O Didi10, o Campeonato Georgiano, conheceu seu campeão

ARTIGO COM VÍDEO – O ascendente rugby georgiano viveu neste domingo a decisão de seu campeonato nacional, o Didi 10. Na decisão estiveram frente a frente os dois maiores campeões do país, os gigantes de Tbilisi, Locomotivi e Lelo Saracens. E, assim como na última temporada da Romênia, a filial do Saracens também festejou, um dia depois que o gigante inglês se sagrou campeão europeu.

 

Mas a vitória foi no sufoco: 17 x 15, assegurando o quarto título seguido do Lelo.

 

Pro D2 francesa irá à sua rodada final pegando fogo

Enquanto o Top 14 francês ganhou uma pausa por conta da final da Copa Europeia, a segunda divisão seguiu firme e com decisões, com a disputa da 29º (penúltima) rodada. O título e a primeira vaga de promoção ao Top 14 já é do Lyon, enquanto o mata-mata final que decidirá a outra vaga de promoção também já tem dono, o Bayonne. A briga agora está pelas outras três vagas no mata-mata e nada menos que cinco times irão à rodada final com chances de classificação.

 

A situação mais confortável é do Mont de Marsan, que hoje venceu o duelo direto contra o Aurillac e assumiu o terceiro lugar na tabela: 36 x 18, que deram confortável frente de 5 pontos para o Mont de Marsan sobre o sexto colocado (o primeiro de fora da zona de classificação) Perpignan. O Aurillac caiu para o quarto lugar, ainda em boa situação, apenas 1 ponto a menos que o Mont de Marsan. Em quinto está o Colomiers, que atropelou por 42 x 0 o Bourgoin, somando agora 1 ponto a mais que Perpignan e Béziers. O Perpignan, gigante nacional, venceu sua parte e derrotou o lanterna Provence por 31 x 17, enquanto o Béziers não ficou para trás e bateu o Bayonne por 36 x 12.

 

A briga também está fervendo contra o rebaixamento. A LNR – a liga francesa – confirmou nesta semana que o Tarbes será rebaixado por questões financeiras, independente da colocação que tiver na competição, o que significa que, além do Tarbes, somente o último colocado será rebaixado, e a briga está entre dois clubes, com o Provence abaixo apenas 2 pontos do Dax, que foi derrotado pelo próprio Tarbes nessa sexta.

 

Na rodada final, o Bayonne receberá o Mont de Marsan, enquanto o Aurillac receberá o já eliminado Biarritz, que amargará mais um ano pelo menos na segundona. O Colomiers, por sua vez, visitará o Carcassonne, que não briga por mais nada, enquanto o Perpignan visitará o desesperado Dax. Já o Béziers visitará o Montauban. Por fim, Provence receberá o Narbonne.

 

E enquanto a Pro D2 vivia sua penúltima rodada, a Fédérale 1, a terceira divisão francesa, definia seus dois promovidos à Pro D2 2016-17. Serão duas novidades: o Soyaux-Angoulême, que derrotou o Bourg-en-Bresse, de passagem recente pela segundona, e o Vannes, que levará o rugby profissional à região da Bretanha, após derrotar o Massy, da Grande Paris, que estava na Pro D2 até o ano passado.

 

Rovigo e Calvisano largam na frente nas semifinais do Eccellenza italianopor Giorgio Vuerich

No Campeonato Italiano, sábado e domingo foram de largada nas semifinais, com os jogos de ida dos dois duelos. Os “Bersaglieri” de Rovigo começaram com o pé afundado no acelerador no dérbi vêneto contra o Mogliano. Depois de apenas cinco minutos marcaram seu primeiro try com Luciano Rodriguez, depois de um bon trabalho dos avançados. O Mogliano sentiu o ritmo no começo do jogo e só pontuou aos 19 ‘com um drop goal de Renata

 

Rovigo voltou a levar perigo, mas Mogliano fez boa defesa, não deixando espaços.  Ao 33’, os anfitriões viraram o placar com Renata, que quebrou dois tackles do Rovigo e fez um belo try no meio dos postes. A primeira etapa fechou em 10 x 7 para o Mogliano. Na volta dos vestiários, Rovigo empatou com um penal do Basson, enquanto Renata perdeu dois penais colocados no espaço de seis minutos. Aos 71’, Basson não vacilou e chutou o penal da nova virada. Mogliano não conseguiu forças para a reação e a partida acabou em 13 x 10 para Rovigo.

 

Na outra semifinal, vitória do Calvisano em Padova sobre o Petrarca. O primeiro tempo foi dos lombardos, que dominaram o jogo por completo, fizeram seu try e abriram 8 x 3.  Na volta dos vestiários, o jogo mudou e foram os anfitriões que dominaram as ações, mas não conseguiram pontuar. No fim, Calvisano puniu o Petrarca com um último penal de segurança, 11 x 3. No próximo fim de semana acontecerão os jogos de volta, em Calvisano e Rovigo.

 

Ainda na Itália, pela Serie A, a segunda divisão italiana, foram jogadas os jogos de volta das semifinais. A surpresa foi o Recco, que reverteu sua desvantagem e venceu o Colorno por 22 x 5, fazendo 27 x 20 no agregado. Com isso, o time da Liguria enfrentará o Reggio na final, valendo a promoção ao Eccellenza da próxima temporada. Reggio fez sua parte e venceu os romanos da Capitolina por 30 x 13 (57 x 36 no agregado). A decisão ocorrerá no dia 22 de maio.

 

Liga russa foi reduzida para seis clubes

Enquanto a Geórgia encerrava sua temporada, a Rússia vive suas primeira rodadas de sua liga nacional. E, com o intuito de aprimorar o profissionalismo no país, a liga russa foi reduzida para 6 clubes, sendo 3 siberianos e 3 da porção europeia: Krasny Yar, Enissei (os dois gigantes de Krasnoyarsk) e Novokuznetsk, na Sibéria, VVA Saracens, Slava Moscou (ambos da Grande Moscou) e Kuban Krasnodar, na Europa.

 

didi10

Didi 10 – Campeonato Georgiano

Final

Lelo Saracens 17 x 15 Locomotivi Tbilisi

 

Maiores campeões georgianos:

1 – Locomotivi Tbilisi – 7 título

2 – Lelo Saracens – 6 títulos

3 – AIA Kutaisi – 3 títulos

 

eccellenza

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Semifinais – jogos de ida

Mogliano 10 x 13 Rovigo

Petrarca Padova 03 x 11 Calvisano

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Béziers 36 x 12 Bayonne

Perpignan 31 x 17 Provence

Biarritz 38 x 23 Montauban

Albi 37 x 15 Carcassonne

Colomiers 42 x 00 Bourgoin

Tarbes 15 x 06 Dax

Narbonne 21 x 20 Lyon

Mont-de-Marsan 36 x 18 Aurillac

 

Clube Cidade Jogos Pontos
Lyon Lyon 30 117
Bayonne Bayonne 30 86
Aurillac Aurillac 30 81
Mont-de-Marsan Mont-de-Marsan 30 78
Colomiers Colomiers 30 78
Béziers Béziers 30 77
Perpignan Perpignan 30 73
Biarritz Biarritz 30 64
Bourgoin* Bourgoin-Jallieu 30 62
Albi Albi 30 62
Narbonne Narbonne 30 60
Montauban Montauban 30 58
Tarbes* Tarbes 30 53
Carcassonne Carcassonne 30 49
Dax Dax 30 48
Provence Aix-en-Provence 30 46
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros

– Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
– Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
– 1º lugar: promoção ao Top 14
– 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
– 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Fédérale 1 – 3ª divisão do Campeonato Francês

Semifinais – jogos de volta

Vannes 25 x 13 Massy – agregado: Vannes 57 x 44 Massy

Soyaux-Angoulême 22 x 19 Bourg-en-Bresse – agregado: Soyaux-Angoulême 44 x 36 Bourg-en-Bresse

 

Promovidos: Vannes e Soyaux-Angoulême

Comentários