Tempo de leitura: 2 minutos

Em 2016 o Japão contará com uma equipe no Super Rugby, já batizada de Sunwolves, que jogará a milhares de quilômetros de distância, no Grupo Sul-Africano do torneio, e mandará suas partidas em Tóquio (5 jogos) e em Cingapura (3 jogos). Depois de tantos atrasados, os japoneses anunciaram hoje seu uniforme (nas cores vermelha e amarela), seu treinador e seu elenco.

 

O comandante dos Lobos da Terra do Sol Nascente será o neozelandês Mark Hammett, ex All Black e campeão do Super Rugby como jogador pelo Crusaders. Hammett foi o treinador principal dos Hurricanes entre 2011 e 2014 e, em 2015, foi o treinador do Tasman, que fez grande campanha na última ITM Cup, alcançando as semifinais.

- Continua depois da publicidade -

 

Os Sunwolves terão 23 japoneses no elenco de 34 atletas, com a ausência de nada menos que 21 atletas que jogaram a Copa do Mundo pelo Japão, dos quais apenas 6 jogarão o Super Rugby por outras equipes. Nada menos que 12 japoneses do elenco não estiveram no time que fez história no Mundial. Os problemas de acordo com atletas que atuam na Top League foram o maior problema na montagem tardia do elenco, ao contrários dos Jaguares argentinos, que usarão a base dos Pumas no Super Rugby. Horie, Inagaki, Tatekawa e Yamada aparecem como os principais nomes.

 

Entre os estrangeiros contratados, estão dois neozelandeses (o centro Derek Carpenter e o segunda linha Tim Bond), dois tonganeses (o segunda linha Liaki Mole e o centro Paea Poseti), dois samoanos (o abertura Tusi Pisi e o terceira linha Faatiga Lemalu), um fijiano (o ponta John Stewart), um argentino (o terceira linha Tomás Leonardi), um sul-africano (o fullback Riaan Viljoen), um australiano (o terceira linha Ed Quirk) e um estadunidense (o terceira linha Andrew Durutalo, da seleção de sevens). Deles, apenas Tusi Pisi jogou a Copa do Mundo em 2015, o que significa que a aposta também não foi em importações de nome, como muitos esperavam.

 

Avançados: Ryuhei Arita, Timothy Bond, Andrew Durutalo, Ziun Gu, Shohei Hirano, Shota Horie, Yoshiya Hofsoda, Keita Inagaki, Shinnosuke Kakinaga, Takeshi Kizu, Yamamoto Koki, Faatiga Lemalu, Tomas Leonardi, Shinya Makabe, Masataka Mikami, Liaki Moli, Tsuyoshi Murata, Hitoshi Ono, Eddie Quirk.

 

Linha: Derek Carpenter, Atsushi Hiwasa, Daisuke Inoue, Amanaki Lotoahea, Paea Mifi Poseti, Tusi Pisi, Yusataka Sasakura, John Stewart, Yu Tamura, Harumichi Tatekawa, Riaan Viljoen, Akihito Yamada, Ryohei Yamanaka, Hajime Yamashita, Yuki Yatomi

 

Jogos:

27/02 – Sunwolves x Lions, em Tóquio

12/03 – Sunwolves x Cheetahs, em Cingapura

19/03 – Sunwolves x Rebels, em Tóquio

26/03 – Sunwolves x Bulls, em Cingapura

02/04 – Kings x Sunwolves, em Porto Elizabeth

08/04 – Stormers x Sunwolves, na Cidade do Cabo

15/04 – Cheetahs x Sunwolves, em Bloemfontein

23/04 – Sunwolves x Jaguares, em Tóquio

07/05 – Sunwolves x Force, em Tóquio

14/05 – Sunwolves x Stormers, em Cingapura

21/05 – Reds x Sunwolves, em Brisbane

28/05 – Brumbies x Sunwolves, em Canberra

02/07 – Sunwolves x Waratahs, em Tóquio

09/07 – Bulls x Sunwolves, em Pretória

15/07 – Sharks x Sunwolves, em Durban