Tempo de leitura: 20 minutos

Melbourne será a próxima sede do duelo Wallabies x All Blacks. Mas será que todos os melbournians amantes de esportes – ou melhor, todos os australianos – se interessam pelo rugby? Durante a Copa do Mundo de Rugby, a resposta é afirmativa, mas o mundial é sempre um evento especial, e mesmo a Copa do Mundo de Futebol recebe a mesma atenção. Mas e no dia-a-dia? Quais esportes são populares no país dos cangurus? É o rugby que domina? Mas qual rugby, o Union ou o League? Descubra!

E, claro, com muitos, mas muitos vídeos de todos os esportes que os australianos gostam.

australia bandeira

- Continua depois da publicidade -

Diferente do que as pessoas possam pensar aqui no Brasil, a relação do australiano com o esporte não é assim tão simples. A Austrália não é, de forma alguma, um país homogêneo, e cada região australiana não tem apenas um esporte dominante, como ocorre aqui no Brasil, onde o futebol supera de longe os demais esportes.

Os australianos seguem a tradição britânica de esportes por estação. No verão, o principal esporte coletivo é o críquete, muito popular em todas as regiões da Austrália. Por ser o único esporte igualmente popular em todo o país, muitos consideram o críquete como o esporte nacional da Austrália – e não o rugby ou o futebol australiano.

No inverno, os australianos praticam os vários tipos de football, isto é, o Australian Rules Football (futebol australiano), o Rugby Football League (rugby league), o Rugby Football Union (rugby union) e o Football Association (o futebol, conhecido por lá como soccer). Sim, para quem nunca se perguntou, o rugby é um código (um tipo) de futebol, e o que nós chamamos de futebol é apenas um outro código. É muito frequente entre os torcedores australianos de rugby ou de futebol australiano chamar seus esportes somente de football, sobretudo pelo fato do soccer desfrutar de menor popularidade.

Hoje, a divisão entre esportes de verão e de inverno não é rígida, e muitas das ligas profissionais dos "futebóis" marcam partidas para o verão, estação tradicional do críquete. O esporte profissional, como era de se esperar, alterou a prática sazonal dos jogos, mas a tradição de se praticar e de se apreciar vários esportes permaneceu.

Cada região da Austrália possui um football favorito, sendo o futebol australiano (também chamado de aussie rules) e o rugby league os dominantes. Apenas o soccer é praticado uniformemente em todo o país, mas sempre foi o menos popular de todos os quatro tipos de football. Nos últimos anos, contudo, a popularidade do futebol (soccer) aumentou enormemente, impulsionada pelo sucesso recente dos Socceroos (a seleção australiana de futebol) e pelas transmissões da UEFA Champions League e da Premier League inglesa, muito populares entre os australianos. Apesar do menor prestígio, o futebol é o mais praticado entre os quatro codes of football, sobretudo entre as crianças, sendo frequentemente considerado um esporte meramente recreativo.

A Austrália é dividida em 6 estados (Queensland, Nova Gales do Sul, Vitória, Tasmânia, Austrália Meridional e Austrália Ocidental), 1 território (Territórios do Norte) e o distrito federal (o Território da Capital Australiana, ou ACT), totalizando 8 unidades federativas. Os estados de Nova Gales do Sul (cuja capital é Sydney) e de Queensland (cuja capital é Brisbane) têm como esporte mais popular o rugby league, ao passo que o rugby union também é muito praticado e apreciado neles. Apenas em Canberra (ACT) o Union é o esporte mais popular, superando o League na preferência do público. Os estados de Vitória (cuja capital é Melbourne), Austrália Meridional (Adelaide), Austrália Ocidental (Perth) e Tasmânia têm como esporte mais popular o futebol australiano. Apesar de o número de estados que preferem o futebol australiano ser maior que o dos que preferem o rugby, os estados de Nova Gales do Sul e Queensland (onde o rugby domina) possuem um pouco mais da metade da população da Austrália, tornando o país, de fato, dividido ao meio quando o assunto é esporte.

Os australianos inclusive dividiram o país por uma linha imaginária – a Linha de Barassi – a fim de delimitar as áreas onde o rugby league e o futebol australiano são os esportes dominantes.

Barassi_line_2

Verde – rugby league dominante e rugby union forte / Amarelo – futebol australiano dominante

Recentemente,o Super Rugby (Super 15, do rugby union), a NRL (National Rugby League) e a AFL (Australian Football League) vem buscando ultrapassar a Linha de Barassi. A AFL estabeleceu uma equipe em Brisbane e uma equipe em Sydney, e já anunciou o estabelecimento de duas novas equipes, uma em Gold Coast (Queensland) e uma no oeste de Sydney. A NRL possui uma equipe em Melbourne, que vem desfrutando de muito sucesso. O time do Melbourne Storm é, aliás, o atual campeão da liga. E o Super Rugby também já cruzou a fronteira, com o estabelecimento do Western Force, em Perth, e com o anúncio da nova equipe do Melbourne Rebels.

Preferência por estado/capital (população de acordo com o censo de 2006):

Queensland/Brisbane (4,279,400 habitantes): Rugby League

Nova Gales do Sul/Sydney (6,967,200 habitantes): Rugby League

Território da Capital Australiana/Canberra (344,200 habitantes): Rugby Union

Vitória/Melbourne (5,297,600 habitantes): Futebol Australiano

Tasmânia/Hobart (498,200 habitantes): Futebol Australiano

Austrália Meridional/Adelaide (1,601,800 habitantes): Futebol Australiano

Austrália Ocidental/Perth (2,163,200 habitantes): Futebol Australiano

Territórios do Norte/Darwin (219,900 habitantes): Futebol Australiano

> População da Austrália (censo de 2006): 19,855,288 de habitantes

Rugby Union e Rugby League

Número de praticantes federados:

Rugby League: 209,800 (dados do ERASS Report Australian Sports Commission de 2006)

Rugby Union: 163,300 (dados do ERASS Report Australian Sports Commission de 2006) / 84,450 (dados do IRB)

A Austrália é um dos únicos países no mundo onde tradicionalmente o rugby league é mais popular que o rugby union. Apenas no norte da Inglaterra e na vizinha Papua Nova Guiné o rugby de XIII ganha em popularidade de seu rival de XV. Para os que ainda confundem os dois esportes, lá vai um esquema simples:

Rugby Union: jogado por 15 (XV) ou por 7 jogadores (sevens) de cada lado, é o mais difundido no mundo (e o único oficialmente praticado no Brasil). Até 1995, o union era amador por opção, sendo que o amadorismo sempre foi um dos pilares ideológicos do rugby union, e receber dinheiro para se jogar era proibido em todo o mundo. O rugby union possui uma versão reduzida chamada de seven-a-side (portanto, para quem se confunde, sevens também é rugby union). A seleção australiana de rugby union é chamada de Wallabies.

Rugby League: jogado por 13 jogadores de cada lado, o league é uma dissedência do rugby union. A divisão do rugby entre union e league se deu em 1895, no norte da Inglaterra, quando os defensores da profissionalização do esporte optaram por se separar dos defensores do amadorismo. A regras foram muito alteradas ao longo do tempo, e o league se tornou um esporte diferente. O rugby league também possui uma versão reduzida de seven-a-side, e uma de nove jogadores, o nines. A seleção australiana de rugby league é chamada de Kangaroos.

O primeiro clube de rugby da Austália foi o time da Universidade de Sydney, fundado em 1863. O rugby chegou a Brisbane em 1867, com a fundação do Brisbane RFC.

A adoção do rugby league pelos australianos se deu em 1907, justamente nas mesmas áreas onde o rugby (union) já era popular. A adoção do novo esporte profissional se deu mais forte entre os atletas de camadas sociais mais pobres. Até 1995, na Austrália, em geral, o rugby league era o esporte dos mais pobre, enquanto o rugby union era o esporte da classe média e da elite, havendo, portanto, uma diferenciação social nas preferências, e não geográfica. O sucesso  dos Wallabies – a seleção australiana de rugby union – ao longo dos anos fez com que o esporte tivesse audiência para os jogos entre seleções muito maior do que a audiência cotidiana do rugby doméstico. Processo muito similar ao que ocorreu nos últimos anos com os Socceroos, a seleção de futebol.

As grandes distâncias do território australiano fizeram com que os campeonatos de rugby league se espalhassem pelo país autonomamente. Os dois principais campeonatos de rugby league profissional que se formaram no país foram a NSWRL (de Sydney) e a BRL (de Birsbane). Em 1988, a NSWRL passou a contar com uma equipe de Brisbane, os Broncos, marcando o fim da BRL e o início de um campeonato verdadeiramente nacional. Depois de aceitar equipes de outras cidades de Nova Gales do Sul e de Canberra, a NSWRL deu o passo decisivo para se tornar a liga nacional da Austrália. Em 1995, a NSWRL (New South Wales Rugby League) se tornou a ARL (Australian Rugby League). Em 1997, a formação de Super League levou a Austrália a ter duas ligas concorrentes. Em 1998, ARL e SL foram unificadas, e surgiu a NRL (National Rugby League).

A seleção nacional de rugby league, os Kangaroos, são os maiores campeões mundiais do esporte, tendo vencido 9 vezes a Copa do Mundo (em 13 edições). O pequeno número de países que praticam o esporte em alto nível (apenas Inglaterra e Nova Zelândia conseguem fazer alguma frente à Austrália) faz com que os jogos internacionais não sejam muito valorizados. As duas seleções que mais recebem atenção dos australianos são as estaduais: o New South Wales Blues e o Queensland Maroons, que disputam anualmente o título do State of Origin, talvez o evento esportivo de maior audiência no país.

O rugby union, por outro lado, nunca teve uma competição verdadeiramente nacional, justamente pelo fato de ser amador. O grande duelo do país foi sempre entre as duas seleções estaduais: New South Wales (Waratahs) x Queensland (Reds). Em 1995, a profissionalização do rugby union levou a Austrália a escolher profissionalizar justamente suas seleções estaduais. Além de Waratahs e Reds, os Brumbies – a seleção de Canberra, a capital do país – foi escolhido para representar o país no Super Rugby (Super12), a partir de 1996. Canberra é, pois, a única cidade onde o rugby domina que tem o rugby union mais popular que o rugby league. Com a introdução do rugby league na Austrália, em 1907, o rugby union sofreu grandes perdas no número de adeptos e de interessados. O esporte só foi capaz de voltar a ser jogado em alto nível após a Segunda Guerra Mundial, quando o International Rugby Board ofereceu um assento aos australianos. A formação, em 1949, da União Australiana de Rugby, unificando as rivais União de Rugby de Nova Gales do Sul (NSWRU) e União de Rugby de Queensland (QRU), fortaleceu os Wallabies, que passaram a ser, somente nesse momento, protagonistas no rugby union mundial. Eis um dos motivos pelos quais a Nova Zelândia desfruta de tanta superioridade histórica sobre seus rivais da Austrália.

A única competição profissional existente de rugby union na Austrália é o Super 14, que conta com 5 equipes da África do Sul, 5 da Nova Zelândia e 4 da Austrália. A partir de 2011, o campeonato terá 5 equipes australianas, se tornando o Super 15. O novo time aussie será o Melbourne Rebels, expandindo o esporte para a terra do futebol australiano.

A equiparação salarial entre o Super 14 e a NRL, somada ao prestígio de defender os Wallabies, leva muitos atletas de rugby league a jogarem rugby union profissionalmente. Portanto, a base de jogadores à disposição do rugby union australiano é muito superior a seus números oficiais.

Futebol Australiano

Número de praticantes federados: 455,800 (dados da ERASS Report Australian Sports Commission de 2006)

O futebol australiano é o esporte genuinamente australiano. Nascido no estado de Vitória, na primeira metade do século XIX, o Australian Rules possui algumas semelhanças tanto com o futebol (association) como com o rugby, mas não deriva propriamente de nenhum deles. A origem do esporte remete à fundação do Melbourne Football Club, em 1859, primeiro clube esportivo a praticar football com as regras que dariam origem ao futebol australiano. A data de 1859 é, pois, anterior à data do estabelecimento oficial do rugby na Austrália, que é de 1863, em Sydney. O primeiro registro da prática de um football na Austrália data de 1829, em Sydney, sendo muito difícil se precisar com quais regras se jogou. Entretanto, fica claro que os australianos jogam football, seja ela association, rugby ou australian rules, há muito tempo e de forma independente.

Na verdade, tanto na Inglaterra como em todas as colônias do Império, o football podia ser praticado de acordo com regras muito variadas. As regras utilizadas pela Rugby School deram origem ao rugby. As regras comuns estabelecidas em Cambridge, em 1863, fundaram o futebol (soccer). As regras usadas em Melbourne, em 1859, deram origem ao futebol australiano. Ou seja, um esporte não deriva do outro. Eles apenas têm uma origem comum: o estabelecimento de regras para a prática organizada do football. O rugby não nasceu a partir do futebol – aliás, as regras do rugby são anteriores às do moderno soccer -, assim como o futebol australiano não nasceu nem do rugby nem do futebol.

Na realidade, o esporte mais semelhante com o futebol australiano é o futebol gaélico (irlandês). Por isso mesmo, a AFL e a GAA (órgãos que administram os dois esportes) fazem anualmente uma partida denominada International Rules Football: um confronto entre a seleção de futebol gaélico da Irlanda e a seleção de futebol australiano de Austrália utilizando regras mistas, um híbrido dos dois esportes. O futebol gaélico se originou a partir do caid, um futebol medieval da Irlanda. O caid foi levado pelos imigrantes irlandeses à Austrália – à região de Vitória -, dando origem ao futebol australiano. O caid também está na origem do rugby. Estudantes irlandeses levaram os conceitos de seu esporte local para a Inglaterra, influenciando na composição das regras do rugby (a família de William Webb Ellis era de origem irlandesa).

Apesar de Melbourne ter sido a pioneira no esporte, a primeira liga de australian rules a ser formada no país foi a South Australian Football League (SAFL), de Adelaide, fundada em 1876. Um ano depois, a Victorian Football League, de Melbourne, foi fundada. O futebol australiano também se estabeleceu rapidamente em Perth, com a fundação da WAFL (Western Australia Football League), em 1885, compondo, assim, a distribuição geográfica da atual Linha de Barassi. Assim como no rugby, o futebol australiano demorou muito a estabelecer uma liga nacional. Em 1987, a VFL – a liga mais rica do país – se expandiu para além de Vitória, incorporando uma equipe de Brisbane (os finados Bears) e uma de Perth (o West Coast Eagles). A criação dos Eagles marcou o início do fim da concorrência das outras duas ligas, a WAFL e a SAFL. Em 1990, a VFL mudou de nome para AFL (Australian Football League), assumindo um caráter verdadeiramente nacional. Em 1991, a inclusão de uma equipe de Adelaide, os Crows, na competição sacramentou a AFL como a liga nacional australiana – igual ao ocorrido com a NRL, no rugby league. A média de público da AFL é astronômica, e é de longe a maior entre os esportes na Austrália. Superior a 30 mil pessoas por jogo, é muito frequente os duelos entre os times de Melbourne superarem a marca dos 50 mil fanáticos espectadores.

nrl

NRL – National Rugby League (rugby league)

Número de equipes: 16 (10 de Nova Gales do Sul, 3 de Queensland, 1 da capital, 1 de Vitória e 1 da Nova Zelândia)

Média de público: 16,976 pessoas por jogo, em 2009

Audiência de TV da grande final: 3,010,000 TVs, em 2008*

Final da NRL 2009: Melbourne Storm  x Parramatta Eels

state of origin

State of Origin Series (rugby league) – Nova Gales do Sul x Queensland

Média de público: 61,288 pessoas por jogo, em 2009

Audiência de TV do último jogo: 3,382,000 TVs, em 2008*

State of Origin Series 2010: New South Wales Blues x Queensland Maroons

 

afl

AFL – Australian Football League (futebol australiano)

Número de equipes: 16 (10 de Vitória, 2 da Austrália Meridional, 2 da Austrália Ocidental, 1 de Nova Gales do Sul e 1 de Queensland)

Média de público: 36,212 pessoas por jogo, em 2009

Audiência de TV da grande final: 3,135,000 TVs, em 2008*

Final da AFL 2009: Geelong Cats x St. Kilda Saints

Super 14 logo

Super 15 – ex-Super 14 (rugby union)

Número de equipes: 15, sendo 5 da Austrália (1 de Nova Gales do Sul, 1 de Queensland, 1 da capital, 1 da Austrália Ocidental e 1 de Vitória)

Média de público: 19,766 pessoas por jogo, em 2010, contando apenas jogos na Austrália

Super 14 2010: NSW Waratahs x Queensland Reds

KFC_T20_Big_Bash_new

KFC Twenty20 Big Bash (críquete)

Número de equipes: 6 (1 de Queensland, 1 de Nova Gales do Sul, 1 de Vitória, 1 da Tasmânia, 1 da Austrália Meridional e 1 da Austrália Ocidental)

Média de público: 18,153 pessoas por jogo, em 2009-10

Final do KFC Twenty20 Big Bash 2009-10 – South Australia Redbacks x Victoria Bushrangers

a-league

A-League (futebol association – soccer)

Número de equipes: 11 (3 de Queensland, 3 de Nova Gales do Sul, 2 de Vitória, 1 da Austrália Meridional, 1 da Austrália Ocidental e 1 da Nova Zelândia)

Média de público: 9,796 pessoas por jogo, em 2009-10

* último dado unindo as audiências das capitais estaduais com as das cidades do interior.

> Maiores audiência esportivas de TV já registrada na Austrália:

1 º – Final da Australian Open de Tênis de 2005, Lleyton Hewiit, da Austrália x Marat Safin, da Rússia: 4,045,000 TVs

2º – Final da Copa do Mundo de Rugby (Union) de 2003, Austrália x Inglaterra: 4,016,000 TVs

3º – Abertura dos Jogos da Commonwealth de 2006, em Melbourne: 3,560,000 TVs

Final da Copa do Mundo de Rugby de 2003: Austrália (Wallabies) x Inglaterra

Conclusão:

O único esporte verdadeiramente nacional na Austrália é o críquete. Rugby (Union e League) e Futebol Australiano têm preferências regionalizadas no país. Apesar dos dados de número de praticantes conflitarem muito uns com os outros (basta ver os dados discrepantes do rugby union entre IRB e institutos australianos), o futebol australiano tem, de fato, maior apoio que o rugby, sobretudo pela eterna divisão do rugby em League e Union. Entre as ligas nacionais, o interesse maior é pelo futebol australiano, mas os dados são enganadores. A média de público do aussie rules é muito maior que a do rugby league, mas as médias de audiência de televisão se equivalem, o que pode ser um claro sinal de que o fluxo de pessoas ao estádio seja mais uma questão cultural do que um revelador de preferência esportiva.

A cidade de Melbourne é muito famosa pela sua cultura de prestigiar esportes. Não só o futebol australiano, mas o tênis (Australian Open), o automobilismo (GP da Austrália de Fórmula 1) e 0 turfe (Australian Day) levam multidões aos palcos esportivos. Os torcedores dos clubes de Melbourne da AFL são, pois, mais assíduos que os torcedores dos clubes de Sydney da NRL. E também participam mais de seus clubes. Na AFL, o número de sócios que cada clube possui é muito superior ao do número de sócios dos clubes da NRL. As estatísticas de filiação clubística baseadas no número de sócios também são muito enganosas, pelo fato de só recentemente os times da NRL terem praticado a filiação oficial de seus torcedores. Algo que é fácil de ser compreendido por nós quando comparamos o futebol brasileiro e o futebol europeu, nesse mesmo quesito. Com isso, as audiências de TV são melhores indicadores de que o rugby league, de fato, rivaliza com o futebol australiano, apesar de estar perdendo. A imensa popularidade do State of Origin revela a importância do League para os australianos.

O rugby union, por sua vez, continua a ter maior apoio quando o assunto é seleção. Os Wallabies são a maior atração do esporte, e a final da Copa do Mundo de 2003 provou isso. O amadorismo forçado o deixou muito atrás do futebol australiano e do rugby league, condição que demorará a ser modificada. A sua força é mais fruto da qualidade de seus atletas, muitos dos quais originários do rugby league, do que de seu apelo no país.

International Rules Football – Austrália (AFL) x Irlanda (GAA)

Final da Copa do Mundo de Rugby League de 2008: Austrália (Kangaroos) x Nova Zelândia (Kiwis)

The Ashes 2006 – Austrália x Inglaterra, de test cricket – um dos maiores duelos do críquete mundial

Campanha dos Socceroos (seleção australiana de futebol) nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010

Tri Nations Series de 2000 – Austrália (Wallabies) x Nova Zelândia (All Blacks)