Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – Sydney foi o palco de uma festa de Queensland. A capital do estado de Nova Gales do Sul recebeu a primeira final na história da NRL, o Campeonato Australiano de Rugby League, entre dois clubes do estado vizinho e rival. O Brisbane Broncos, que levava leve favoritismo, dono da maior torcida do país, estava confiante, pois voltava a uma final de NRL pela primeira vez desde 2006, justamente no ano do retorno de Wayne Bennett, técnico que comandou os Broncos em todos os seus seis títulos da liga. Do lado lado estava o North Queensland Cowboys, da pequena cidade de Townsville – com seus 200 mil habitantes – que jamais comemorou um título de NRL. Comandados pelo míticos Johnathan Thurston, melhor jogador da temporada, os Cowboys venceram uma final épica – tida desde já como a mais emocionante da história – por 17 x 16, na prorrogação.

 

A partida foi brilhante como esperado e quem largou na frente foi o Broncos, com Parker chutando um penal aos 6′ e Oates cruzando o in-goal aos 7′, em linda jogada de Milford e Reed em velocidade. 8 x 0. Mas, nem deu tempo para os grenás festejarem e, aos 10′, com Granville se infiltrando após scrum e servindo Justin O’Neill para o try dos Cowboys. O tricolores de North Queensland cresceram e, aos 25′, James Tamou rompeu para o try da virada. Antes do intervalo, no entanto, os Broncos puniram o erro de Thurston no manuseio com try, com Gillett rompendo a defesa e deixando com Reed. 14 x 12 no intervalo para os gigantes de Brisbane.

- Continua depois da publicidade -

 

A emoção estava só começando e os Broncos ampliaram a vantagem com três minutos de segundo tempo, em penal batido por Kahu. E a diferença de quatro pontos se manteve até os instantes finais, em uma partida de tackles duros e uma defesa brutal dos Broncos. Aos 60′, Thurston deixou Linnett livre para fazer o try, mas o knock-on na frente do in-goal tirou o doce dos torcedores de Townsville. Lachlan Coote ainda teve na sequência um try anulado por duplo movimento. No lance final do jogo, quem decidiu foi Michael Morgan, que achou o espaço pela defesa grená e deu um offload majestoso para o try salvador de Kyle Feldt. 16 x 16, e uma conversão pela frente para dar o título aos Cowboys. Thurston, quase infalível, foi para a missão e acertou incrivelmente a trave, levando o jogo à prorrogação com ponto de ouro. Mas, o melhor do mundo de 2011 e 2013 não estava feito e, aos 82′, desferiu o drop goal do inédito título dos Cowboys contra um Broncos já exausto. North Queensland Cowboys campeão da NRL 2015!

 

nrl

NRL – Campeonato Australiano de Rugby League

Final

Brisbane Broncos logo.svg copy copyversus copiarNorth Queensland Cowboys copy copy copy

Brisbane Broncos 16 x 17 North Queensland Cowboys, em Sydney

 

COWBOYS CAMPEÕES!

 

Lista de campeões da NRL/ARL/SL/NSWRL (desde 1908)

1 – South Sydney Rabbitohs – 21 títulos

2 – St. George Illawara Dragons – 16 títulos

Wests Tigers (incluindo Balmain Tigers e Western Magpies) – 16 títulos

4 – Sydney Roosters – 13 títulos

5 – Canterbury Bulldogs – 8 títulos

Manly Sea Eagles – 8 títulos

7 – Brisbane Broncos – 6 títulos

8 – Parramatta Eels – 4 títulos

9 – Canberra Raiders – 3 títulos

Newtown Jets – 3 títulos

11 – Melbourne Storm – 2 títulos

Newcastle Knights – 2 títulos

North Sydney Bears – 2 títulos

Penrith Panthers – 2 títulos

15 – North Queensland Cowboys – 1 título

 

Queensland comemora também no State Championship

O estado de Queensland também festejou no NRL State Championship, a partida anual que coloca frente a frente o campeão da Queensland Cup e o campeão da NSW Cup, as liga estaduais que correspondem à segunda divisão da NRL. A partida foi criada no ano passado e, em sua segunda edição, o título ficou novamente com um time de Queensland, o Ipswich Jets, do subúrbio oeste de Brisbane, que derrotou o time B do Newcastle Knights por 26 x 12. No ano passado, o título fora do Northern Pride, da cidade de Cairns.

 

Completando as finais da jornada, a Holden Cup, a NRL M20, também foi decidida hoje, com o Penrith Panthers subindo no lugar mais alto pela segunda vez na sua história ao derrotar o Manly Sea Eagles por 34 x 18. Palmas para as categorias de base dos Panthers, que já tinha conquistado a Holden Cup em 2013 e está agora a um título do maior campeão do torneio, o New Zealand Warriors.

 

Inglaterra terá final do Rugby League durante a Copa do Union

Na Inglaterra, enquanto a Copa do Mundo de Rugby Union rola, os fãs do rugby league estão focados no seu rugby, que teve neste final as disputas de suas semifinais. Na quinta-feira, o Wigan Warriors confirmou seu favoritismo sobre o Huddersfield Giants e volta à sua segunda final seguida, buscando quebrar o jejum que vem desde 2010 sem o título máximo do Rugby a 13 inglês. Na sexta, foi a vez do Leeds Rhinos, campeão da Challenge Cup, a Copa da Inglaterra, de 2015, despachar o atual campeão da Super League, o St. Helens Saints, em partida emocionante encerrada em 20 x 13. Desde 2007, todas as finais da Super League contaram com Wigan ou Leeds, mas os dois não se enfrentam na final desde 1998.

 

No sábado, outra partida movimentou a Super League, com o duelo entre Wakefield Wildcats e o gigante Bradford Bulls pela última vaga na Super League 2016. O Bulls, rebaixado no ano passado, não conseguiu dar a volta por cima e caiu contra o Wakefield, 24 x 16, significando que os mesmos 12 times que disputaram a liga em 2015 seguirão em 2016 na elite.

 

super league logo 2015

Super League XX – Campeonato Inglês de Rugby League

Semifinais

Wigan Warriors 32 x 8 Huddersfield Giants, em Wigan

Leeds Rhinos 20 x 13 St. Helens Saints, em Leeds

 

Final – dia 10/10

leeds rhinosversus copiarwigan warriors copy copy

Leeds Rhinos x Wigan Warriors, em Manchester

 

Jogo do rebaixamento

Wakefield Wildcats 24 x 16 Bradford Bulls, em Wakefield

1 COMENTÁRIO