Tempo de leitura: 3 minutos

Os mata-matas das Copas Europeias – a Heineken Champions Cup e a Challenge Cup – serão disputados após o Six Nations, no finzinho de março.

Na Heineken Champions Cup, o Leinster apostou em mandar o clássico irlandês contra o Ulster no estádio principal de Dublin, o Aviva Stadium (Lansdowne Road), sabendo da grande demanda por ingressos. Edinburgh também encarará o Munster no principal estádio da Escócia, Murrayfield, ao passo que Saracens e Racing decidiram que ficarão em seus estádios para os duelos contra Glasgow e Toulouse, respectivamente. O Saracens jogará no pequeno Allianz Park, de Londres, enquanto o Racing será mandante na moderna Arena 92, em Paris La Défense.

Apenas o clássico francês entre Racing e Toulouse será no domingo dia 31 de março, com os demais duelos ocorrendo no sábado, dia 30.

- Continua depois da publicidade -

Os confrontos de semifinais também já são conhecidos. Vão se enfrentar os vencedores de Saracens/Glasgow e Edinburgh/Munster de um lado e os vencedores de Leinster/Ulster e Racing/Toulouse do outro.

Já na Challenge Cup, a 2ª copa do continente, as semifinais oporão os vencedores de Clermont/Northampton Saints e Worcester Warriors/Harlequins, Sale Sharks/Connacht e La Rochelle/Bristol Bears.

 

Brexit pode atrapalhar

A grande preocupação da organização da Champions Cup e da Challenge Cup são os confrontos que opõem equipes do Reino Unido com times de fora. Isso porque a data para o Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia) é o dia 29 de março e, por enquanto, nenhum acordo foi selado. Com isso, os vistos das equipes e de torcedores visitantes para cruzarem a fronteira poderão ser um problema, bem como o caos nos aeroportos.

No próprio dia do Brexit haverá o duelo na Inglaterra entre o Sale Sharks, da Inglaterra, e o Connacht, da Irlanda, pela Challenge Cup. No dia 30, pela Champions Cup, Leinster e Ulster duelarão, com o Ulster estando baseado na Irlanda do Norte (que faz parte do Reino Unido), enquanto o Leinster é da República da Irlanda (parte da União Europeia). No mesmo dia, haverá Edinburgh (da Escócia, parte do Reino Unido) contra os irlandeses do Munster, também pela Champions Cup. E no domingo, dia 31, a Challenge Cup contará com mais dois duelos transfronteiriços, opondo La Rochelle (França) e Bristol Bears (Inglaterra) e, depois, Clermont (França) e Northampton Saints (Inglaterra).

 

*Horários de Brasília

Heineken Champions Cup – Copa Europeia 2018-19

Quartas de final

Dia 30/03 – 09h45 – Edinburgh (Escócia) x Munster (Irlanda), em Edimburgo

Dia 30/03 – 12h15 – Saracens (Inglaterra) x Glasgow Warriors (Escócia), em Londres

Dia 30/03 – 14h45 – Leinster (Irlanda) x Ulster (Irlanda), em Dublin

Dia 31/03 – 12h15 – Racing (França) x Toulouse (França), em Paris La Défense

 

Semifinais

Dias 20-21 de abril

Saracens/Glasgow x Edinburgh/Munster

Leinster/Ulster x Racing/Toulouse

 

challenge cup eprc copy copy

Challenge Cup – Copa Desafio Europeu 2018-19

Quartas de final

Dia 29/03 – 16h45 – Sale Sharks (Inglaterra) x Connacht (Irlanda), em Salford (Manchester)

Dia 30/03 – 17h15 – Worcester Warriors (Inglaterra) x Harlequins (Inglaterra), em Worcester

Dia 31/03 – 09h45 – La Rochelle (França) x Bristol Bears (Inglaterra), em La Rochelle

Dia 31/03 – 15h00 – Clermont (França) x Northampton Saints (Inglaterra), em Clermont-Ferrand

 

Semifinais

Dias 19-20 de abril

Clermont/Northampton x Worcester/Harlequins

Sale/Connacht x La Rochelle/Bristol