Tempo de leitura: 4 minutos

lions wallabies 4

A espera acabou! Sem vencer uma série de jogos desde 1997 (vencida contra os Boks), os Lions quebram o “jejum” e vencem a série da turnê deste ano contra a Austrália por 2×1.

Em uma partida em que o jogo de conjunto dos Lions superou o jogo de impacto dos Wallabies, os turistas britânicos fizeram história com um placar com 25 pontos de diferença e mais de 40 pontos a favor: Wallabies 16 x 41 Lions.

- Continua depois da publicidade -

Com quatro tries e 21 pontos de Halfpenny, os Lions dominaram a maior parte do jogo; exceção a poucos minutos, em torno de 15, de domínio australiano entre o fim do primeiro tempo e o começo do segundo, em que o time da casa esboçou uma pequena reação: Wallabies fizeram 13 pontos em menos de 5 minutos.

Lions iniciaram o jogo decididos a terminar o longo período sem vencer uma série: logo ao após o kickoff, um scrum foi marcado e logo Alex Corbisiero anotava o primeiro try do jogo, com apenas um minuto de disputa, os Lions estavam na frente. Halfpenny, o incansável e preciso fullback do time visitante, converte o try. Três minutos de jogo, Lions já venciam por 7×0.

Aos 7 minutos, em um penal bem cobrado por Halfpenny, os Lions ampliaram o placar: 10×0. Um minuto depois, penalidade agora para os Wallabies, convertida por Leali’Ifano. Wallabies 3×10.

Até os 30 minutos do primeiro tempo, os Lions dominavam o jogo e os Wallabies notando sua situação de submissão ao jogo dos Lions, só conseguiam cometer penalidades: mais três, inclusive com um cartão amarelo para Ben Alexander. Halfpenny sempre bem preciso, converteu todas. Lions lideravam: 19×3.

Jogando com um a menos, os Wallabies começaram uma pequena reação após um drop goal perdido por parte dos Lions (Sexton). E logo após o retorno de Alexander, os donos da casa marcaram seu try: James O’Connor marcou e Leali’Ifano converteu para dar números finais ao fim da primeira etapa: Wallabies 10×19 Lions.

Aproveitando o ânimo e ganas de seus jogadores e com a queda de rendimento dos Lions, os Wallabies voltaram forçando o jogo como terminaram o primeiro tempo, arrumando dois penais e encostando no placar. Leali’Ifano converteu os penais a 1 e aos 5 minutos do segundo tempo. Susto para os Lions. Placar agora Wallabies 16×19 Lions.

Aos 11 minutos, um penal em um scrum aos 25 metros do ingoal  aliviou um pouco a pressão dos Wallabies para cima dos Lions. Halfpenny converteu: Lions 22×16.

Após um choque entre Hibbard e George Smith, Hibbard, contundido, foi substituído por Tom Youngs. Isso resolveu um dos pontos fracos dos Lions até o momento: os lineouts. Assim, o jogo voltava a se equilibrar.

E aos 17 minutos, em uma  fantástica jogada de Halfpenny, Sexton anotou um belíssimo try para os Lions. Try convertido pelo fullback galês que ampliou a vantagem: Lions 29×16.

A partir deste momento, os Lions passeavam em campo. Demonstrando a força do conjunto perante a um jogo agressivo de choques que a Austrália tentava impor. Will Genia, destaque dos dois jogos anteriores, não conseguia conduzir seu time frente aos Lions.

Não foi difícil aos 24 minutos os Lions romperem novamente a defesa do time da casa para anotar outro try. Novamente com uma bela assistência de Halfpenny, George North avançou para o ingoal e marcou para os Lions. Com a primeira, e única, falha de Halfpenny em não converter o try, o placar já estava dilatado para os Lions: 34×16. E, três minutos depois, Jamie Roberts anotou o último try da partida, que, convertido por Halfpenny daria os números finais para o jogo. Placar final: Wallabies 16×41 Lions.

Com este jogo, os Lions voltam a vencer uma série de turnê após 16 anos. Nesta turnê, os Lions anotaram algumas marcas históricas entre eles, o principal, anotar 41 pontos em uma partida de seleções. Este resultado, complica de vez a situação do técnico da Austrália, Robbie Deans, que já era complicada sobretudo junto ao grupo de jogadores.

Os British and Irish Lions só voltarão a se reunir em 2017, quando visitarão a Nova Zelândia. Já uma possível gira pela Argentina ainda não foi confirmada. Os Wallabies voltarão a receber os Lions em 2025 ou 2029. Com os resultados de 2013, em 9 visitas à Austrália, os Lions venceram 7 séries, contra 2 ganhas pelos Wallabies. Foram 23 partidas entre as duas equipes, com 17 vitórias britânicas e 6 vitórias australianas.

Escrito por: Luis Kolle

 

Wallabies16versus copiar41British and Irish Lions

Austrália 16 x 41 British and Irish Lions, em Sydney

Árbitro: Romain Poite

Wallabies versus British & Irish Lions – Terceiro jogo Tom Richards Cup Test

Sábado, 06 de julho de 2013 às 7h

Local: ANZ Stadium, Sidney

Público: 83702 expectadores.

 

British & Irish Lions

Titulares:

15. Leigh Halfpenny, 14. Tommy Bowe, 13. Jonathan Davies, 12. Jamie Roberts, 11. George North, 10. Jonathan Sexton, 9. Mike Phillips, 8. Tangaki Taulupe Faletau, 7. Sean O’Brien, 6. Dan Lydiate, 5. Geoff Parling, 4. Alun Wyn Jones(C), 3. Adam Jones, 2. Richard Hibbard, 1. Alex Corbisiero.

Suplentes:

16. Tom Youngs, 17. Makovina Vunipola, 18. Dan Cole, 19. Richie Gray, 20. Justin Tipuric, 21. Conor Murray, 22. Owen Farrell, 23. Manusamoa Tuilagi

 

Austrália

Titulares:

15. Kurtley Beale, 14. Israel Folau, 13. Adam Ashley-Cooper, 12. Christian Leali’ifano, 11. Joe Tomane, 10. James O’Connor, 9. Will Genia, 8. Wycliff Palu, 7. George Smith, 6. Ben Mowen, 5. James Horwill(C), 4. Kane Douglas, 3. Ben Alexander, 2. Stephen Moore, 1. Benn Robinson

Suplentes:

16. Saia Fainga’a, 17. James Slipper, 18. Sekope Kepu, 19. Rob Simmons, 20. Ben McCalman, 21. Michael Hooper, 22. Nick Phipps, 23. Jesse Mogg