Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Dunedin é um cemitério de Leões. A história das visitas dos British and Irish Lions à cidade do sul da Nova Zelândia não é nada positivo para os visitantes e a escrita se manteve hoje, terça-feira, com os Highlanders derrotando os Lions por 23 x 22. Nesse que foi o terceiro jogo contra times do Super Rugby, os britânicos mostraram evolução e maior entrosamento, mas cometeram muitos penais e acabaram por pagar o preço.

Os Highlanders (sem Aaron e Ben Smith) começaram mais fortes a disputa e guardaram o primeiro penal aos 4′, com Lima Sopoaga certeiro. Jogando mais soltos e buscando um melhor trabalho com a bola em mãos, os Lions reagiram e, aos 15′, quase comemoraram o try, com Rhys Webb tentando cair em pick and go no in-goal, mas sem sucesso. Os Leões jogavam em vantagem e Biggar empatou com penal.

Sopoaga falhou em chute de penalidade aos 19′, mas o momento era novamente dos neozelandeses e, aos 25′, a pressão total dos Highlanders rompeu a defesa dos Lions, com Naholo quebrando tackle em velocidade para atropelar para o try inaugural da partida.

- Continua depois da publicidade -

Os Lions logo reagiram, passando ao controle das ações. Aos 29′, o jogo de mãos vermelho encaixou, com CJ Stander liberando bola de offload (algo que os Lions não vinham executando) e a jogada encontrou Jonathan Joseph na ponta, para disparar rumo ao primeiro try dos britânicos na partida, 10 x 10. Os visitantes revertaram a estatística de posse de bola a seu favor e seguiram com um aproveitamento maior que os Highlanders em linha quebradas, mas o placar foi igualado ao intervalo.

Na volta, logo aos 42′, Sopoaga buscam uma assistência com os pés em chute cruzado, mas seu passe foi interceptado pelo escocês Tommy Seymour, que correu para o segundo try dos visitantes, abrindo 15 x 10, com a conversão perdida.

Sopoaga voltou a descontar com penal aos 50′ para os kiwis, mas o momento era todo favorável aos Lions, que novamente tinham maior controle territorial e, aos 54′, encontraram seu terceiro try, com o capitão Warburton rompendo a defesa azul. 22 x 13. O rugido dos Leões voltava a ser ouvido na Ilha do Sul. Mas por pouco tempo.

Os Highlanders em nada se abalaram com a adversidade e, aos 60′, Coltman finalizou maul com try para os donos da casa, deixando o marcador em apertados 22 x 20. A pressão apareceu para os dois lados e o quarto final de jogo foi azul, com os Lions errando demais. Aos 73′, os visitantes entregaram penal para os anfitriões, com Banks arrematando o penal que colocou na frente os Highlanders.

Sob a pressão de um segundo insucesso, os Lions foram para cima, mas não encaixaram seu jogo nos minutos derradeiros. Aos 77′, os visitantes arrancaram um penal de 50 metros e optaram pelo chute. Elliot Daly foi o escolhido para a tentativa, mas seu arremate não foi forte o bastante. E a derrota acabou sendo o destino dos Lions. 23 x 20, placar final em Otago.

No sábado, os Lions vão encarar os Maori All Blacks, a seleção maori da Nova Zelândia, que será formada por atletas que não foram chamados para os All Blacks. O jogo ocorre em Rotorua, com os Lions voltando à Ilha do Norte.

 

Highlanders NZ rugby union team logo.svg23versus copiar22

Highlanders 23 x 22 British and Irish Lions, em Dunedin

Árbitro: Angus Gardner (Austrália)

Highlanders

Tries: Naholo e Coltman

Conversões: Sopoaga (1) e Banks (1)

Penais: Sopoaga (2) e Banks (1)

15 Richard Buckman, 14 Waisake Naholo, 13 Malakai Fekitoa, 12 Teihorangi Walden, 11 Tevita Li, 10 Lima Sopoaga, 9 Kayne Hammington, 8 Luke Whitelock (c), 7 Dillon Hunt, 6 Gareth Evans, 5 Jackson Hemopo, 4 Alex Ainley, 3 Siate Tokolahi, 2 Liam Coltman, 1 Daniel Lienert-Brown;

Suplentes: 16 Greg Pleasants-Tate, 17 Aki Seiuli, 18 Siosuia Halanukonuka, 19 Josh Dickson, 20 Jimmy Lentjes, 21 Josh Renton, 22 Marty Banks, 23 Patrick Osborne;


Lions

Tries: Joseph, Seymour e Warburton

Conversões: Biggar (2)

Penais: Biggar (1)

15 Jared Payne, 14 Jack Nowell, 13 Jonathan Joseph, 12 Robbie Henshaw, 11 Tommy Seymour, 10 Dan Biggar, 9 Rhys Webb, 8 CJ Stander, 7 Sam Warburton (c), 6 James Haskell, 5 Iain Henderson, 4 Courtney Lawes, 3 Kyle Sinckler, 2 Rory Best, 1 Joe Marler;

Suplentes: 16 Ken Owens, 17 Jack McGrath, 18 Dan Cole, 19 Alun Wyn Jones, 20 Justin Tipuric, 21 Greig Laidlaw, 22 Owen Farrell, 23 Elliot Daly;

Foto: AllBlacks.com