Tempo de leitura: 2 minutos

O rugby russo é profissional. Muitos não sabem, mas a Rússia conta com uma liga profissional de rugby, com 6 clubes de elite, que estão ganhando espaço agora no cenário europeu.

A Super Liga Russa sofre com o inverno rigoroso e com as imensas distâncias do país. Por isso, a competição acontece de abril a setembro, com a final no início de outubro. E os 6 clubes estão muito distantes entre si. São 3 clubes da Sibéria e 3 da parte europeia do país, dos quais 2 são de Moscou e outro do sul. Quer saber o quanto eles viajam? Krasnoyarsk, na Sibéria, verdadeira capital do rugby russo, a única cidade do país verdadeiramente apaixonada pela bola oval, está a incríveis 4 mil km de Moscou. Os dois grandes clubes russos são de Krasnoyarsk, o Enisei e o Krasny Yar, que já cavaram um lugar no rugby europeu e disputarão juntos neste ano a Challenge Cup, a segunda mais importante copa europeia de clubes. O clube mais próximo dos gigantes de Krasnoyarsk é o Metallug de Novokuznetsk, cidade a somente 800 km de distância, também na Sibéria. Já o representante do sul é o Kuban, de Krasnodar, cidade famosa por ser una opção para a seleção russa jogar e treinar nos meses mais frios, que fica a somente 1300 km Moscou. A capital é casa do Slava e do VVA Saracens (clube parceto do Saracens da Inglaterra e localizado na verdade em Monino, subúrbio de Moscou).

Neste ano, pela sétima vez seguida, a final foi entre Enisei e Krasny Yar e emoção não faltou. A decisão foi em dois jogos, com o Enisei vencendo o primeiro por 20 x 09 e perdendo o segundo por 16 x 09. Triunfo suado no placar agregado, com o Enisei levando a taça pelo segundo ano consecutivo.

- Continua depois da publicidade -

 

Jogo 1: Enisei 20 x 09 Krasny Yar

Jogo 2: Krasny Yar 16 x 09 Enisei

Classificação de 2017
1. Enisei (Krasnoyarsk)
2 Krasny Yar (Krasnoyarsk)
3 VVA Saracens (Moscou)
4 Kuban (Krasnodar)
5 Metallurg (Novokuznetsk)
6 Slava (Moscou)

Lista de campeões russos

1 – Krasny Yar – 10 títulos

2 – Enisei – 8 títulos

VVA – 8 títulos

 

Foto: Enisei