescagem Mundial para enfrentar o Uruguai. Os vencedores de Uruguai x Hong Kong e Rússia x vice-campeão africano se enfrentarão valendo vaga no Grupo A da Copa do Mundo, onde já estão Austrália, Inglaterra e Gales, além do vencedor de Fiji x Ilhas Cook.

Enquanto isso, no rugby feminino, o Cazaquistão assegurou o título asiático de XV com vitória sobre o Japão.

 

Rússia vira no fim e afasta zebra alemã

Em Hamburgo, a Alemanha, campeã da 1ª Divisão B do Europeu de Nações, recebeu a Rússia, terceira colocada da 1ª Divisão A do Europeu de Nações, valendo vaga na Repescagem Mundial. Os alemães por muito pouco não derrotaram os Ursos, mesmo jogando sem seus principais atletas que atuam profissionalmente na Inglaterra e na França.

No primeiro tempo, a Rússia garantiu apertados 10 x 3, com 2 tries não convertidos do ponta Ostroushko e do pilar Igretsov. Ostroushko fez o terceiro try logo no início do segundo tempo, mas a Alemanha rapidamente reagiu, com tries de Armstrong e Vollenkemper, incrivelmente empatando a peleja. O penal de Hilsenbeck, aos 56′, deu a inesperada vantagem de 20 x 17 no placar para a Alemanha, aproximando o rugby alemão de um feito épico. Porém, a 4 minutos do fim do jogo, o abertura Kushnarev encontrou o try da virada dos Ursos, Antes do fim, Matveev ainda fez mais um para a Rússia, aproveitando o desespero alemão. 31 x 20, placar final e enganoso.

 

Japão campeão asiático!

Na Ásia não houve qualquer drama. O Japão visitou e derrotou com facilidade Hong Kong na decisão do título asiático. 49 x 8 foi o placar para os Brave Blossoms, que asseguraram a já esperada vaga na Copa do Mundo de 2015. Hong Kong terminou, assim, na segunda posição, e enfrentará o Uruguai no segundo semestre, ainda sem data definida, na semifinal da Repescagem Mundial para a Copa do Mundo. Será apenas um jogo, na casa do Uruguai, que tem melhor ranking.

Com vitória sobre as Filipinas por 52 x 22, a Coreia do Sul garantiu sua permanência na elite asiática. A partir de 2015, o Cinco Nações Asiático dará lugar ao reduzido Três Nações Asiático, com Japão, Hong Kong e Coreia do Sul. Filipinas e Sri Lanka, rebaixados, se juntarão a Cazaquistão e Cingapura na nova ARFU Division I e brigarão pelo direito de enfrentar o último colocado do Três Nações valendo a promoção.

O sábado teve rodada decisiva também no ARFU Division II, a terceira divisão do continente, com a Malásia vencendo o Qatar na casa do oponente e pondo fim à série invicta dos qataris. O título ficou com os malaios, ao passo que o terceiro lugar foi para o Irã, que bateu a Tailândia. Ainda resta a União Asiática de Rugby definir como serão as divisões inferiores a partir de 2015.

No feminino, o Cazaquistão assegurou mais um título asiático de XV ao superar na última rodada o Japão com facilidade: 49 x 17. Já Hong Kong assegurou o vice-campeonato ao vencer e rebaixar Cingapura com placar de 53 x 5.

 

Trinidad e Tobago joga com Guiana por vaga em final

Na América do Norte e Caribe, um jogo movimentou o fim de semana pelo NACRA Championship. Trinidad e Tobago recebeu e bateu Barbados por 34 x 5 e se igualou na liderança do Grupo Sul com a Guiana. Os dois países se enfrentarão no mês que vem valendo a classificação à final do campeonato contra o campeão do Grupo Norte, ao passo que Barbados terá que enfrentar o campeão do Grupo Sul da NACRA Cup, a segunda divisão, valendo sua permanência na elite continental.

 

rwc 2015

Repescagem Europeia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015

Alemanha 20 x 31 Rússia, em Hamburgo

RÚSSIA CLASSIFICADA À REPESCAGEM MUNDIAL

 

rwc 2015arfu a5n

HSBC Asian Five Nations – Cinco Nações Asiático

Japão 46 x 8 Hong Kong, em Tóquio

Filipinas 22 x 52 Coreia do Sul, em Laguna

 

arfu a5n

ARFU Division II – 3ª Divisão da Ásia – em Doha, Qatar

Decisão do 3º lugar

Tailândia 23 x 26 Irã

 

Final

Qatar 22 x 31 Malásia

 

ARFU Women’s Championship – Campeonato Asiático Feminino de XV – 1ª divisão – em Hong Kong

3ª rodada

Hong Kong 53 x 5 Cingapura

Cazaquistão 49 x 17 Japão

 

NACRA

NACRA Championship – Campeonato da América do Norte e Caribe

Grupo Sul

Trinidad e Tobago 34 x 5 Barbados, em Port-of-Spain