Tempo de leitura: 2 minutos

De olho nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, Steve Tew, atual presidente da União de Rugby da Nova Zelândia, disse que uma série de atletas do Super Rugby e dos All Blacks irão priorizar o sevens. 

O fato é que esse comunicado veio logo depois de Gordon Tietjens, treinador da equipe de sevens neozelandesa, disse desejar contar com estrelas do garbo e elegância de Sonny Bill Williams, Cory Jane, Liam Messam e Julian Savea no Rio depois de ter perdido por 17 a 12 contra a África do Sul no Commonwealth Games. 

- Continua depois da publicidade -

À Radio Sport, Tew disse que “queremos escolher o melhor time para lutar pelo ouro no Rio, mas a questão é: o que faz o melhor time? São jogadores que estão no sevens há mais tempo ou aqueles que jogam tanto sevens quanto XV?”

 

Ex-All Blacks de mudança

Por outro lado, ex-All Balcks e ex-Wallabies poderiam lançar mão de suas outras nacionalidades na hora de disputar as Olimpíadas. Seria o caso de  Anthony Tuitavake e Sam Tuitupou (NZ) e  Mark Gerrard e Sitaleki Timani (AUS), que também têm passaportes de outras ilhas do Pacífico. 

O IRB criou uma exceção à Norma 8 com vistas aos Jogos Olímpicos. Basicamente, qualquer jogador que não tenha disputado um Test ou jogos qualificatórios nos passados três anos poderá ir ao Rio por outro país se provar que jogou qualquer torneio qualificatório para as Olimpíadas, como é o caso do IRB World Series Sevens. 

E se o jogador efetivamente fizer a mudança estará “preso” ao novo país depois dos Jogos. Detentores do passaporte samoano, Isaia Toeava, Leila Masaga e Rudi Wulf o poderiam fazer, assim como Joe Rokocoko e Sitiveni Sivivatu poderiam jogar por Fiji. De acordo com o ONE News, os neozelandeses Tuitavake, Tuitupou, Gerrard e Timani faria a mudança por Tonga. 

Ex-All Balcks Sevens, Alando Soakai, Lifeimi Mafi e Roy Kinikinilau poderiam igualmente mudar, ao passo que Nanai-Williams já expressou publicamente sua vontade de representar Samoa. 

Epi Taione, presidente da União de Rugby de Tonga, disse que o ex-Wallaby George Smith, cuja mãe é tonganesa, e Ben Tameifuna também são alvos.