Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – ATUALIZADO – O Japão conheceu nesse fim de semana seus semifinalistas! A Top League entrou em sua fase de mata-mata, a chamada Lixil Cup, com oito equipes duelando pelas quartas de final. Após uma primeira fase com algumas surpresas, os eixos voltaram ao esperado e apenas os favoritos avançaram.

 

Todos os jogos rolaram no sábado. Na primeira disputa, o Kobelco Steelers, segundo melhor do Grupo B, venceu o Kintetsu Liners, terceiro do Grupo A, em Nagoya, por insaciáveis 42 x 10. Nada menos que quatro tries foram marcados no primeiro tempo pelos Steelers, que ainda somaram mais um drop goal e três tries na segunda etapa.

- Continua depois da publicidade -

 

Na sequência, no mesmo estádio, o time da casa, o Toyota Verblitz, terceiro do Grupo B, mediu forças com o tradicional Toshiba Brave Lupus, do sul-africano François Steyn. O jogo foi parelho e a vitória de Toshiba se confirmou somente no fim, graças ao try penal arrancado ao 71′. 29 x 17.

 

Em Osaka, foi a vez do Yamaha Jubilo, melhor do Grupo B, passar pelo NTT Shining Arcs, indiscutíveis 26 x 7. O terceira linha Kyosuke Horie foi o nome do jogo fazendo dois dos quatro tries do Jubilo, enquanto Ayumu Goromaru seguiu firme nos chutes para os azuis da Yamaha.

 

No último duelo, em Yokohama, foi a vez do melhor time da primeira fase e atual bicampeão Panasonic Wild Knights assegurou sua passagem de fase com uma vitória avassaladora por 46 x 6 sobre o ascendente Canon Eagles. Foram quatro tries para os azuis de Gunma, mas o destaque ficou com o jogo perfeito do abertura neozelandês Hayden Parker, que chutou seis penais com precisão e conduziu Panasonic ao triunfo.

 

Nas semifinais, o Yamaha Jubilo medirá forças com o Toshiba Brave Lupus, ao passo que Panasonic Wild Knights e Kobelco Steelers se enfrentam na outra partida.

 




 

Sungolaith, Spears, Shuttles e Heat salvos da degola

Nas quartas de final contra o rebaixamento, Suntory Sungoliath, Kubota Spears, Toyota Industries Shuttles e Honda Heat se salvaram com vitórias sobre Coca-Cola West Red Sparks, NEC Green Rockets, Ricoh Black Rams e NTT-Docomo Red Hurricanes.

 

Agora, a luta contra a degola está entre Red Sparks, Green Rockets, Black Rams e Red Hurricanes, equipes que provam que não basta investir em estrangeiros para crescer no rugby japonês. Os Black Rams perderam mesmo com o australiano Bernard Foley em campo, ao passo que os Red Hurricanes sucumbiram apesar de terem em campo os sul-africanos Handré Pollard, Eben Etzebeth, Heinrich Brussow e Jesse Kriel. Apesar das estrelas, os Red Hurricanes encaram agora os Red Sparks, enquanto os Green Rockets encaram os Black Rams. Entre esses quatro, o último colocado será diretamente rebaixado e os demais três ainda terão que passar por uma repescagem contra o segundo, terceiro e quarto colocados da segunda divisão.

 

Teikyo é heptacampeão universitário

No domingo, foi a vez de Tóquio parar para a grande final do Campeonato Universitário Japonês. E nada mudou por lá. Diante de 16.669 torcedores, a universidade de Teikyo (foto) bateu no sufoco Tokai e levantou a taça pela sexta vez seguida (e pela sétima na história). 21 x 17 foi o placar final, que garantiu Teikyo na grande final do All Japan Championship, a Copa no Japão, que neste ano será curtíssima e terá apenas um jogo, no dia 31 de janeiro, entre o campeão da Top League e o campeão universitário.

 

 

Top League copy copy

Top League – Campeonato Japonês

Lixil Cup

Quartas de final

Toyota Verblitz 17 x 29 Toshiba Brave Lupus

Kobelco Steelers 42 x 10 Kintetsu Liners

Canon Eagles 06 x 46 Panasonic Wild Knights

Yamaha Jubilo 26 x 07 NTT Shining Arcs

 

Semifinais – dias 16/01

Panasonic Wild Knights x Kobelco Steelers

Toshiba Brave Lupus x Yamaha Jubilo

 

Semifinais pelo 5º lugar

Kintetsu Liners x Canon Eagles

Toyota Verblitz x NTT Shining Arcs

 

Playoff por permanência

Quartas de final

Coca-Cola West Red Sparks 07 x 52 Suntory Sungoliath

Toyota Industries Shuttles 27 x 17 Ricoh Black Rams

NEC Green Rockets 20 x 30 Kubota Spears

NTT-Docomo Red Hurricanes 20 x 23 Honda Heat

 

Semifinais pelo 13º lugar

Coca-Cola West Red Sparks x NTT-Docomo Red Hurricanes

NEC Green Rockets x Ricoh Black Rams

 

Semifinais pelo 9º lugar

Suntory Sungoliath x Honda Heat

Toyota Industries Shuttles  x Kubota Spears

 

Campeonato Japonês Universitário

Final

Teikyo 27 x 17 Tokai

 

Lista de campeões universitários do Japão:

1 – Waseda – 15 títulos

2 – Meiji – 12 títulos

3 – Teikyo – 7 títulos

4 – Kanto Gakui – 6 títulos

5 – Doshisha – 4 títulos

6 – Hosei – 3 títulos

Keio – 3 títulos

Daito Bunka – 3 títulos

9 – Nippos Sports Science – 2 títulos

2 COMENTÁRIOS