ARTIGO COM VÍDEO – O fim de semana de decisões do rugby europeu começou com o embate final do Qualificatório para a Champions Cup europeia, com o Northampton Saints, 7º colocado da Premiership inglesa, recebendo o Stade Français, 7º colocado do Top 14 francês. Em um jogo de tirar o fôlego, os franceses, embalados pela conquista da Challenge Cup, chegaram a abrir 22 x 09 no primeiro tempo, mas foram surpreendidos por um heroico Northampton que, mesmo jogando com 14 homens, foi capaz de produzir uma histórica virada, arrancando nos instantes finais a vitória por 23 x 22, concretizando uma temporada de superioridade do rugby inglês na Europa.

 

O domínio parisiense foi completo na primeira etapa, com o primeiro try saindo logo aos 3′, com Camara rompendo na velocidade a defesa inglesa e Will Genia servindo o fijiano Vuidarvuwalu para um belo try. Plisson e Mallinder trocaram penais e o segundo try francês saiu aos 22′, com Genia cobrando penal rápido e Sinzelle disparando para o in-goal. Depois, o terceiro try saiu aos 34′, com Camara recebendo de um inspirado Genia após scrum.

 

- Continua depois da publicidade -

Mas a história foi outra no segundo tempo. Com o Stade Français jogando com um homem a menos por amarelo a Bonfils, os Saints acharam o espaço para o primeiro try, aos 45′, com Ben Foden. A máquina ofensiva de Paris arrefeceu e os visitantes simplesmente foram incapazes de repetir o desempenho do primeiro tempo. Os Saints foram reduzidos a 13 homens no fim, com Hutchinson recebendo amarelo e o capitão Tom Wood sendo punido com um vermelho que parecia sepultar os ingleses. Porém, punindo os erros franceses, coube a Ahsee Tuala, aos 71′, romper para o try de uma impensável virada de Northampton. 23 x 22, que deixaram o Stade Français em pane e sem forças para responder.

 

Com a vitória dos Saints, todos os 20 classificados à Champions Cup 2017-18, a máxima competição europeia, foram definidos, bem como os 20 participantes da Challenge Cup, a segunda copa europeia. Os grupos serão sorteados em breve.

 

Northampton Saints copy copy23versus copiar22stade français logo novo copy copy copy

Northampton Saints 23 x 22 Stade Français, em Northampton

Classificados às Copas Europeias de 2017-18

Champions Cup

Inglaterra (7): Wasps, Exeter Chiefs, Saracens, Leicester Tigers, Bath, Harlequins e Northampton Saints

França (6): La Rochelle, Clermont, Montpellier, Toulon, Castres e Racing

Irlanda (3): Munster, Leinster e Ulster

Gales (2): Scarlets e Ospreys

Escócia (1): Glasgow Warriors

Itália (1): Benetton Treviso

 

Challenge Cup

França (8): Stade Français, Brive, Pau, Lyon, Bordeaux, Toulouse, Oyonnax e Agen

Inglaterra (5): Newcastle Falcons, Gloucester, Sale Sharks, Worcester Warriors e London Irish

Gales (2): Cardiff Blues e Dragons

Rússia (2): Enisei e Krasny Yar

Irlanda (1): Connacht

Escócia (1): Edinburgh

Itália (1): Zebre

Foto: Northampton Saints