Tempo de leitura: 7 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O fim de semana foi quente na Copa Europeia de clubes e quatro dos oito finalistas já foram conhecidos: Leinster, Munster, Saracens e Clermont, que agora estão de olho em garantirem o mando de jogo nas quartas de final, destinado aos quatro melhores campeões de grupo. Nada menos que onze clubes ainda estão vivos na briga pelas demais quatro vagas, sendo que avançarão ao mata-mata os campeões de cada grupo e apenas os três melhores vices.

 

Destaques para as vitórias de Munster e Wasps nos minutos finais e para o empate heróico do Saracens. A próxima e última rodada será no fim de semana que vem.

- Continua depois da publicidade -

 

Munster garante classificação na última bola

Na Escócia, Glasgow e Munster fizeram um dos jogos mais aguardados da rodada, valendo o primeiro lugar do Grupo 1. Os Warriors tinham sobre seus ombros o peso da obrigação da vitória e foram cautelosos o jogo todo, em partida que se tornou um duro jogo de atrito e decidido nas penalidades, com Russell e Hogg do lado escocês e Bleyendaal do lado irlandês firmes no “tee”, com somente um erro de cada lado. Com 12 x 09 no placar para Glasgow, o momento decisivo veio aos 71′, com o Munster enfim achando o caminho pela defesa da casa, após Hogg receber amarelo. Saili correu pela ponta e fez o try do triunfo e da classificação do Munster, 14 x 12.

 

Em jogo entre equipes já eliminadas, o atual vice campeão Racing jogou pela honra e conquistou sua primeira vitória no torneio, derrotando o Leicester Tigers por 34 x 03. Marc Andreu fez dois tries, com mais um penal try e tries de Chauveau e Grobler.

 


 

Saracens empata nos acréscimos, garante classificação e elimina Scarlets

O Saracens visitou o Scarlets e arrancou um empate heróico fora de casa, mantendo sua invencibilidade na competição, mas sem quebrar o recorde de 14 vitórias consecutivas. Depois de abrir o placar com Dan Jones, o Scarlets viu o Saracens nivelar a partida e anotar o primeiro try do dia com Nathan Earle após passe magistral de Lozowski deixando o ponta totalmente livre para mergulhar no ingoal. Dan Jones em ótima forma colocou o Scarlets na liderança novamente com um penal frontal, e anotaria outros três penais ao longo da partida, cruciais para a vitória. O Saracens colocaria fogo na partida através de um belo try coletivo, com Lozowski furando a linha de defesa e servindo Chris Ashton para voar sozinho até o ingoal, empatando a partida. O troco veio na mesma moeda, com bela armação do Scarlets e Davies encontrando Scott Williams livre no centro para apoiar entre os postes.

 

Novamente em desvantagem e com pouco mais da metade da etapa final para jogar, o Saracens se lançou ao ataque mais uma vez, mas a defesa do Scarlets apareceu novamente anulando duas chances claras de empatar a partida e induzindo o adversário ao erro. No final, com uma a menos e diante de uma defesa que havia se mostrado impecável durante toda partida, Ashton chegou ao try salvador após muita insistência e trabalhar a bola com calma já com o tempo regulamentar esgotado, apoiando rente aos postes e garantindo um empate em 22 a 22 com gosto de vitória para os visitantes. O resultado garantiu o Saracens na próxima fase e os galeses estão eliminados.

 

No outro duelo da chave, o Toulon fez sua parte e derrotou o Sale Sharks, mantendo-se vivo na perseguição ao Saracens pelo primeiro lugar do grupo. Os franceses bateram o lanterna Sale Sharks por 27 x 12, conqustando o bônus apenas no fim. Ma’a Nonu fez seu primeiro try na Champions Cup logo a 2′, mas o Toulon fez um primeiro tempo ruim e viu os ingleses virarem o marcador pra 8 x 7 antes do intervalo. O Toulon chegou somente ao segundo try aos 59′ com Bryan Habana e precisou do gás final nos minutos derradeiros, quando os Sharks tinham um homem a menos, para arrancarem os dois preciosos tries de bônus, com Pelissié e Tuisova, aos 76′ e 79′. 27 x 12.

 

Na rodada final, Saracens e Toulon se enfrentarão em Londres, com o primeiro lugar em disputa. Os Sarries precisam de somente 1 ponto para acabarem na frente (e já têm assegurada a vaga no mínimo como um dos três melhores segundos colocados), enquanto o Toulon estará de olho nos resultados dos demais grupos para assegurar a vaga ao menos como segundo colocado.


 

Connacht atropela Zebre e Wasps vence jogo épico contra o Toulouse

Pelo Grupo 2, jogando em casa, o Connacht recebeu os italianos do Zebre, pior equipe da competição e ganhou com tranquilidade, fazendo um saldo importante em um grupo onde três clubes lutam cabeça a cabeça pelo primeiro lugar e a classificação garantida para a fase final.

 

Mas a partida começou complicada para os irlandeses, que mesmo abrindo o placar com menos de dois minutos, viram o Zebre trabalhar muito bem no ataque e passar à liderança com dois tries ainda na primeira metade de jogo. Mas a indisciplina custaria caro e a zebra não apareceu na Irlanda. Com dois homens a menos o Zebre não conseguiu conter os avanços do Connacht e viu o adversário abrir ampla margem, mantendo distância segura ao longo da partida e encerrando o jogo com 66 a 21.

 

No outro duelo da chave, o mais importante, o Wasps recebeu em Coventry o Toulouse deixou escapar preciosa vitória fora de casa no último lance. O duelo foi parelho e foi ao intervalo em somente 3 x 0 para os ingleses, com Doussain jogando fora dois penais para o Toulouse. O poderoso pack de forwards francês garantiu vantagem na segunda etapa e, aos 52′, saiu o primeiro try, com Dusautoir rompendo e Huget arrancando para o try dos visitantes. A resposta foi fulminante com a ótima linha dos Wasps, com Daly, aos 61′, correndo 40 metros para cravar o try aurinegro e dar a vantagem aos ingleses.

 

Os minutos finais foram empolgante e o pack francês cresceu, arrancando um devastador penal try aos 71′, em scrum, que parecia garantir a vitória ao Toulouse. Cipriani ainda recebeu amarelo, deixando os Wasps com um a menos. Fim de papo? Não, pois no último lance a defesa do Toulouse vacilou e Dan Robson cobrou rápido um penal para fazer o try da vitória dos anfitriões, 17 x 14.  Com o resultado, os Wasps praticamente se garantiram nas finais, pois visitarão o Zebre na rodada final. Já o Toulouse receberá o Connacht no jogo decisivo.

 


 

Leinster brilha e arrasa Montpellier

Jogando em Dublin, o Leinster garantiu na sexta-feira sua classificação com uma das maiores vitórias na Copa Europeia de sua história: 57 x 03 para cima do forte Montpellier, seu principal perseguidor. Uma verdadeira demonstração de força dos irlandeses, que começaram melhores, com Isa Nacewa cravando o primeiro try aos 15′, antes da resposta de François Steyn, com penal aos 20′ para os franceses. Aos 24′, o “homem da partida”, o asa Jack Conan cravou o segundo try do Leinster, recebendo passe de Nacewa, em linda jogada pela ponta. E então tudo se complicou para o Montpellier quando o mesmo Steyn deu tackle alto em Sexton e recebeu cartão vermelho.

 
Com um homem a menos do lado visitante, a porta se abriu e o Leinster atropelou. Byrne fez o terceiro try aos 28′ e no segundo tempo foram mais cinco tries, com Conan fazendo mais dois, enquanto McGrath, Healy e Ringrose deixaram os seus.

 

A derrota do Montpellier não lhe custou a vice liderança, pois o terceiro colocado Castres caiu fora de casa contra o Northampton Saints, 28 x 21. Os ingleses abriram três tries no primeiro tempo, colocando frente de 21 x 08. Na segunda etapa, o Castres reagiu pelos pés de Kockott e com seu segundo try, igualando tudo aos 58′ Porém, aos 68′, Tom Wood sepultou os franceses com o try da vitória dos Saints.

 

Montpellier, Castres e Northampton têm chances ainda de avançarem, mas o Montpellier é hoje o pior segundo colocado. Na rodada final, Montpellier recebe o Northampton e o Castres recebe o Leinster.

 


 

Mesmo sem tries, Clermont garante vitória e classificação

Outro classificado já às quartas de final é o Clermont, após uma sofrida vitória fora de casa contra o vice líder Bordeaux em dérbi francês. Os amarelos viveram momentos complicados no início com dois amarelos em questão de 12 minutos. Entretanto, o Bordeaux não foi capaz de capitalizar com dois homens a mais e ainda viu Camille Lopez empatar a partida em 3 x 3, respondendo penal de Madigan. Os dois ainda trocaram penais antes do intervalo e, aos 60′, Lopez chutou o terceiro e último penal do jogo. 9 x 6.

 

No outro duelo, o Exeter Chiefs deixou tudo embolado na luta pela segunda colocação ao derrotar o Ulster, 31 x 19, com direito a precioso bônus ofensivo. Quem largou na frente foram os irlandeses, com try de Reidy, mas Campagnaro e Waldrom viraram o marcador para os ingleses com dois tries na sequência. A vantagem acabou quando, aos 34′, Charles Piutau correu para o segundo try do Ulster, igualando tudo em 12 x 12. Porém, o dia tinha nomes. Ou melhor, dois nomes, com Waldrom e Campagnaro marcando mais dois tries em sequência para os Chiefs no começo do segundo tempo. Piutau fez mais um try para o Ulster aos 60′, contudo um penal try aos 71′ de Paddy Jackson, punido com amarelo, sepultou os irlandeses.

 

Na rodada final, o Exeter terá o desafio de visitar o Clermont, ao passo que o Ulster jogará a vida em casa contra o Bordeaux, mas com poucas chances para todos os três, uma vez que o Bordeaux hoje é o segundo pior segundo colocado.


 

champions cup

EPCR Champions Cup – Copa Europeia de Rugby

Leinster 57 x 03 Montpellier

Connacht 66 x 21 Zebre

Northampton Saints 28 x 21 Castres

Wasps 17 x 14 Toulouse

Glasgow Warriors 12 x 14 Munster

Racing 34 x 03 Leicester Tigers

Scarlets 22 x 22 Saracens

Bordeaux 06 x 09 Clermont

Toulon 27 x 12 Sale Sharks

Exeter Chiefs 31 x 19 Ulster

 

ClubePaisJogosPontos
Grupo 1
MunsterIrlanda624
Glasgow WarriorsEscócia619
Leicester TigersInglaterra608
RacingFrança605
Grupo 2
WaspsInglaterra622
ToulouseFrança618
ConnachtIrlanda618
ZebreItália600
Grupo 3
SaracensInglaterra624
ToulonFrança616
ScarletsGales611
Sale SharksInglaterra604
Grupo 4
LeinsterIrlanda623
MontpellierFrança616
CastresFrança612
Northampton Saints Inglaterra609
Grupo 5
ClermontFrança626
BordeauxFrança614
Exeter ChiefsInglaterra612
UlsterIrlanda610
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.

 

Foto: Leinster x Montpellier – EPCR/INPHO