Tempo de leitura: 3 minutos

Nesta quarta-feira, o mundo do rugby respirou rugby internacional de forma atípica. Nada menos que cinco partidas entre seleções foram realizadas neste meio de semana.

 

O grande destaque ficou por conta da largada em Tashkent, capital do Uzbequistão, para a zona asiática das Eliminatórias para a Copa do Mundo. O pontapé inicial foi dado para a terceira divisão do Campeonato Asiática, a Division II, que tem formato simples: quatro seleções que disputam duas partidas cada, em sistema de mata-mata, com as finais ocorrendo hoje. Os donos da casa, os uzbeques foram derrotados pelos Emirados Árabes Unidos por largos 65 x 13, ao passo que a Tailândia se impôs sobre a ilha de Guam, 25 x 16 (foto). Com isso, Emirados e Tailândia duelarão no sábado pelo título e pela promoção à Division I (a segunda divisão) do ano que vem, que também valerá como parte das Eliminatórias. A fase final das Eliminatórias na Ásia ocorrerá em 2018, com as disputas do Top 3, a primeira divisão. Derrotados, Uzbequistão e Guam deram adeus à chances de irem ao Mundial e agora duelam contra o rebaixamento.

- Continua depois da publicidade -

 

Já na Europa, a quarta-feira foi de largada para a 3ª Divisão do Europeu de Nações, a última divisão europeia, que tem uma sistema de disputas distinto, com as quatro seleções se encarando em um mata-mata simples, jogando na capital da Estônia, Tallin. E o time da casa conquistou uma vitória de virada sobre Montenegro por 16 x 13 nas semifinal. O adversário da Estônia na final será a Eslováquia, que venceu a Bielorrússia na outra semifinal por 29 x 19.

 

Por fim, em Kigali, Ruanda, começaram as disputas do Grupo Central da quarta divisão da Copa da África (chamada de 2ª Divisão), com a dona da casa vencendo o vizinho Burundi por 15 x 3. O torneio ainda conta ainda com Lesoto e República Democrática do Congo, que deveriam ter se enfrentado hoje, mas não puderam por atrasos no voo do Congo.

 

Eslováquia e Guatemala são novos membros do World Rugby

O World Rugby conta com dois novos membros: a Eslováquia e a Guatemala. Os dois países foram aceitos na última semana como novos membros do World Rugby, aumentando o número de países filiados à entidade máxima do rugby mundial de 120 para 121. O aumento só não foi maior porque no mesmo dia em que eslovacos e guatemaltecos foram aceitos no World Rugby, Camboja foi desfiliada, com a entidade seguindo a decisão tomada pela Asia Rugby, a confederação asiática, que excluiu os cambojanos por não cumprirem com obrigações.

 

asia rugby logo

Asia Rugby Championship Division II – 3ª divisão do Campeonato Asiático / Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2019 – em Tashkent, Uzbequistão

Semifinais

Uzbequistão 13 x 65 Emirados Árabes Unidos

Tailândia 25 x 16 Guam

 

3º lugar – dia 21/05

Uzbequistão x Guam

 

Final – dia 21/05

Emirados Árabes Unidos x Tailândia

 

rugby europe copy

3ª Divisão do Europeu de Nações – 7ª divisão da Rugby Europe – em Tallin, Estônia

Semifinais

Eslováquia 29 x 19 Bielorrússia

Estônia 16 x 13 Montenegro

 

3º lugar – dia 21/05

Bielorrússia x Montenegro

 

Final – dia 21/05

Eslováquia x Estônia

 

Copa da África – 2ª Divisão Centro – 4ª divisão da Copa da África – em Kigali, Ruanda

Ruanda 15 x 03 Burundi