Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Hora de dar uma olhada em como foi a 12ª rodada da Top League, o Campeonato Japonês profissional, que tem duas equipes sobrando e ainda invictas: Yamaha Jubilo e Suntory Sungoliath.

 

Com 16 times, o campeão será conhecido após 15 rodadas, pelo sistema de pontos corridos, sem mata-mata. Porém, há ainda a briga pelos três primeiros lugares, que garantem vaga no All Japan Championship, a Copa do Japão, torneio mata-mata que ainda envolverá o campeão universitário do país. Já o último colocado será rebaixado, ao passo que o 13º, o 14º e o 15º encararão repescagem contra o vice, o 3º e o 4º colocados da segunda divisão.

- Continua depois da publicidade -

 

Yamaha passa pelo seu grande desafio rumo ao título

A vitória sobre seu rival Kobelco Steelers por 33 a 15 em uma boa partida fora de casa fora de casa frente a mais de 8.500 torcedores. Os azuis de Iwata marcaram três tries, todos convertidos pelo competente fullback Van den Heever que ainda acertou quatro penais e assim foi eleito “homem do jogo”.

O Suntory Sungoliath se deu bem na vitória por 37 a 24 contra o Toyota Verblitz no Toyota Stadium. Os cinco tries marcados por Yusuke Aoki, Shota Emi (duas vezes), Ryoto Nakamura e Kosei Ono, respectivamente, levaram os amarelos de Tóquio ao ponto bônus que garantiu a vice-liderança com os mesmos 57 pontos do líder. O Verblitz sucumbiu ao poder ofensivo do time de Kotaro Matsushima após impor certo equilíbrio na primeira etapa.

 

Agora as duas equipes, Yamaha e Suntory, se enfrentam no próximo dia 24. Apesar da situação de igualdade de pontos na tabela, a realidade é bem diferente para os dois postulantes ao título. Para os amarelos é a final antecipada, a possibilidade de passar os azuis talvez seja a última.

 

Além do próprio Suntory, o Yamaha Júbilo enfrenta Liners e Toyota Verblitz em Shizuoka. Se tratando de prognósticos, claramente os azuis levam vantagem. Em compensação os amarelos da capital, se não vencerem na próxima rodada, teriam que torcer para um tropeço do rival e ainda vencer Toshiba e Kobelco, sendo esta última fora de casa.

 

A briga contra o rebaixamento

Green Rockets, Shuttles, Liners, Red Sparks e Heat são os únicos com chance de rebaixamento direto. Esta vaga para descenso parece cada vez mais nítida que pertencerá ao Honda. Os lanternas enfrentaram um concorrente direto, o Toyota Shuttles, e foram derrotados por 49 a 24. Os Liners sucumbiram em uma partida de um time só, aos 24 minutos do primeiro tempo, o Toshiba Brave Lupus já vencia por 45 a 0. Esta partida terminou com o placar de 59 a 12.

 

Os Eagles venceram os Rockets com facilidade, jogando com menos um nos minutos finais, após Willie le Roux ter sido amarelado. O placar foi de 45 a 21. com o Sunwolf Tatekawa de centro, os Spears venceram o Coca-Cola  por 36 a 17, mas digamos que os vermelhos não passaram perto da vitória.

 

Fugindo do mata-mata contra os times da Top Challenge, o NTT Shining Arcs se livrou de qualquer risco de rebaixamento ao vencer o Sanix Blues por 33 a 7. A equipe amarela já não luta por mais nada, porém pode decidir o destino de quem estará na luta contra as últimas posições.

 

O Ricoh Black Rams poderia estar praticamente livre da zona da degola se vencesse nada menos que os galáticos do panasonic Wild Knights, mas não teve jeito. Berrick Barnes marcou 18 pontos na vitória por 45 a 17, Com chances remotas de título, os azuis de Gunma lutam também pela vaga no All Japan, esta que somente Kobelco Steelers pode tirar.

 

O que esperar da próxima rodada?

A final do campeonato acontecerá, mesmo que em pontos corridos, Yamaha e Suntory chegaram até esta rodada sem perder nenhuma partida e o penúltimo invicto cairá! A grande expectativa está pelo fato da mobilização que a torcida local poderá fazer com seu time em seu melhor momento. É quase notória a superioridade dos azuis de Iwata perante os próximos adversários nas duas últimas rodadas. Os amarelos, como dito, só enfrentaram um dos grandes até aqui, portanto mesmo se vencerem em Shizuoka não terá nada garantido. Se o Honda Heat perder seu jogo contra o Shining Arcs e Cola-Cola, Liners e Shuttles vencerem, o time Suzuka estará matematicamente rebaixado.

 

Na rodada do dia 24 de dezembro, saberemos qual presente de natal recebeu cada equipe. O cenário indica leve superioridade do Yamaha e evidente rebaixamento do Honda Heat.

 

Top League copy copy

Top League – Campeonato Japonês

Shuttles 49 x 24 Heat

Spears 36 x 17 Red Sparks

Verblitz 24 x 37 Sungoliath

Eagles 45 x 21 Green Rockets

Liners 12 x 59 Brave Lupus

Steelers 15 x 33 Jubilo

Blues 07 x 33 Shining Arcs

Wild Knights 45 x 17 Black Rams

 

ClubePrefeituraJogosPontos
Suntory SungoliathTóquio1571
Yamaha JubiloShizuoka1567
Panasonic Wild KnightsGunma1562
Kobelco SteelersKobe1548
NTT Shining ArcsChiba1541
Ricoh Black RamsTóquio1540
Canon EaglesTóquio1537
Toyota VerblitzToyota1536
Toshiba Brave LupusTóquio1534
NEC Green RocketsChiba1531
Munakata Sanix BluesMunakata 1529
Kubota SpearsChiba1528
Coca-Cola West Red SparksFukuoka1518
Toyota Industries ShuttlesNagoya1517
Kintetsu LinersOsaka1516
Honda HeatSuzuka1507
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1º ao 3º lugares = classificação ao All-Japan Rugby Championship 2017 (Copa do Japão);
- 13º ao 15º lugares = repescagem contra o rebaixamento contra 3 equipes do Top Challenge 1 (2ª divisão);
- 16º lugar = rebaixamento

 

Escrito por: Leandro Vieira
Foto: www.japanrugbyclub.com