No fim de semana em que começou o Sul-Americano, a NACRA (Associação de Rugby da América do Norte e Caribe) conheceu os finalistas de seu campeonato. Pela primeira vez em sua história, o México avançou à decisão após conquistar grande vitória sobre as Ilhas Cayman, 24 x 3 fora de casa. Las Serpientes terão na decisão os Rainbow Warriors de Trinidad e Tobago. No clássico regional, o trinitenses venceram a atual campeã Guiana por 22 x 15 e garantiram a vaga na finalíssima.

O feito mexicano é ainda mais notável pois, no ano passado, a equipe estava na segunda divisão da região. A final ainda terá data e local anunciados.

 

Montenegro vence pela primeira vez na Europa

- Continua depois da publicidade -

Na Europa foi dada a largada para a última divisão do Europeu de Nações. A chamada 3ª divisão, que corresponde ao 7º escalão do campeonato (e à 8ª divisão europeia, se o Six Nations for incluído), é disputada em sede única e, em 2015, é o debutante Montenegro que recebe a competição.

Com a exclusão da Grécia, por problema políticos e financeiros, Montenegro colocou em campo também uma seleção B, o President’s XV, que caiu por 82 x 0 diante da Eslováquia, na primeira semifinal. No outro jogo, o time principal de Montenegro enfrentou a Estônia e conquistou sua primeira vitória em partidas oficiais, triunfando por 29 x 27. Com isso, montenegrinos e eslovacos farão a grande final, decidindo quem será o campeão do torneio de 2015. No ano que vem, os mesmos times voltarão a se enfrentar em outro torneio no mesmo formato e o melhor time no agregado será promovido à 2ª Divisão D de 2017.

Além da 3ª Divisão, o Europeu de Nações teve ainda mais um jogo, e foi uma partida de grande importância para a 2ª Divisão A. Jogando fora de casa, a República Tcheca conquistou uma vitória crucial para as suas ambições de promoção à 1ª Divisão B. Os tchecos foram à Croácia e derrotaram o time da casa por 12 x 9, em jogo de dois tries e uma conversão para os tchecos contra três penais dos croatas, que chegaram a ir ao intervalo em vantagem de 9 x 5, mas levaram a virada.

 

rugby europe copy

2ª Divisão A do Europeu de Nações – 3ª divisão da Rugby Europe

Croácia 9 x 12 República Tcheca, em Zagreb

 

 

3ª Divisão do Europeu de Nações – 7ª divisão da Rugby Europe 

Semifinais

Montenegro 29 x 27 Estônia, em Bar

Montenegro President’s XV 0 x 82 Eslováquia, em Bar

 

3º lugar – dia 14/04

Estônia x Montenegro President’s XV, em Budva

 

Final – dia 14/04

Montenegro x Eslováquia, em Budva

 

NACRA

NACRA Cup – 2ª Divisão do Campeonato do Caribe

Trinidad e Tobago 22 x 15 Guiana, em Port-of-Spain

Ilhas Cayman 3 x 24 México, em Georgetown

 

NACRA Cup – 2ª Divisão do Campeonato do Caribe

Santa Lúcia 19 x 36 Curaçao, em Castries