Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM TRANSMISSÃO AO VIVO – Olhos voltados para Lisboa neste fim de semana. A “Cidade das Sete Colinas” receberá nesse sábado e domingo os decisivos torneios masculino e feminino qualificatórios da Europa para o Pré-Olímpico Mundial. Tanto entre os homens como entre as mulheres doze seleções se enfrentam no Estádio Nacional do Jamor em busca de três vagas no Pré-Olímpico que acontece no ano que vem, valendo a última vaga disponível em cada torneio do Rio 2016.

 

Tanto no masculino como no feminino, a Europa tem direito a uma vaga direta nos Jogos Olímpicos e a quatro lugares no Pré-Olímpico Mundial. A França já garantiu vaga nos dois torneios conquistando os dois Grand Prix Europeus, ao passo que a Grã-Bretanha já havia se classificado também nas duas categorias por suas campanhas na Série Mundial de Sevens Masculina e na Série Mundial de Sevens Feminina. O Grand Prix Europeu também dava uma vaga direta ao segundo colocado no Pré-Olímpico Mundial, deixando as últimas três vagas para serem decididas no Torneio Repescagem em Lisboa. A Espanha assegurou já seu lugar entre os homens, ao passo que entre as mulheres a vaga ficou com a Rússia.

- Continua depois da publicidade -

 

Em Lisboa, o torneio masculino tem como favoritos Rússia, recém-promovida a seleção fixa da Série Mundial de Sevens, e Portugal, que, apesar da má campanha no Grand Prix, tem a vantagem de torcida e provou que ainda é uma das quinze melhores do mundo ao garantir sua permanência como seleção fixa da Série Mundial de Sevens. A Alemanha, que mostrou muita evolução no Grand Prix, é, a princípio, a favorita para o terceiro lugar, mas Bélgica, Geórgia e Itália correm por fora, enquanto a Lituânia tem, surpreendentemente, chances, já que foi a sensação do último Grand Prix, com algumas boas apresentações. A incógnita é a Irlanda, que montou uma seleção de sevens há menos de um ano e foi campeã da terceira divisão europeia. Os irlandeses têm tudo para brigar no nível de Portugal e Rússia inclusive pelo título do torneio, mas, por conta da falta de parâmetros de comparação, os verdes terão ainda que provar sua força. O Grupo A, com isso, se tornou desde já o grupo da morte, com Rússia, Geórgia, Itália e Irlanda.

 

No feminino, a briga será forte entre Espanha, Holanda e Irlanda pelo primeiro lugar do torneio, sendo as três seleções as favoritas às vagas. A principal concorrente é a Itália, que corre por fora, assim como Portugal, que nutre alguma esperança de classificação também.

 

Torneio Masculino

Grupo A: Rússia, Geórgia, Itália e Irlanda

Grupo B: Alemanha, Lituânia, Romênia e Letônia

Grupo C: Portugal, Bélgica, Polônia e Ucrânia

 

Torneio Feminino

Grupo A: Espanha, Portugal, Alemanha e Dinamarca

Grupo B: Irlanda, Ucrânia, Bélgica e Romênia

Grupo C: Holanda, Itália, Finlândia e Suécia

 

Assista ao vivo: