Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Fim de semana de clássicos no PRO12 e queda da sensação Connacht. O então líder da liga caiu em dérbi irlandês contra o Ulster e perdeu a liderança para o Leinster, que derrotou o Munster no clássico irlandês e se igualou em pontos ao Connacht, superando o rival no saldo de pontos. A rodada foi ótima também para Glasgow Warriors e Cardiff Blues, que venceram e estão bem na briga pelas semifinais e pela Champions Cup, respectivamente.

 

Leinster assume a liderança da Liga Ítalo-Celta

- Continua depois da publicidade -

Líder surpreendente da competição, o Connacht foi a Belfast, capital da Irlanda do Norte, para tentar sua primeira vitória fora de casa sobre o Ulster desde 1960. E o tabu não foi quebrado, com o Ulster mantendo-se vivo na briga pelas semifinais. 18 x 10 foi o placar, com o Ulster largando em vantagem graças a try em maul de Rory Best. Craig Gilroy  ainda correria antes do intervalo para o segundo try dos donos da casa, que abriam 18 x 3 no placar. Mas, os verdes reagiram no segundo tempo com try de Caolin Blade e os minutos finais foram dramáticos, com o Connacht tentando sem sucesso 1 ponto que lhe daria o bônus necessário para manter a liderança.

 

A derrota do Connacht foi excelente para o Leinster, que recebeu em Dublin o Munster para o superclássico irlandês. O Leinster dominou o início da peleja e quem fez o primeiro try do jogo foi Sexton, achando o espaço entre a defesa vermelha. O primeiro tempo se encerro em 10 x 6 para os azuis, com Sexton e Holland trocando penais. E foi o abertura do Munster que respondeu na segunda etapa fazendo o try que colocou os visitantes na frente. Mas, a pontaria de Sexton esteve mais apurada e com 2 penais no segundo tempo, incluindo um de longa distância, o Leinster emergiu vitorioso por 16 x 13, provando sua força.


Blues e Ospreys prevalecem nos clássicos galeses

Em Gales, dois clássicos nacionais agitaram o fim de semana. Primeiro, o Ospreys manteve vivas suas esperanças de não ficar de fora pela primeira vez em sua história da Champions Cup (a Copa Europeia). Vitória fora de casa sobre o Dragons, 26 x 20, com o primeiro tempo acabando em 19 x 8 para os visitantes, mas com o anfitriões reagindo na segunda etapa. Sam Underhill fez o try da vitória dos Ospreys nos minutos finais.

 

Já em Llanelli, o Scarlets, melhor time galês do momento, caiu diante do Cardiff Blues, que está a 4 pontos de entrar na zona de classificação à Champions Cup. Tom James, Lloyd Williams e Gareth Anscombe fizeram os tries da vitória fora de casa do time da capital, que largou na frente no primeiro tempo, abrindo 18 x 9, para segurar no segundo tempo a tentativa de reação vermelha.


Vitórias escocesas sobre os italianos

Na Itália, o Glasgow Warriors visitou o lanterna Benetton Treviso e abocanhou uma importante vitória, entrando na zona de classificação às semifinais. 38 x 16 para os azuis, com 6 tries de 6 atletas diferentes.

 

Já Edinburgh seguiu dentro da zona de classificação à Champions Cup europeia com vitória tranquilo em casa sobre o Zebre. 29 x 0, com tries de Damien Hoyland (2 vezes), Sam Hidalgo-Clyne e Alex Toolis.

 

Calvisano segue na frente no Eccellenza italianoPor Giorgio Vuerich

O Calvisano confirmou-se líder na Itália vencedo em L’Aquila. Depois de um primeiro tempo terminado em 21 x 7, na segunda metade os campeões italianos dominaram o jogo e enfim marcam oito tries, fechando o placar 54×7

 

No grande jogo do dia, os “Bersaglieri” do Rovigo ganharam no Estadio Zaffanella contra o Viadana. No duelo que não teve tries foi a precisão do pé de Basson que deu o sucesso aos convidados com a pontuação de 6 x 15. Com isso, Rovigo não fez bônus e perdeu um ponto pela luta a liderança.

 

Em Pádua, não os anfitriões do Petrarca de fato atropelaram por 79 x 7 o Piacenza. Sete tries na primeira metade e seis na segunda. Mas, a surpresa da rodada foi a derrota do Mogliano em favor do Fiamme Oro. Os vênetos lideraram até o fim da primeira etapa, 10 x 6. com um try de Zani e cinco pontos de pontapé do Odiete, contra dois penais pelo policial Azzolini. A segunda metade do jogo foi equilibrada até os 68’, quando os romanos marcaram o try da virada com o centro Massaro, convertido para Azzolini 10 x 13. No final, o Moglaino teve uma opportudidade com um penal, mas decidiu de jogar a bola com as mãos ao invés de tentar os poste para o empate.

 

Por fim, teve surpresa também em Roma, com um jogo muito combativo entre a Lazio e o San Donà, que esteve sempre na frente até o final do primeiro tempo, com 12 x 17 no placar. Na segunda metade, houve uma alternância de virada do marcador até a cinco minutos do fim, com o vênetos marcando o try definitivo e fechando o placar em 27 x 29.

 

Na próxima semana, o Campionato d’Eccellenza estará de folga, por conta da decisão do Trofeo Eccellenza, a Copa da Iália.  Viadana e Petrarca Padova vão se enfrentar em Bolonha.
guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Dragons 20 x 26 Ospreys

Ulster 18 x 10 Connacht

Edinburgh 29 x 0 Zebre

Scarlets 22 x 28 Cardiff Blues

Leinster 16 x 13 Munster

Benetton Treviso 16 x 38 Glasgow Warriors

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
LeinsterIrlandaDublin2273
ConnachtIrlandaGalway2273
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2272
UlsterIrlandaBelfast2269
ScarletsGalesLlanelli2263
MunsterIrlandaLimerick/Cork2263
Cardiff BluesGalesCardiff2256
OspreysGalesSwansea2255
EdinburghEscóciaEdimburgo2254
DragonsGalesNewport2226
ZebreItáliaParma2224
Benetton TrevisoItáliaTreviso2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Mogliano 10 x 13 Fiamme Oro

Viadana 6 x 15 Rovigo

Lazio 27 x 29 San Donà

L’Aquila 7 x 54 Calvisano

Petrarca Padova 79 x 7 Lyons Piacenza

 

ClubeCidadeJogosPontos
RovigoRovigo1875
CalvisanoCalvisano1872
Petrarca Padova1858
MoglianoMogliano1856
ViadanaViadana1843
San DonàSan Donà1843
Fiamme OroRoma1840
LazioRoma1825
LyonsPiacenza1814
L'AquilaL'Aquila1809
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais;
- 10º lugar - Rebaixamento

 

Foto: ©INPHO/James Crombie