Tempo de leitura: 6 minutos

japan corrido

Não tem pra ninguém. Assim como na América do Sul a hegemonia é da Argentina, na Ásia o domínio completo é do Japão. Na sexta edição do Cinco Nações Asiático, o título ficou pela sexta vez com os japoneses, que não tiveram qualquer trabalho para superarem seus oponentes do continente. Somando com os títulos do antigo Campeonato Asático, o Japão chegou à sua 19ª conquista em 24 torneios continentais de rugby XV, enquanto a Coreia do Sul conta com os outros 5 títulos.

O título dos Brave Blossoms foi conquistado com uma fácil vitória fora de casa sobre os Emirados Árabes Unidos por 93 x 3, fazendo com que os nipônicos chegassem a incríveis 100% de aproveitamento, com todos os pontos-bônus conquistados. 

- Continua depois da publicidade -

Na outra partida da rodada, a Coreia do Sul passou com tranquilidade pelas Filipinas por 62 x 19, em jogo disputados na cidade coreana de Ansan. No próximo fim de semana, o campeonato se encerra com Coreia e Hong Kong se enfrentando em Ansan valendo o segundo lugar do torneio, enquanto Filipinas e Emirados Árabes Unidos duelam em Manila, capital das Filipinas, valendo o rebaixamento. Já o Japão folga na rodada final. 

Além do confronto entre japoneses e emiratis, a cidade de Dubai recebeu neste sábado as decisões da ARFU Division IV, a quinta divisão do rugby asiático. Na primeira partida, o Uzbequistão venceu no aperto Laos, 18 x 15, e rebaixou o oponente à ARFU Division V. E na grande final o Líbano não deu chances ao Paquistão e conquistou sua promoção à ARFU Division III com uma vitória por 45 x 12.

 

a5n 2013

HSBC Asian Five Nations – Cinco Nações Asiático 

Emirados Árabes Unidos 3 x 93 Japão, em Dubai

Coreia do Sul 62 x 19 Filipinas, em Ansan

 

a5n 2013

ARFU Division IV – 5ª divisão da Ásia – em Dubai, Emirados Árabes Unidos

Decisão do 3º lugar 

Uzbequistão 18 x 15 Laos

 

Final 

Líbano 45 x 12 Paquistão

 

Classificação final

1 – Líbano – promovido à ARFU Division III de 2014

2 – Paquistão

3 – Uzbequistão

4 – Laos – rebaixado à ARFU Division V de 2014