Tempo de leitura: 49 minutos

Lions 2013

Com o fim de 2012 se aproximando, o rugby mundial já se prepara para 2013. O próximo ano promete muito em termos de jogos internacionais, tendo como pontos altos a Copa do Mundo de Sevens e a tão aguardada gira quadrienal dos British and Irish Lions (a seleção composta de Inglaterra, Gales, Escócia e Irlanda).

 

- Continua depois da publicidade -

Leões na Austrália, Mundo na Rússia

Em 2013, os Leões Britânicos visitarão a Austrália em junho, tendo pela frente os Wallabies em três oportunidades e outros cinco jogos contra as equipes australianas do Super Rugby, além de enfrentarem ainda um combinado local. Antes de chegar à terra dos cangurus, os Leões terão pela frente os Barbarians, em Hong Kong.

No mesmo mês, entre os dias 28 e 30, Moscou, capital russa, será o palco da 6ª edição da Copa do Mundo de Sevens, o principal evento do seven-a-side mundial. As 24 melhores seleções do rugby sevens masculino e os 16 melhores times femininos desfilarão no gramado do estádio Luzhniki diante de quase 80 mil torcedores.

Resta apenas a definição de um participante no torneio masculino e de um participante no torneio feminino. Trata-se justamente dos representantes do rugby sul-americano nas duas categorias, que serão conhecidos em fevereiro, no Rio Sevens.

 

Junho de muito rugby

Em junho, a outra grande atração do rugby de XV é a visita da França à Nova Zelândia para três tests. Serão três duelos entre os dois finalistas da Copa do Mundo de 2011.

A Argentina, por sua vez, receberá para dois amistosos a seleção da Inglaterra, que virá à América do Sul sem seus principal atletas, que estarão defendendo os Lions. Os Pumas ainda farão um terceiro amistoso contra a ascendente seleção da Geórgia, que poderá ainda realizar outras partidas no continente (a confirmar).

Enquanto isso, a África do Sul receberá um mini-torneio de inverno envolvendo quatro seleções: Itália, Samoa, Escócia (sem seus Lions) e o time da casa, os Springboks.

Também desfalcadas de seus Lions, Gales e Irlanda farão amistosos no Hemisferio Norte. Os galeses visitarão o Japão para duas partidas, enquanto os irlandeses irão à América do Norte para enfrentar Canadá e Estados Unidos.

A Romênia, por sua vez, será sede de mais uma edição da Copa das Nações, que ainda não tem definidos seus participantes.

 

Mundiais juniores e Seleção Brasileira M19

O calendário do M20 mundial também já está definido. Entre os dias 5 e 23 de junho, a França receberá as doze melhores seleções do mundo da categoria no Campeonato Mundial Júnior. No Grupo A do torneio estão França, Inglaterra, África do Sul e Estados Unidos; do Grupo B participam Nova Zelândia, Irlanda, Austrália e Fiji; e duelam no Grupo C Agentina, Gales, Escócia e Samoa. As cidades de Vannes, Nantes e La Roche-Sur-Yon serão as cidades-sede.

Antes, entre os dias 28 de maio e 9 de junho, a cidade de Antofagasta, no norte do Chile, receberá o Troféu Mundial Júnior, a segunda divisão do M20 mundial, que contará com a participação de Chile, Uruguai, Canadá, Itália, Portugal, Japão, Tonga e Namíbia. O campeão do Troféu Mundial Júnior ganhará promoção ao Campeonato Mundial Júnior de 2014, substituindo o último colocado da edição 2013.

A Seleção Brasileira M19, por sua vez, terá pela frente no dia 22 de junho a repescagem contra o Paraguai. O vencedor ganhará vaga no Sul-Americano M19, que será disputado entre os dias 19 de agosto e 1º de setembro. Os locais dessas disputas ainda não foram definidos.

 

Seis Nações e The Rugby Championship

Os grandes torneios anuais entre seleções também já estão com seus calendários definidos. O Six Nations Champio ship, o Seis Nações, torneio europeu que envolve as seleções de França, Inglaterra, Gales, Escócia, Irlanda e Itália, será disputado entre os dias 2 de fevereiro e 16 de março, contando com 5 rodadas. Ingalaterra, Escócia e Itália terão a vantagem em 2013 de jogarem 3 partidas em casa e apenas duas fora, enquanto França, Irlanda e Gales jogarão 2 vezes em casa e 3 fora.

O grande campeonato do Hemisfério Sul, The Rugby Championship, será disputado entre os dias 17 de agosto e 5 de outubro, contando com 6 rodadas. Participam do torneio Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e Argentina.

No dia 19 de outubro, Austrália e Nova Zelândia voltarão a duelar pela terceira partida da Bledisloe Cup. Dunedin, na Nova Zelândia, será a sede do confronto.

 

Novembro em construção

Ainda distantes, os amistosos de novembro ainda não estão definidos. Novembro é o mês no qual as seleções do Sul visitam os países do Norte. Confirmados já estão as visitas da Nova Zelândia a França, Inglaterra e Irlanda; da Austrália a Inglaterra e Escócia; da África do Sul à Escócia; e da Argentina à Inglaterra.

 

Rio Sevens agita fevereiro

O Rio de Janeiro receberá nos dias 23 e 24 de fevereiro o Campeonato Sul-Americano de Sevens, com os torneios masculino e feminino da modalidade. O Rio Sevens tem valor triplicado em 2013: os campeões dos torneios masculino e feminino ganharão vaga na Copa do Mundo de Sevens, em junho, em Moscou. No caso do masculino, a Argentina já tem vaga garantida na Rússia e, caso seja campeã, o vice-campeão herdará a vaga no Mundial.

Além disso, os dois primeiros colocados do torneio masculino (excluída a Argentina) ganharão vaga no Sevens de Hong Kong, a sexta etapa da Série Mundial de Sevens, que vale como qualificatório para a decisão das equipes promovidas para a temporada 2013-14 do circuito. Já o campeão feminino ganhará vaga nas etapas de Guangzhou e Amsterdã da Série Mundial de Sevens Feminina.

 

Uruguai recebe o Sul-Americano

Entre os dias 3 e 26 de abril, Montevidéu receberá o Campeonato Sul-Americano de 2013, o chamado CONSUR A. Argentina, Uruguai, Chile e Brasil serão os participantes da competição. As partidas Uruguai x Brasil e Uruguai x Chile serão válidas também pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015. Resta apenas a definição se o duelo Brasil x Chile pelo torneio também será válido pelas Eliminatórias, ou se as duas seleções deverão se enfrentar em solo chileno, como ocorreu no qualficatório do Mundial de 2011. 

O melhor classificado entre Uruguai, Chile e Brasil também deverá ganhar uma vaga no Campeonato de Rugby das Américas, no segundo semestre, ainda a confirmar.

 

Campeonatos continentais

Tanto o Europeu de Nações como o Cinco Nações Asiático terão o modelo consagrado de todos contra todos, com jogos na casa de todos os participantes. A 1ª Divisão A do Europeu de Nações terá jogos entre os dias 2 de fevereiro e 18 de março, envolvendo Geórgia, Rússia, Romênia, Espanha, Portugal e Bélgica. Já o Cinco Nações Asiático será realizado entre os dias 20 de abril e 18 de maio, envolvendo Japão, Coréia do Sul, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Filipinas. 

O Campeonato do Caribe, por sua vez, terá 3 fases, com jogos sendo disputados em vários países. O torneio vai de 12 de janeiro a 22 de junho. A Copa da África, por outro lado, será bem curta, com apenas duas ou três rodadas, sendo realizada entre os dias 22 e 28 de julho em Antananarivo, capital de Madagascar. Participação da elite africana Madagascar, Zimbábue, Quênia e Uganda.

Apenas a Oceania ainda não tem datas precisas para seus torneios. A Copa das Nações do Pacífico, que tradicionalmente é disputada em jungo envolvendo Fiji, Samoa, Tonga e os asiáticos do Japão ainda não foi confirmada. Já a Copa da Oceania, envolvendo as seleções menores do continente, foi confirmada para o mês de julho e será disputada na Papua Nova Guiné. 

Europeu de Nações, Cinco Nações Asiático, Copa da África e Copa da Oceania valerão também como parte da Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015.

 

Pequenos cruzando os mares

O ano de 2013 promete ser um marco para as seleções menores. Pouco frequentes, os jogos entre seleções de continentes diferentes ranqueadas abaixo do 25º lugar darão as caras. No dia 6 de abril, Hong Kong (28 do mundo) visitará o Zimbábue (31) em uma gira inédita. Já no dia 13 a seleção das Filipinas (56) receberá a Papua Nova Guiné (51).

A Confederação Brasileira de Rugby pretende receber uma ou duas seleções com rankings superiores ao do Brasil nos meses de abril e maio, de acordo com o calendário oficial da entidade. Os adversários ainda não foram confirmados, mas deverão vir da Europa e/ou da Ásia. Em outubro, a CBRu quer repetir a dose e realizar novos amistoso em solo brasileiro.

 

Copa do Mundo Feminina conhecerá seus participantes

Muita expectativa no rugby feminino para 2013. Esse será o ano no qual serão conhecidas todas as equipes que participarão da Copa do Mundo Feminino de 2014 (de rugby de 15 jogadoras), que será realizada na França. Em breve o calendário das eliminatórias para o Mundial será anunciado.

 

Série Mundial de Sevens e Grand Prix Championship

No seven-a-side, antes das seleções se voltarem à Copa do Mundo, será a Série Mundial de Sevens que ganhará as atenções, com as últimas 6 etapas do circuito masculino e 3 etapas do circuito feminino a serem disputadas no primeiro semestre.

O Sevens de Wellington, na Nova Zelândia, abrirá 2013 com a quarta etapa do circuito masculino, nos dias 1 e 2 de fevereiro. Nos mesmos dias, em Houston, Estados Unidos, o circuito feminino chega à sua segunda etapa. Na sequeência, nos dias 8, 9 e 10, é a vez do Las Vegas Sevens, também nos Estados Unidos.

A sexta etapa masculina será realizada entre os dias 22 e 24 de março em Hong Kong, considerada a “Meca” do sevens mundial. O Hong Kong Sevens contará ainda com um torneio paralelo entre os times da segunda divisão mundial. Participarão do torneio duas equipes de cada continente, sendo que as duas vagas sul-americanas serão decididas no Rio Sevens em fevereiro. Os quatro melhores da segunda divisão em Hong Kong ganharão vaga no Sevens de Londres, a última etapa do circuito.

Nos dias 30 e 31 de março, Tóquio, no Japão, recebe a sétima etapa masculina, enquanto Guangzhou, na China, recebe a terceira etapa feminina. Os homens chegam à oitava etapa nos dias 4 e 5 de maio, em Glasgow, Escócia.

Por fim, nos dias 11 e 12 de maio, Londres recebe a etapa final da Série Mundial de Sevens masculina, que definirá as equipes promovidas e rebaixadas para a temporada seguinte. Nos dias 17 e 18 de maio, é a vez do circuito feminino chegar ao fim com a etapa de Amsterdã, na Holanda.

No segundo semestre, a Série Mundial de Sevens 2013-14 deverá ter início no mês de outubro e tudo indica que desta vez a Argentina fará sua estreia como sede de uma das 10 etapas do circuito masculino.

Antes, em julho, o rugby sevens terá uma estreia, que ainda não tem reconhecimento oficial do IRB. A cidade de Los Angeles, nos EUA, receberá entre os dias 12 e 14 o Grand Prix Championship, uma liga de sevens privada que deverá contar com a participação do Brasil.

 

Calendário

Principais eventos: