Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O kick-off da edição 2016 do Campeonato Mundial M20 foi dado nessa terça-feira na Inglaterra com as 12 melhores seleções M20 do mundo entrando em campo. A primeira rodada teve vitórias de Nova Zelândia, Irlanda, Escócia, Inglaterra, Argentina e África do Sul. A segunda rodada rolará no sábado.

 

Irlanda derruba campeão do Six Nations

- Continua depois da publicidade -

No Grupo A, Irlanda e Nova Zelândia largaram na frente. Os Baby Blacks, atuais campeões, deram as boas vindas aos novatos da Geórgia, que estrearam na competição após faturarem o último Troféu Mundial Junior. O resultado foram as primeiras feridas de guerra para os georgianos, que caíram por 55 x 0, com nada menos que 9 tries marcados pelos neozelandeses.

 

O jogo mais empolgante ficou por conta do clássico celta entre Gales, campeão do Six Nations M20 de 2016, e a Irlanda. O jogo foi empolgante e os irlandeses puseram fim à invencibilidade galesa no ano vencendo por emocionantes 26 x 25. Quando o fullback irlandês Jacob Stockdale fez seu segundo try no jogo e o terceiro verde na partida a vantagem do Trevo subira para 26 x 20. Gales foi para cima e conseguiu o try que poderia ter garantido a sua vitória, com o ponta Keelan Giles, que também anotava seu segundo try no jogo. Porém, a conversão foi perdida e a vitória coube aos verdes.


Troco amargo da Copa do Mundo: Escócia vence Austrália na Inglaterra

No Grupo B, todas as atenções estavam sobre o time da casa, a Inglaterra, que se reerguera de um péssimo Six Nations M20 para garantir uma tranquila vitória sobre a frágil Itália por 48 x 10.

 

Entretanto, foi o outro duelo da chave que roubou a cena. Escócia e Austrália reeditaram duelo que deu muito o que falar na Copa do Mundo adulta de 2015, quando os Wallabies bateram os escoceses nas quartas de final em jogo controverso. Desta vez, no M20, quem levou a melhor foi a Escócia, com sua jovem geração mostrando que o rugby escocês está em bom caminho. 15 x 10 para os escoceses, com o ponta Darcy Graham fazendo o try da vitória aos 65′.

 

Boks aliviados e Pumitas extasiados

No Grupo C, África do Sul e Japão protagonizaram outro confronto que marcara a Copa do Mundo de 2015. Desta vez, no entanto, os sul-africanos saíram com uma vitória contundente por 59 x 19. Contudo, os japoneses fizeram a alegria da torcida no primeiro tempo quando chegaram a liderar o placar por 19 x 07 graças a 3 tries do poderoso ponta Ataata Moeakiola, nascido em Tonga. Porém, os Boks deram a volta por cima no segundo tempo com um total de 8 tries para tranquilizar seu torcedor.

 

O grande jogo do grupo se deu entre França e Argentina, que fizeram uma das melhores partidas da primeira rodada. Os franceses mostraram qualidade com belo try do scrum-half Antoine Dupont, abrindo 8 x 6 antes do intervalo. A vantagem dos Bleuets se ampliou com um penal try no scrum na segunda etapa, mostrando domínio do pack francês sobre o argentino. Contudo, os Pumitas se mantiveram no páreo graças aos penais chutados por Miotti e Elías e reagiram brilhantemente na reta final. Aos 71′, o scrum-half Lautaro Bazán fez o try da virada argentina e, aos 74′, Bautista Stávile anotou na velocidade o segundo e último try sul-americano, colocando números finais na disputa: Argentina 24 x 15, com final emocionante.


world rugby logo

World Rugby U20s Championship – Campeonato Mundial M20 – na Inglaterra

1ª rodada

França 15 x 24 Argentina, em Salford

África do Sul 59 x 19 Japão, em Manchester

Gales 25 x 26 Irlanda, em Manchester

Austrália 10 x 15 Escócia, em Salford

Nova Zelândia 55 x 00 Geórgia, em Salford

Inglaterra 48 x 10 Itália, em Manchester

 

SeleçaoJogosPontos
Grupo A
Irlanda313
Nova Zelândia310
Gales307
Geórgia301
Grupo B
Inglaterra314
Escócia309
Austrália307
Itália300
Grupo C
Argentina313
África do Sul311
França306
Japão300

 

2ª rodada – Sábado, dia 11 de junho

09h30 – Austrália x Itália, em Salford

09h30 – Nova Zelândia x Irlanda, em Manchester

11h45 – Gales x Geórgia, em Manchester

11h45 – França x Japão, em Salford

14h00 – África do Sul x Argentina, em Salford

14h00 – Inglaterra x Escócia, em Manchester