Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Enquanto os torcedores dos Bleus se desesperavam com a retrospectiva do que foi, provavelmente, o pior ano da história da seleção francesa, as equipes do Top 14 se despediam de 2017 com uma rodada de tirar o fôlego, que mexeu com a parte de cima e de baixo da tabela. O Montpellier (2º) foi surpreendido, fora de casa pelo Brive (12º) o resultado alterou as duas pontas do campeonato, com o La Rochelle (1º), que bateu em seus domínios o Agen (13º), reassumindo a liderança e ainda empurrando o Agen para a zona de rebaixamento.

O Top 14 terminou o ano com uma grande surpresa, o Montpellier viajou para enfrentar o  Brive, que luta contra o rebaixamento e  acabou surpreendido pelos donos da casa, que fizeram a melhor apresentação da temporada e saíram de campo com uma vitória por 29 a 10, conquistando o primeiro ponto bônus ofensivo da equipe no campeonato. Enquanto o torcedor azul e branco se desesperava com a aparente incapacidade do time em lidar com um adversário tecnicamente inferior na costa atlântica o La  Rochelle atropelava o Agen por 47 a 6, para delírio da sua fanática torcida. Os dois resultados juntos alteraram a tabela, o La Rochelle assume a liderança da competição enquanto o Brive deixa a zona de rebaixamento.


O melhor da rodada, porém ficou para o final, fechando o ano o Clermont (10º) recebeu o Castres (3º) no ultimo jogo da rodada, com as duas equipes estrelando uma partida épica,  vencida pelos visitantes por 31 a 27. Depois de um primeiro tempo desastroso o Castres voltou do intervalo decidido a virar a partida, fazendo uma grande segunda etapa que só terminou aos 48’.  Resultado é a sétima vitória seguida do time azul, que já ocupa a terceira posição, do lado dos donos da casa a situação é  inversa com a equipe muito próxima de dar adeus as chances de uma eventual final.

No clássico da rodada o Toulouse (6º) fez a lição de casa batendo poderoso Toulon (5º)  por 18 a 13, a partida teve pouco do flair que fez o rugby francês famoso, com ambas as equipes apostando no jogo físico. Os occitanos venceram sem colocar a bola no chão com quatro penais do fullback Thomas Ramos e dois drops do abertura Zack Holmes, uma vitória porém é uma vitória e mantém o Toulouse na briga por uma vaga nas finais. Ainda sonhando com uma vaga o Lyon (7º) busca reencontrar o bom rugby que colocou a equipe na liderança da competição, o time conquistou uma importante vitória, em casa, diante do Pau (9º) por 35 a 23, com destaque para a vontade da equipe que jogou  toda a segunda etapa com um a menos.


O réveillon em Paris recebe turistas do mundo todo e as equipes da cidade luz não passaram vexame no dia de festas. O Racing (4º) não teve grandes dificuldades para bater, fora de casa, o fraquíssimo Oyonnax (14º) por 16 a 12 com a equipe do interior se afundando ainda mais na lanterna da competição. Em Paris, o Stade Français (11º) fez uma excelente partida conquistando uma vitória bonificada diante do Bordeaux (8º) por 22 a 12, com o resultado o time da capital se afasta da zona de rebaixando enquanto o time da terra dos vinhos vê a zona de classificação para as finais ficar mais distante.


 

Top 14 logo novo

- Continua depois da publicidade -

Top 14 – Campeonato Francês 2017-18

La Rochelle 47 x 06 Agen

Stade Français 22 x 12 Bordeaux

Brive 29 x 10 Montpellier

Oyonnax 12 x 16 Racing

Toulouse 18 x 13 Toulon

Lyon 35 x 23 Pau

Clermont 27 x 31 Castres

ClubeCidadeJogosPontos
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2680
ToulouseToulouse2674
ToulonToulon2673
Lyon Lyon2670
CastresCastres2669
La RochelleLa Rochelle2667
PauPau2666
ClermontClermont-Ferrand2654
Bordeaux-BèglesBordeaux2648
AgenAgen2646
Stade FrançaisParis2642
OyonnaxOyonnax2639
BriveBrive2636
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto

 

Escrito por: Diego Gutierrez