Tempo de leitura: 2 minutos

A Champions Cup, a Copa Europeia de Clubes, está buscando novos ares para sua grande final, realizada todo ano em maio em sede neutra.

 

Criada em 1996, com o nome comercial de Heineken Cup, a Copa Europeia foi remodelada em 2014, assumindo o nome atual de Champions Cup. Ao longo de suas 22 edições, incluindo a atual temporada 2016-17, sua grande final foi disputada em apenas cinco países e sete cidades. Por nada menos que 7 vezes a final foi em Cardiff, capital de Gales, e em outras 5 vezes a sede foi Londres, na Inglaterra, no tradicional estádio de Twickenham. Em mais 3 oportunidades o jogo decisivo foi em Dublin, na Irlanda, e em outras 3 vezes em Edimburgo, na Escócia, já contando a final de 2017, que será no monumental Murrayfield. Por fim, a França recebeu a final por quatro vezes e foi o único país que levou o jogo para mais de uma cidade, com Paris recebendo a decisão 2 vezes (uma no Parc des Princes e outra no Stade de France), enquanto receberam uma vez a final Bordeaux (no já distante ano de 1998) e Lyon (na edição passada, em 2016).

- Continua depois da publicidade -

 

O sucesso da final de Lyon levou a EPCR (entidade que organiza a Champions Cup) a desejar variar mais as cidades sede da final e, para 2018, duas candidaturas já chamaram a atenção. Estão pleiteando receber a final da Copa Europeia a cidade inglesa de Newcastle e a cidade espanhola de Bilbao, capital do País Basco.

 

Newcastle, que recebeu a Copa do Mundo em 2015, quer fazer do St, James Park, com seus 52 mil lugares, casa do Newcastle United, do futebol, a primeira sede inglesa da final da Copa Europeia fora de Twickenham. Já Bilbao entra para a disputa com o novo estádio de San Mamés, do clube de futebol Athletic Bilbao, com 53 mil lugares (foto), querendo levar a partida pela primeira vez à Espanha, aproveitando-se do recente sucesso da final do Top 14 francês em Barcelona, que recebeu mais de 90 mil torcedores, e da proximidade com cidades tradicionais do rugby francês, como Biarritz e Bayonne, que representam o orgulho basco na bola oval.

 

Cardiff é a terceira candidata oficial a sede da final de 2018.

1 COMENTÁRIO