Tempo de leitura: 3 minutos

O ano de 2017 é o ano do XV feminino no mundo, com a Copa do Mundo rolando em agosto, na Irlanda. Porém, na próxima sexta-feira, dia 3, será dado o pontapé inicial para outro torneio de ponta da modalidade na Europa, o Six Nations Feminino.

 

Com cinco das seis seleções classificadas ao Mundial (apenas a Escócia não estará na Copa do Mundo), o Six Nations será um termômetro realista para medirmos como algumas das principais concorrentes ao título estão. Inglaterra, França e Irlanda despontam como as grandes forças europeias e cada uma em sua credencial.

- Continua depois da publicidade -

 

A Inglaterra é a atual campeã da Copa do Mundo (de 2014), atual vice líder do Ranking Mundial (atrás da Nova Zelândia) e a maior campeã da história do Six Nations, mas enfrenta sua maior seca de títulos, estando sem conquistar o título europeu desde 2012. Para o ânimo das inglesas, no entanto, as Red Roses venceram Irlanda e França em amistosos em novembro do ano passado, reafirmando a condição de favoritas para fevereiro e março. Serão três jogos em casa para as Red Roses, incluindo uma partida no monumental Twickenham, para embalar a equipe.

 

A França é a atual campeã do Six Nations, tendo vencido dois títulos nos últimos quatro anos. As Bleues ocupam hoje o quarto lugar no Ranking mundial e estão sedentas por alcançarem neste ano o que jamais conseguiram: disputar a final da Copa do Mundo. As francesas, para isso, precisam de mais uma grande campanha no Six Nations, o que não será nada fácil, pois enfrentarão inglesas e irlandesas fora de casa.

 

A Irlanda também coleciona dois títulos do Six Nations nos últimos quatro anos (2015 e 2013) e é a atual quinta colocada do Ranking. As verdes terão a vantagem do mando de jogo contra inglesas e francesas, mas pesadas derrotas em casa nos amistosos de novembro contra Nova Zelândia e Canadá colocam dúvidas sobre o processo de renovação pelo qual passa a equipe.

 

Gales aparece como a quarta força, tendo obtido alguns resultados expressivos recentemente, como uma vitória sobre a França no ano passado. Já a Itália pode se considerar equiparada a Gales, após vencer justamente as galesas em 2016. A Escócia é a equipe mais fraca e não vence um jogo no torneio desde 2010, tendo acumulado seis anos seguidos com a colher de pau.

 

Assim como os homens, as mulheres terão a mesma novidade do sistema de ponto bônus. Grand Slam (cinco vitórias em cinco jogos), a Tríplice Coroa (três vitórias nos jogos entre Inglaterra, Irlanda, Gales e Escócia) e a Colher de Pau (último lugar na classificação) também estão em disputa, como no torneio masculino.

 

Não haverá transmissão para o Brasil.

 

Tabela 2017

1ª rodada

Dia 03/02 – Itália x Gales, em Iesi

Dia 03/02 – Escócia x Irlanda, em Cumbernauld

Dia 04/02 – Inglaterra x França, em Londres

 

2ª rodada

Dia 10/02 – Gales x Inglaterra, em Cardiff

Dia 11/02 – França x Escócia, em La Rochelle

Dia 12/02 – Itália x Irlanda, em L’Aquila

 

3ª rodada

Dia 24/02 – Escócia x Gales, em Cumbernauld

Dia 25/02 – Inglaterra x Itália, em Londres

Dia 26/02 – Irlanda x França, em Dublin

 

4ª rodada

Dia 11/03 – Gales x Irlanda, em Cardiff

Dia 11/03 – Inglaterra x Escócia, em Londres

Dia 12/03 – Itália x França, em Parma

 

5ª rodada

Dia 17/03 – Escócia x Itália, em Cumbernauld

Dia 17/03 – Irlanda x Inglaterra, em Dublin

Dia 18/03 – França x Gales, em Brive

 

 PaísNúmero de títulos Número de Grand Slams**Número de Tríplices Coroas***Número de Colheres de Pau****Número de participações
Inglaterra171420026
França65-023
Irlanda212526
Escócia111726
Gales001826
Itália00-315
Espanha*00-27
* A Espanha participou do torneio de 1996 a 2002, mas não participa mais

** Grand Slam = Quando uma equipe vence todas as partidas do torneio

*** Tríplice Coroa (Triple Crown) = Quando Inglaterra, Escócia, Gales ou Irlanda derrotam todos as demais nações dos Ilhas Britânicas. França e Itália não disputam a Tríplice Coroa;

**** Colher de Pau = Quando uma seleção perde todas as partidas na competição.