Tempo de leitura: 2 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A segunda quinta-feira de todo mês de dezembro é especial no rugby inglês, pois é a data tradicional do Varsity Match, a partida anual entre os selecionados das universidade de Oxford e Cambridge, que se enfrentam por uma das mais prestigiadas rivalidades do mundo esportivo. A taça que é disputada desde 1872 já foi nos tempos amadores, por décadas e mais décadas, um verdadeiro encontro entre grandes jogadores das seleções britânicas, mas acabou perdendo espaço desde o advento do profissionalismo há 20 anos. Ainda assim, o jogo mantém seu charme e neste ano contou com a presença de ninguém menos que o galês Jamie Roberts, com 74 jogos por Gales e 3 pelos British and Irish Lions.

 

Mas, nem com Roberts vestindo a camisa de Cambridge, os Light Blues quebraram o jejum e quem falou mais alto foi Oxford, batendo um recorde. Pela primeira vez na história centenária do Varsity Match uma equipe venceu seis anos seguidos a taça. E não foi fácil a vitória dos Dark Blues. 12 x 6, sem tries, com George Cullen chutando quatro penais para Oxford. Para piorar para Cambridge, Roberts saiu lesionado e só deverá voltar aos gramados por seu novo clube, o Harlequins, no fim da temporada. Com mais e 25 mil torcedores presentes, Oxford levantou sua 59ª taça do Varsity Match, contra 61 de Cambridge, que ainda lidera o histórico.

- Continua depois da publicidade -

 

O Brasil já foi representado no Varsity Match. Em 1961, atuou por Cambridge Collin Allan, nascido em Barretos, era considerado à época um dos grandes jogadores do time azul celeste. Já em 2007, foi a vez de Juliano Fiori – hoje atleta da seleção brasileira de sevens – vestir a camisa de Cambridge.

 

Mulheres ganham seu espaço finalmente

Além do jogo masculino, hoje Twickenham recebeu pela primeira vez o Varsity Match feminino, que ganhou o espaço que merece. Em campo, ao contrário do masculino, o que se viu foi um jogo de um time só, com Cambridge levando a melhor e fazendo 52 x 0 sobre Oxford, garantindo a glória do dia ao lado azul claro.

 

Masculino

Feminino

1 COMENTÁRIO

  1. Correção: no artigo publicado por vocês dá a entender que “varsity match” é exclusivamente rugby entre Oxford e Cambridge, sendo que na realidade é melhor definido como jogos universitarios das mais variadas modalidades, e nao apenas entre oxford e cambridge.. mas por universidades no Reino Unido todo!
    De resto, parabens pelo site.. cobrindo o rugby nas mais variadas ocasiões possíveis!