Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Inglaterra contra França! Essas serão as semifinais da Challenge Cup, a segunda copa europeia de clubes. Entre sexta e domingo, o torneio viveu suas quartas de final, que tiveram La Rochelle e Stade Français, da França, e Gloucester e Bath, da Inglaterra, levando a melhor e seguindo na briga pela taça.

 

O La Rochelle abriu as disputas vencendo na Escócia o Edinburgh por 32 x 22,em jogo de nada menos que 4 tries para os franceses só no primeiro tempo, com destaque para 2 tries do hooker Jeremie Maurouard e para o atropelo do scrum-half Arthur Retiere no terceiro try aurinegro. Os escoceses ainda reagiram no segundo tempo, mas os pés de Brock James selaram a vitória dos Rochellais, pela primeira vez nas semifinais de um torneio continental.

- Continua depois da publicidade -

 

No sábado, o Bath se impôs sobre o Brive por 34 x 20, no único jogo entre ingleses e franceses das quartas de final. E o Bath não deixou dúvida de seu favoritismo jogando em casa ao abrir 20 x 06 só no primeiro tempo, com tries de Faletau, Homer e Rokoduguni. Faletau ainda guardou o quarto try no começo da segunda etapa e a sorte já estava quase certa. O Brive reagiu com 2 tries do excelente Sanconnie, mas Rokoduguni assegurou a vitória aos 75′ com o try final do Bath.

 

Já o Gloucester recebeu os galeses do Cardiff Blues, em duelo transfronteiriço, e venceu por 46 x 26, em um jogaço que começou com um primeiro tempo de gala, encerrado em 23 x 20 para os galeses, com 2 tries de Alex Cuthbert para os Blues e com tries de Moriarty (da seleção galesa) e Tom Marshall para os mandantes. Anscombe ainda chutou drop goal para Cardiff antes do intervalo, mas o segundo tempo foi inglês. Os Cherry and Whites se impuseram e Jonny May e Tom Marshall guardaram os tries da vitória.

 

No domingo, Ospreys e Stade Français fizeram um jogão em Gales, com a torcida da casa lamentando a eliminação dos Ospreys em 25 x 21 para os franceses, que saíram do pesadelo da possibilidade de fusão com o rival Racing para uma grande vitória continental. O jogo foi no Principalty Stadium, em Cardiff, para honrar o peso dos oponentes, e os parisienses largaram na frente com try do pilar georgiano Zhvania, mostrando jogo de pernas, no primeiro tempo. Os galeses reagiram no começo da segunda etapa com try do fijiano Matavesi e a situação dos visitantes se deteriorou com cartão vermelho para Raisuqe logo na sequência e com penal chutado por Dan Biggar, que punha os Ospreys em vantagem, 14 x 11. Contudo, heroicamente, os franceses viraram o marcador com tries de Lakafia e Arias, resistindo à pressão galesa no fim.

 

As duas semifinais serão na França, com o Stade Français recebendo o Bath e com o La Rochelle recebendo o Gloucester. A final será em Edimburgo, na Escócia, no dia 12 de maio.

 

Continental Shield?

Nesse semana, o antigo Torneio Qualificatório Europeu, a terceira copa do continente, que vale 2 vagas na próxima Challenge Cup, ganhou nova marca e passou a se chamar Continental Shield. Nesse sábado, o torneio iniciou as disputas de suas semifinais, em jogos de ida e volta, com Enisei e Timisoara Saracens levando a melhor nos jogos de ida, com vitórias fora de casa. Os russos do Enisei aplicaram nada menos que 43 x 00 sobre os italianos do Mogliano, enquanto os romenos do Timisoara venceram os russos do Krasny Yar (que mandaram seu jogo na Geórgia, após veto aos jogos na Sibéria, casa do clube) por 17 x 12.

 

challenge cup eprc

EPCR Challenge Cup – Copa Desafio Europeu – 2ª copa europeia

Quartas de final

Edinburgh_Rugby_Badge22versus copiar32la rochelle

Edinburgh (Escócia) 22 x 32 La Rochelle (França), em Edimburgo (Murrayfield)

 

Bath rugby badge copy34versus copiar20brive copy

Bath (Inglaterra) 34 x 20 Brive (França), em Bath

 

Gloucester copy copy46versus copiar26Cardiff Blues

Gloucester (Inglaterra) 46 x 26 Cardiff Blues (Gales), em Gloucester

 

21versus copiar25stade français logo novo copy copy copy

Ospreys (Gales) 21 x 25 Stade Français (França), em Cardiff
 

Semifinais

Dias 21/22/23 de abril

Stade Français x Bath, em Paris

La Rochelle x Gloucester, em La Rochelle

 

EPCR Continental Shield – 3ª copa europeia

Semifinais – jogos de ida

Mogliano (Itália) 00 x 46 Enisei (Rússia), em Mogliano

Krasny Yar (Rússia) 12 x 17 Timisoara Saracens (Romênia), em Rustavi (Geórgia)

 

Foto: La Rochelle – INPHO/EPCR/Craig Watson

1 COMENTÁRIO