Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Fim de semana de mata-mata da Copa Europeia! A Champions Cup definiu seus semifinalistas entre sábado e domingo. São eles Munster e Leinster, da Irlanda, Saracens, da Inglaterra, e Clermont, da França. Um ano após não ter nenhum time entre os semifinalistas, o PRO12 voltou a ser maioria na fase, com o rugby irlandês despontando.

 

A Copa Europeia retornará nos dias 22 e 23 de abril, com o Munster jogando na Irlanda (em Dublin) contra o atual campeão Saracens e com o Clermont recebendo na França, em Lyon, o Leinster. A final será em Edimburgo, na Escócia, no dia 13 de maio.

- Continua depois da publicidade -

 

Sábado de choques de super campeões

Os duelos de sábado opuseram clubes que já venceram mais de uma vez a competição. E com duas partidas em solo irlandês foram os mandantes que falaram mais alto.

 

Jogando em casa, o Leinster despachou ninguém menos que o líder do Campeonato Inglês, o estrelado Wasps, 32 x 17. A partida largou com troca de penais e um incrível try perdido pelos Wasps, pelo sul-africano Willie Le Roux, que cruzou o in-goal, quando os visitantes estavam melhores, mas largou a bola antes do apoio em seu mergulho. Quem não faz, leva, e o Leinster puniu os ingleses com tries de Isa Nacewa e  Jac Conan, ambos com participação do fullback Joey Carberry, em grande dia. Henshaw ainda faria o terceiro try aos 40′ e o Leinster foi ao intervalo em 22 x 03. Os Wasps reagiram e remaram no placar no segundo tempo, com Chris Wade e Jimmy Gopperth cravaram tries aos 52′ e aos 59′, deixando o jogo em aberto. Mas, aos 73′, Fergus McFadden liquidou a fatura com o try da vitória do time de Dublin, 32 x 17.

 

Depois, em Limerick, foi a vez do Munster receber o Toulouse, maior campeão do torneio, em embate de times que já dominaram no passado a competição. O placar de 41 x 16 para os irlandeses não refletiu o jogo, de primeiro tempo parelho em 13 x 09 apenas para os donos da casa (try do pilarzão John Ryan). Aos 47′, na força do pack, CJ Stander fez try crucial para o Munster, mas  linha do Toulouse ainda funcionou aos 54′, com arrancada para o try de Paul Perez. Foi apenas com o try de Sweetnam, aos 75′, que o Munster consolidou sua vitória, tendo tempo ainda para um último try, com Conway.

 

Domingo vermelho e amarelo

O domingão começou com embate entre ingleses e escocesa, com o atual campeão Saracens recebendo o Glasgow Warriors, que voltava a uma quartas de final pela primeira vez desde 1998. Base da seleção escocesa, os Warriors ameaçaram os Saracens, mas não conseguiram quebrar a invencibilidade londrina na competição, que vem desde 2015. Os Sarries começaram com tudo, tendo dois tries anulados, um em cada ponta, no detalhe, até que, aos 31′, Chris Ashton rompeu para o primeiro try dos campeões. Os Warriors ainda cresceram no começo da segunda etapa e, em saída de scrum, Finn Russell chutou cruzado para Lee Jones correr para o try da reação escocesa. O Saracens não se abalou e, aos 59′, Marcelo Bosch rompeu a defesa de Glasgow para o try decisivo, que abriu 21 x 08. O fôlego dos visitantes para a reação caiu e, aos 73′, Barritt fez o try que liquidou a fatura para os ingleses. E tinha tempo ainda para Chris Ashton fazer seu segundo try e se igualar ao francês Vincent Clerc como o maior artilheiro em tries da história da Copa Europeia. 38 x 13.

 

Fechando as quartas de final, Clermont-Ferrand recebeu o clássico francês entre Clermont e Toulon, reeditando final de 2015. Sem espaços, o primeiro tempo foi movimentado apenas pelos penais, com 6 x 6 pelos pés de Halfpenny e Parra, mas com penais perdidos dos dois lados. No segundo tempo, os amarelos cresceram e seu jogo de mãos de maior qualidade produziu, aos 60′, o try crucial da partida. com Nakaitaci arrancando na ponta para colocar 16 x 09 de frente para o Clermont. Ainda com o placar em aberto, o Toulon foi para cima, mas o Clermont respondeu clinicamente com um drop goal inteligente de Camille Lopez, decisivo, aos 70′. O arremate matou o jogo, o Toulon foi para o desespero e levou o try final de Penaud em contra-ataque aos 80′. Clermont ainda na busca por seu primeiro título da Champions Cup, 29 x 09.

 

champions cup

EPCR Champions Cup – Copa Europeia de Rugby

Quartas de final

Leinster32versus copiar17

Leinster (Irlanda) 32 x 17 Wasps (Inglaterra), em Dublin

 

Munster copy41versus copiar16

Munster (Irlanda) 41 x 16 Toulouse (França), em Limerick

 

Saracens logo38versus copiar13Glasgow Warriors

Saracens (Inglaterra) 38 x 13 Glasgow Warriors (Escócia), em Londres

 

clermont copy copy29versus copiar09Toulon copy

Clermont (França) 29 x 09 Toulon (França), em Clermont-Ferrand

 

Semifinal

Dias 22/23 de abril 

Munster x Saracens, em Dublin

Clermont x Leinster, em Lyon

 

Foto: Munster – INPHO/EPCR