Os mata-matas das Copas Europeias – a Heineken Champions Cup e a Challenge Cup – serão disputados após o Six Nations, no finzinho de março.

Na Heineken Champions Cup, o Leinster apostou em mandar o clássico irlandês contra o Ulster no estádio principal de Dublin, o Aviva Stadium (Lansdowne Road), sabendo da grande demanda por ingressos. Edinburgh também encarará o Munster no principal estádio da Escócia, Murrayfield, ao passo que Saracens e Racing decidiram que ficarão em seus estádios para os duelos contra Glasgow e Toulouse, respectivamente. O Saracens jogará no pequeno Allianz Park, de Londres, enquanto o Racing será mandante na moderna Arena 92, em Paris La Défense.

Apenas o clássico francês entre Racing e Toulouse será no domingo dia 31 de março, com os demais duelos ocorrendo no sábado, dia 30.

Os confrontos de semifinais também já são conhecidos. Vão se enfrentar os vencedores de Saracens/Glasgow e Edinburgh/Munster de um lado e os vencedores de Leinster/Ulster e Racing/Toulouse do outro.

- Continua depois da publicidade -

Já na Challenge Cup, a 2ª copa do continente, as semifinais oporão os vencedores de Clermont/Northampton Saints e Worcester Warriors/Harlequins, Sale Sharks/Connacht e La Rochelle/Bristol Bears.

 

Brexit pode atrapalhar

A grande preocupação da organização da Champions Cup e da Challenge Cup são os confrontos que opõem equipes do Reino Unido com times de fora. Isso porque a data para o Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia) é o dia 29 de março e, por enquanto, nenhum acordo foi selado. Com isso, os vistos das equipes e de torcedores visitantes para cruzarem a fronteira poderão ser um problema, bem como o caos nos aeroportos.

No próprio dia do Brexit haverá o duelo na Inglaterra entre o Sale Sharks, da Inglaterra, e o Connacht, da Irlanda, pela Challenge Cup. No dia 30, pela Champions Cup, Leinster e Ulster duelarão, com o Ulster estando baseado na Irlanda do Norte (que faz parte do Reino Unido), enquanto o Leinster é da República da Irlanda (parte da União Europeia). No mesmo dia, haverá Edinburgh (da Escócia, parte do Reino Unido) contra os irlandeses do Munster, também pela Champions Cup. E no domingo, dia 31, a Challenge Cup contará com mais dois duelos transfronteiriços, opondo La Rochelle (França) e Bristol Bears (Inglaterra) e, depois, Clermont (França) e Northampton Saints (Inglaterra).

 

*Horários de Brasília

Heineken Champions Cup – Copa Europeia 2018-19

Quartas de final

Dia 30/03 – 09h45 – Edinburgh (Escócia) x Munster (Irlanda), em Edimburgo

Dia 30/03 – 12h15 – Saracens (Inglaterra) x Glasgow Warriors (Escócia), em Londres

Dia 30/03 – 14h45 – Leinster (Irlanda) x Ulster (Irlanda), em Dublin

Dia 31/03 – 12h15 – Racing (França) x Toulouse (França), em Paris La Défense

 

Semifinais

Dias 20-21 de abril

Saracens/Glasgow x Edinburgh/Munster

Leinster/Ulster x Racing/Toulouse

 

challenge cup eprc copy copy

Challenge Cup – Copa Desafio Europeu 2018-19

Quartas de final

Dia 29/03 – 16h45 – Sale Sharks (Inglaterra) x Connacht (Irlanda), em Salford (Manchester)

Dia 30/03 – 17h15 – Worcester Warriors (Inglaterra) x Harlequins (Inglaterra), em Worcester

Dia 31/03 – 09h45 – La Rochelle (França) x Bristol Bears (Inglaterra), em La Rochelle

Dia 31/03 – 15h00 – Clermont (França) x Northampton Saints (Inglaterra), em Clermont-Ferrand

 

Semifinais

Dias 19-20 de abril

Clermont/Northampton x Worcester/Harlequins

Sale/Connacht x La Rochelle/Bristol