Na Copa Europeia, Clermont, Racing, Stade Français, Toulon e Ulster comemoram

ARTIGO COM VÍDEOS – Neste final de semana, o Top 14 francês foi interrompido para que as seis partidas envolvendo times do país pelas Copa Europeia fossem realizadas – cinco pela Champions Cup e uma pela Challenge Cup, todas na França. Os jogos deveriam ter sido disputados em novembro, mas foram adiados por conta dos atentados terroristas em Paris.

 

E o resultados nos jogos válidos pela Champions Cup foi pura alegria para os clubes franceses, que triunfaram em quatro dos cinco duelos, com Clermont e Racing assegurando a liderança de seus grupos e Toulon e Stade Français encostando de vez na briga pela classificação. Apenas o Oyonnax não teve o que comemorar, caindo cruelmente contra o Ulster.

 

Clermont e Racing líderes

Pelo Grupo 2, Clermont e Bordeaux se enfrentaram na sexta-feira, abrindo a rodada em jogo crucial para os dois lados. E quem falou mais alto foi a experiência do Clermont, que garantiu 28 x 10 e assumiu a liderança da chave, 2 pontos acima do Ospreys e 8 pontos acima do agora desesperado Bordeaux.

 

O Clermont liderou o placar a partida inteira, com Abendanon costurando para o primeiro try, aos 17′. O poder do maul do Bordeaux falou alto aos 32′, com Maynadier fazendo o try que deixou o Union na cola no placar. Mas, antes do intervalo, Camille Lopez se infiltrou para o segundo try dos amarelos, abrindo boa frente. No segundo tempo, Julien Le Devedec recebeu vermelho e deixou o Bordeaux sem poder de reação. O Clermont ainda fez mais um try, aos 70′, com Nakaitaci, dando números finais em Bordeaux, com 28 x 10 para os visitantes.

 

Já em Paris, no sábado, o Racing pulou para a liderança do Grupo 3 ao derrotar os escoceses do Glasgow Warriors, em jogo que também era vital para os dois lados. A peleja começou parelho, com Carter e Russell trocando penais. O primeiro try saiu aos 28′, com o gigante Tameifuna rompendo e cravando para os donos da casa. O jogo ganhou em qualidade e fluidez na segunda etapa, com o jogo de mãos francês se sobressaindo. Mas, foi o pack do Racing que resolveu, com Szarzewski, aos 43′, e Ben Arous, aos 50′, rompendo a defesa escocesa em dois mauls para abrir boa frente. O Glasgow ainda faria seu try aos 59′ com Nakarawa, mas o argentino Carizza, em mais um maul devastador, aos 80′, garantiu a vitória bonificada aos parisienses. 34 x 10, que fizeram os azuis abrirem 7 pontos sobre os Saints e 8 sobre os Warriors, com apenas dois jogo pela frente.

 

Toulon e Stade Français chegando

Pelo Grupo 4, o Stade Français se manteve na cola do Leicester Tigers na briga pela ponta. O campeão do Top 14 recebeu e não teve dificuldades para vencer o combalido Munster, da Irlanda, que vive uma das piores temporadas de sua história. O embate largou parelho, com os donos da casa fazendo seu primeiro try apenas aos 32′, com Paul Williams. Aos 40′, a situação parecia que se deterioraria contra o Stade Français, pelo cartão vermelho recebido por Raisuqe. Mas, o Munster foi nulo no segundo tempo, mesmo com um homem a mais. E, aos 66′, o terceira linha Macalou arrancou brilhantemente para dar o try da tranquilidade aos parisienses. Bonneval ainda faria o terceiro try aos 70′, enquanto Conor Murray descontou 4 minutos depois para os irlandeses. 27 x 7.

 

Pelo Grupo 5, o galático tricampeão europeu Toulon recebeu os ingleses do Bath, com os dois times somando os mesmos 8 pontos na classificação, 6 a menos que o líder Wasps. A vitória valia em dobro e o resultado foi um duelo sem espaço, duro, e com poucas oportunidades de try para os dois lados. Ciente da importância de um triunfo fora de casa, o Bath mostrou mais qualidade no começo, com seu pack trabalhando bem para dois drop goals de George Ford, aos 27′ e aos 41′. Mas, os franceses aproveitaram todas as chances cedidas pelos ingleses, com Escandé chutando 3 penais e Michalak arrematando o penal da vitória, aos 75′. 12 x 9 pouco inspirados, mas importantíssimos para o Toulon.

 

No único jogo sem vitória francesa, o Oyonnax, lanterna do Grupo 1, se viu eliminado da competição ao ser derrotado em jogo emocionante pelo Ulster, da Irlanda do Norte. Os franceses foram muito superiores no primeiro tempo, abrindo nada menos que 23 x 0, para o que parecia ser sua primeira vitória na história da principal copa continental. Mas, o segundo tempo foi um pesadelo, com o time de Belfast cruzando o in-goal três vezes, com Scholes, Gilroy e McCall para reduzir a diferença para 23 x 21, com pouco mais de 10 minutos para o fim. E o poder de reação irlandês foi premiado com um penal chutado de trás do meio campo, aos 77′, por Paddy Jackson, 24 x 23. Com a vitória, o Ulster segue na briga pela classificação, mas ainda 6 pontos abaixo do líder Saracens.



 

A reta final chegou

No próximo fim de semana, entre os dias 15 e 17, a Copa Europeia viverá sua penúltima rodada e os primeiros classificados às quartas de final já poderão ser conhecidos. Saracens e Racing precisarão de simples vitórias para assegurarem suas classificações com uma rodada de antecedência, com o Saracens recebendo o Ulster e o Racing recebendo o Scarlets. O Leicester Tigers também está quase garantido e recebe o Benetton Treviso, dependendo apenas de uma tropeço do Stade Français fora de casa contra o Munster para se classificar. O Clermont tem o desafio maior, visitando os galeses do Ospreys, que estão apenas dois pontos abaixo dos amarelos, enquanto Bath e Toulon medem forças novamente, mas na Inglaterra, com ambos de olho no jogo do Wasps em casa dianre do praticamente eliminado Leinster.
Castres vivo na Challenge Cup

Pela segunda copa europeia, o Castres visitou o Pau em dérbi francês e venceu por suados 30 x 21, graças a um try a 5 minutos do fim pelo hooker Beziat. A vitória bonificada manteve o Castres com chances de classificação, ainda que pequenas.

 

Direito campeão da Taça Ibérica

A terceira copa europeia, o Torneio Qualificatório, viveu uma partida nesse sábado, e ele valeu por mais uma taça. Em Lisboa, o Direito recebeu o Valladolid, em partida válida também pela Taça Ibérica, opondo o campeão português e o campeão espanhol. Mesmo já sem chances de classificação, o Direito se impôs, fez 20 x 12, eliminou os castelhanos do torneio e garantiu sua primeira vitória na competição, a primeira de um clube português em torneios europeus (somando-se a duas vitórias obtidas pela seleção de Lisboa). Essa foi a quarta conquista da Taça Ibérica do Direito, que se juntou aos compatriotas do Benfica e aos espanhóis da Santboiana e do El Salvador como os maiores campeões do troféu.

 

champions cup logo

Rugby Champions Cup 2015-16 – Copa Europeia de Rugby

Bordeaux 10 x 28 Clermont, em Bordeaux

Racing 34 x 10 Glasgow Warriors, em Paris

Stade Français 27 x 07 Munster, em Paris

Oyonnax 23 x 24 Ulster, em Oyonnax

Toulon 12 x 09 Bath, em Toulon

 

Clube Pais Jogos Pontos
Grupo 1
Saracens Inglaterra 6 28
Ulster Irlanda 6 18
Oyonnax França 6 07
Toulouse França 6 05
Grupo 2
Exeter Chiefs Inglaterra 6 16
Bordeaux França 6 16
Ospreys Gales 6 16
Clermont França 6 15
Grupo 3
Racing França 6 22
Northampton Saints Inglaterra 6 19
Glasgow Warriors Escócia 6 14
Scarlets Gales 6 02
Grupo 4
Leicester Tigers Inglaterra 6 23
Stade Français França 6 19
Munster Irlanda 6 15
Benetton Treviso Itália 6 00
Grupo 5
Wasps Inglaterra 6 20
Toulon França 6 20
Bath Inglaterra 6 10
Leinster Irlanda 6 06

 

challenge cup eprc copy copy

Rugby Challenge Cup 2015-16 – Copa Desafio Europeu

Pau 21 x 30 Castres, em Pau

 

Clube Pais Jogos Pontos
Grupo 1
Connacht Irlanda 6 19
Newcastle Falcons Inglaterra 6 16
Brive França 6 16
Enisei Rússia 6 08
Grupo 2
Sale Sharks Inglaterra 6 23
Dragons Gales 6 20
Castres França 6 15
Pau França 6 00
Grupo 3
Harlequins Inglaterra 6 25
Montpellier França 6 20
Cardiff Blues Gales 6 17
Calvisano Itália 6 00
Grupo 4
Gloucester Inglaterra 6 25
Zebre Itália 6 13
La Rochelle França 6 10
Worcester Warriors Inglaterra 6 05
Grupo 5
Grenoble França 6 22
London Irish Inglaterra 6 17
Edinburgh Escócia 6 17
Agen França 6 02

 

epcr

Torneio Qualificatório Europeu

Direito 22 x 12 VRAC, em Lisboa – Taça Ibérica

 

Clube País Jogos Pontos
Grupo 1
Rovigo Itália 4 15
Heidelberger Alemanha 4 15
Fiamme Oro Itália 4 12
VRAC Espanha 4 09
Grupo 2
Timisoara Saracens Romênia 4 19
Direito Portugal 4 06
Mogliano Itália 4 02
Kituro Bélgica 4 00

 

Foto: Stade Français x Munster. Inpho – EPCRugby.com

Comentários