Leinster vence clássico irlandês e assume a liderança do PRO12

ARTIGO COM VÍDEOS – Fim de semana de clássicos no PRO12 e queda da sensação Connacht. O então líder da liga caiu em dérbi irlandês contra o Ulster e perdeu a liderança para o Leinster, que derrotou o Munster no clássico irlandês e se igualou em pontos ao Connacht, superando o rival no saldo de pontos. A rodada foi ótima também para Glasgow Warriors e Cardiff Blues, que venceram e estão bem na briga pelas semifinais e pela Champions Cup, respectivamente.

 

Leinster assume a liderança da Liga Ítalo-Celta

Líder surpreendente da competição, o Connacht foi a Belfast, capital da Irlanda do Norte, para tentar sua primeira vitória fora de casa sobre o Ulster desde 1960. E o tabu não foi quebrado, com o Ulster mantendo-se vivo na briga pelas semifinais. 18 x 10 foi o placar, com o Ulster largando em vantagem graças a try em maul de Rory Best. Craig Gilroy  ainda correria antes do intervalo para o segundo try dos donos da casa, que abriam 18 x 3 no placar. Mas, os verdes reagiram no segundo tempo com try de Caolin Blade e os minutos finais foram dramáticos, com o Connacht tentando sem sucesso 1 ponto que lhe daria o bônus necessário para manter a liderança.

 

A derrota do Connacht foi excelente para o Leinster, que recebeu em Dublin o Munster para o superclássico irlandês. O Leinster dominou o início da peleja e quem fez o primeiro try do jogo foi Sexton, achando o espaço entre a defesa vermelha. O primeiro tempo se encerro em 10 x 6 para os azuis, com Sexton e Holland trocando penais. E foi o abertura do Munster que respondeu na segunda etapa fazendo o try que colocou os visitantes na frente. Mas, a pontaria de Sexton esteve mais apurada e com 2 penais no segundo tempo, incluindo um de longa distância, o Leinster emergiu vitorioso por 16 x 13, provando sua força.


Blues e Ospreys prevalecem nos clássicos galeses

Em Gales, dois clássicos nacionais agitaram o fim de semana. Primeiro, o Ospreys manteve vivas suas esperanças de não ficar de fora pela primeira vez em sua história da Champions Cup (a Copa Europeia). Vitória fora de casa sobre o Dragons, 26 x 20, com o primeiro tempo acabando em 19 x 8 para os visitantes, mas com o anfitriões reagindo na segunda etapa. Sam Underhill fez o try da vitória dos Ospreys nos minutos finais.

 

Já em Llanelli, o Scarlets, melhor time galês do momento, caiu diante do Cardiff Blues, que está a 4 pontos de entrar na zona de classificação à Champions Cup. Tom James, Lloyd Williams e Gareth Anscombe fizeram os tries da vitória fora de casa do time da capital, que largou na frente no primeiro tempo, abrindo 18 x 9, para segurar no segundo tempo a tentativa de reação vermelha.


Vitórias escocesas sobre os italianos

Na Itália, o Glasgow Warriors visitou o lanterna Benetton Treviso e abocanhou uma importante vitória, entrando na zona de classificação às semifinais. 38 x 16 para os azuis, com 6 tries de 6 atletas diferentes.

 

Já Edinburgh seguiu dentro da zona de classificação à Champions Cup europeia com vitória tranquilo em casa sobre o Zebre. 29 x 0, com tries de Damien Hoyland (2 vezes), Sam Hidalgo-Clyne e Alex Toolis.

 

Calvisano segue na frente no Eccellenza italianoPor Giorgio Vuerich

O Calvisano confirmou-se líder na Itália vencedo em L’Aquila. Depois de um primeiro tempo terminado em 21 x 7, na segunda metade os campeões italianos dominaram o jogo e enfim marcam oito tries, fechando o placar 54×7

 

No grande jogo do dia, os “Bersaglieri” do Rovigo ganharam no Estadio Zaffanella contra o Viadana. No duelo que não teve tries foi a precisão do pé de Basson que deu o sucesso aos convidados com a pontuação de 6 x 15. Com isso, Rovigo não fez bônus e perdeu um ponto pela luta a liderança.

 

Em Pádua, não os anfitriões do Petrarca de fato atropelaram por 79 x 7 o Piacenza. Sete tries na primeira metade e seis na segunda. Mas, a surpresa da rodada foi a derrota do Mogliano em favor do Fiamme Oro. Os vênetos lideraram até o fim da primeira etapa, 10 x 6. com um try de Zani e cinco pontos de pontapé do Odiete, contra dois penais pelo policial Azzolini. A segunda metade do jogo foi equilibrada até os 68’, quando os romanos marcaram o try da virada com o centro Massaro, convertido para Azzolini 10 x 13. No final, o Moglaino teve uma opportudidade com um penal, mas decidiu de jogar a bola com as mãos ao invés de tentar os poste para o empate.

 

Por fim, teve surpresa também em Roma, com um jogo muito combativo entre a Lazio e o San Donà, que esteve sempre na frente até o final do primeiro tempo, com 12 x 17 no placar. Na segunda metade, houve uma alternância de virada do marcador até a cinco minutos do fim, com o vênetos marcando o try definitivo e fechando o placar em 27 x 29.

 

Na próxima semana, o Campionato d’Eccellenza estará de folga, por conta da decisão do Trofeo Eccellenza, a Copa da Iália.  Viadana e Petrarca Padova vão se enfrentar em Bolonha.
guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Dragons 20 x 26 Ospreys

Ulster 18 x 10 Connacht

Edinburgh 29 x 0 Zebre

Scarlets 22 x 28 Cardiff Blues

Leinster 16 x 13 Munster

Benetton Treviso 16 x 38 Glasgow Warriors

 

Clube País Cidade Jogos Pontos
Leinster Irlanda Dublin 22 73
Connacht Irlanda Galway 22 73
Glasgow Warriors Escócia Glasgow 22 72
Ulster Irlanda Belfast 22 69
Scarlets Gales Llanelli 22 63
Munster Irlanda Limerick/Cork 22 63
Cardiff Blues Gales Cardiff 22 56
Ospreys Gales Swansea 22 55
Edinburgh Escócia Edimburgo 22 54
Dragons Gales Newport 22 26
Zebre Itália Parma 22 24
Benetton Treviso Itália Treviso 22 20

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;
– 1º ao 4º lugares – classificação às Semifinais e à Champions Cup;
– 5º, 6º e 7º lugares – classificação à Champions Cup;
– Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Mogliano 10 x 13 Fiamme Oro

Viadana 6 x 15 Rovigo

Lazio 27 x 29 San Donà

L’Aquila 7 x 54 Calvisano

Petrarca Padova 79 x 7 Lyons Piacenza

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Rovigo Rovigo 18 75
Calvisano Calvisano 18 72
Petrarca Padova 18 58
Mogliano Mogliano 18 56
Viadana Viadana 18 43
San Donà San Donà 18 43
Fiamme Oro Roma 18 40
Lazio Roma 18 25
Lyons Piacenza 18 14
L’Aquila L’Aquila 18 09

– Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
– 1º ao 4º lugares – classificação às Semifinais;
– 10º lugar – Rebaixamento

 

Foto: ©INPHO/James Crombie

Comentários