Tempo de leitura: 2 minutos

A defesa do Ranfurly Shield – o “escudo-desafio” da Nova Zelândia – começou no passado dia 6 de junho, com a esperada vitória de Waikato por expressivos 83 – 13, em cima do primeiro desafiante, após a conquista do Escudo Log o’Wood, na última partida de 2015, em cima do então detentor Hawke’s Bay, que havia defendido todos os 11 desafios anteriores.

 

Na pré-temporada da agora Mitre10 Cup (nova mudança de patrocinador, depois da ANZ e ITM, nas últimas duas décadas), Waikato deve aceitar três desafiantes (challengers), sendo que um obrigatoriamente será o vencedor do Heartland Championship 2015, a divisão amadora do Campeonato Nacional Inter-Provincial (NPC, siglas em inglês). Para os outros dois, não há regra específica, mas o mais corriqueiro é aceitar desafios de outras duas províncias do Heartland Championship, usualmente “irmãs” de zona-Super Rugby (neste caso, as duas únicas províncias dos Chiefs, que não participam do NPC/Mitre10 Cup).

- Continua depois da publicidade -

 

Depois, durante a temporada oficial, todos os jogos caseiros da fase regular, são desafios automáticos. As semis e as finais da Mitre 10 Cup não contam para o Ranfurly Shield.

 

Como Waikato está na Premiership, seria difícil de “fugir” aos duros desafios de pelo menos três tubarões (Taranaki, Canterbury e Hawke’s Bay), mas como existem dois jogos em casa com equipas do Championship (North Harbour e Manawatu), é sempre possível “jogar” com o interesse na defesa do Ranfurly Shield, na hora de escolher os adversários[1].

 

Assim, fique com o calendário de Waikato na sua defesa do Ranfurly Shield:

Junho 6 – Waikato 83-13 @ Thames Valley (em Paeroa Domain)

Julho 30 – Waikato vs King Country (em Matamata)

Agosto 6 – Waikato vs Wanganui[2] (em local a confirmar)

Agosto 27 – Waikato vs North Harbour[3] (em Hamilton)

Setembro 4 – Waikato vs Manawatu³ (em Hamilton)

Setembro 18 – Waikato vs Taranaki³ (em Hamilton)

Setembro 28 – Waikato vs Canterbury³ (em Hamilton)

Outubro 8 – Waikato vs Hawke’s Bay³ (em Hamilton)

 

[1] Clique aqui para entender o formato de “escolha” de com quem se jogará 4 das 10 rodadas

[2] Wanganui foi o vencedor da Meads Cup 2015, troféu atribuído ao vencedor do Heartland Championship e, portanto, tem o direito automático a desafiar a Ranfurly Shield. Os outros dois desafiantes, foram aceitos por Waikato, o atual detentor do Log o’ Wood

[3] em caso de alguma derrota de Waikato, o calendário posterior fica sem efeito

 

Escrito por: José Alpuim