Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Rugby League australiano (o rugby de 13 jogadores) conheceu seus dois grandes finalistas, que se enfrentarão no próximo domingo, em Sydney. E, pela segunda vez nos últimos 10 anos nenhum clube de Sydney estará na decisão. Em campo estão o Melbourne Storm, que parte em busca de seu 3º título nacional válido (ou 5º, se contarmos os 2 títulos cassados da equipe), o primeiro desde 2012, e o North Queensland Cowboys, campeão pela primeira vez em 2015, partindo em busca de sua segunda taça.

Na sexta, o Storm recebeu o Brisbane Broncos e provou por que terminou a primeira fase com a melhor campanha geral, aplicando indiscutíveis 30 x 00 sobre o poderoso oponente, em um jogo de 4 tries não respondidos a favor dos roxos. O veterano Billy Slater (foto) roubou a cena correndo para 2 tries, para o delírio dos fãs.

Depois, no sábado, foi a vez do segundo melhor time até então, o Sydney Roosters, receber o North Queensland Cowboys, que chegava como azarão, após terminar a primeira fase em 8º lugar. Porém, após vencer os dois primeiros jogos do mata-mata fora de casa, o time de Townsville se fez valer de novo da condição de franco atirador e triunfou pela terceira vez como visitante, fazendo um impressionante 29 x 16. O visitantes largaram na frente com try de Te Maire Martin, mas os Roosters se puseram em vatagem com tries de Latrell Mitchell, antes do intervalo, e de Connor Watson. Kane Linnett devolve a vantagem aos Cowboys, mas Blake Ferguson pôs os anfitriões na frente aos 61′. E aí North Queensland cresceu na reta final e selou sua vitória com tries de Kyle Feldt e Scott Bolton.

- Continua depois da publicidade -

Outro jogo tradicional ainda rolou na Oceania, o duelo anual na Papua Nova Guiné entre a seleção da casa e o Prime Minister XIII da Austrália, a seleção australiana formada apenas por atletas dos clubes eliminados na primeira fase da NRL. A vitória, mais uma vez, foi australiana, por 48 x 08, no aquecimento para a Copa do Mundo de Rugby League, que começará no mês que vem.

Na Inglaterra, a Super League chegou ao fim de seu Octogonoal final, com os confrontos de semifinais conhecidos. O Wigan Warriors perdeu a chance do título sendo atropelado pelo já eliminado Wakefield Wildcasts. O resultado favoreceu Hull FC e St. Helens Saints, que conseguiram grandes vitórias fora de casa. O Hull atropelou o líder Castleford Tigers, ao passo que o St. Helens derrotou o eliminado Salford Red Devils. Com isso, os confrontos das semifinais oporão Castleford e St. Helens de um lado, Leeds e Hull FC do outro.

Por fim, o The Qualifiers, o Octogonal de promoção e rebaixamento da Super League, envolvendo os 4 últimos colocados da primeira divisão e os 4 melhores da segunda divisão, chegou ao fim. Warrington Wolves e Widnes Vikings asseguraram suas permanências na elite, ao passo que o Hull Kingston Rovers, rebaixado no ano passado, garantiu seu retorno à Super League de 2018. O quarto e o quinto colocados, o Leigh Centurions e os franceses do Catalans Dragons, ainda terão um último duelo, na casa do Leigh, e quem perder estará rebaixado. O Catalans Dragons é um dos dois clubes franceses hoje jogando no Rugby League inglês e se for rebaixado enfrentará na segunda divisão do ano que vem seu compatriota Toulouse Olympique, que não conseguiu a promoção.

 

nrl

NRL – Campeonato Australiano de Rugby League

Semifinais

MelbourneStorm copy copy30versus copiar00Brisbane Broncos logo.svg copy copy

Melbourne Storm 30 x 00 Brisbane Broncos, em Melbourne

16versus copiar29North Queensland Cowboys copy copy copy

Sydney Roosters 16 x 29 North Queensland Cowboys, em Sydney

FINAL – dia 01/10

MelbourneStorm copy copyversus copiarNorth Queensland Cowboys copy copy copy

Melbourne Storm x North Queensland Cowboys, em Sydney

 

Amistoso

Papua Nova Guiné 08 x 48 Austrália Prime Minister XIII, em Port Moresby

 

super league 2017 logo

Betfred Super League – Campeonato Inglês de Rugby League

Wakefield 32 x 00 Wigan

Castleford 16 x 48 Hull

Huddersfield 12 x 36 Leeds

Salford 04 x 30 St. Helens

ClubesCidadeJogosPontos
Super 8s
Castleford TigersCastleford3050
Leeds RhinosLeeds3040
Hull FCKingston-upon-Hull3035
St. Helens SaintsSt. Helens3033
Wakefield Trinity WildcatsWakefield3032
Wigan WarriorsWigan3031
Salford Red DevilsSalford3028
Huddersfield GiantsHuddersfield3025
The Qualifiers
Warrington WolvesWarrington714
Widnes VikingsWidnes710
Hull Kingston RoversKingston-upon-Hull710
Leigh CenturionsLeigh708
Catalans DragonsPerpignan (França)708
London BroncosLondres703
Featherstone Rovers Featherstone701
Halifax RLFCHalifax700

 

Semifinais

Dia 28/09 – Castleford Tigers x St. Helens Saints, em Castleford

Da 29/09 – Leeds Rhinos x Hull FC, em Leeds

 

Repescagem de Promoção

Dia 30/09 – Leigh Centurions x Catalans Dragons, em Leigh



Foto: Melbourne Storm