NRL conheçará domingo seu grande campeão

O rugby league australiano conhecerá seu grande campeão nesse domingo, dia 4. Desta vez sem transmissão para o Brasil, a grande final da NRL opõe pela primeira vez na história duas equipes de Queensland: o Brisbane Broncos e o North Queensland Cowboys, que se encaram em Sydney, no ANZ Stadium, Às 5:15 da manhã, hora de Brasília.

 

Hexacampeão da NRL, o Broncos não jogava uma decisão desde 2006 e todos os seus títulos foram conquistados sob o comando do técnico Wayne Bennett, que voltou ao comando do clube justamente em 2015. O efeito foi imediato. Depois de temporadas apagadas, o clube da capital do estado, fundado em 1988, e dono da maior torcida da Austrália chegou à decisão com um elenco que mescla a experiência de veteranos como Darius Boyd, Justin Hodges, Corey Parker e Sam Thaiday com jovens ascendentes como Matt Gillett, Ben Hunt e Anthony Milford.

 

Fundado em 1995, o North Queensland Cowboys, da cidade de Townsville, tem uma situação mais distinta. Localizado na menor cidade com uma equipe de NRL, o Cowboys jamais faturou uma liga e chegou apenas a uma final, em 2005, quando foi derrotado pelo Wests Tigers. A expectativa pela conquista inédita é imensa e os torcedores do norte do estado já lotaram os treinamentos para apoiar a equipe comandado pelo gênio Johnathan Thurston, ídolo do clube desde 2005, considerado um dos maiores da atualidade no league mundial, mas que conquistou apenas uma vez a NRL, em 2004, quando atuava pelo Bulldogs. Thurston está a frente de um time sólido e forte fisicamente, que tem nomes como Matt Scott, James Tamou e Jason Taumalolo no pack.

 

O histórico do confronto favorece largamente o Broncos, mas neste ano, em dois confrontos, houve uma vitória para cada lado. O Cowboys tem na criatividade de Thurston e na capacidade de finalização de homens como Michael Morgan, Winterstein e O’Neill sua arma e o motivo para ter o segundo melhor ataque da NRL, atrás apenas do eliminado Roosters. O Broncos, por outro lado, fala mais alto que o Cowboys quando o assunto é a defesa, o Broncos é superior, tendo o maior “tackleador” da liga Andrew McCullough e Matt Gillett como parte de uma muralha que garantiu ao Broncos a condição de terceira melhor defesa – enquanto o Cowboys foi a quarta. No jogo de chutes, o nome da NRL é Ben Hunt, maior chutador da temporada, com 13162 metros ganhos com os pés, contra 9153 de Thuston, o distante terceiro melhor da liga. O Cowboys, contudo, correu mais metro ao longo do ano, apostando mais no jogo corrido de mãos do que nos bombs para avançar.

 

Quem ganha? As chances são quase iguais. O Brisbane tem mais pressão da exigente torcida, mas tem seu amuleto Bennett como técnico, enquanto North Queenland conta com a gana do gênio Thurston, que acaba de ganhar em 2015 o prêmio de melhor jogador da temporada da NRL – pela segunda vez em sua carreira – , mas tem o tabu de jamais ter subido no lugar mais alto da Austrália. Qual o saldo? Domingo saberemos.

 

Brisbane Broncos logo.svg copy copyversus copiarNorth Queensland Cowboys copy copy copy

Dia 04/10 – 05h15 – Brisbane Broncos x North Queensland Cowboys

Comentários