Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Rugby League australiano (o rugby de 13 jogadores) teve um domingo de gala com a grande final da NRL. como sempre, acontecendo no ANZ Stadium, em Sydney. Desta vez, no entanto, a final não teve clubes de Sydney e quem festejou foi Melbourne, com o Storm voltando a erguer a taça após ser o melhor time da temporada regular. Já o Rugby League inglês teve suas semifinais, com estádios lotados e alegria para Castleford Tigers e Leeds Rhinos, que se enfrentarão na grande final apenas pela segunda vez na história, reeditando a finalíssima inglesa de 1969.

 

Storm perfeito

- Continua depois da publicidade -

Melbourne não é a cidade mais apaixonada por rugby na Austrália. Capital do futebol australiano, uma modalidade local que opõe 2 times de 18 jogadores e lota estádios no sul e no oeste da Austrália, Melbourne conta apenas com um clube n NRL, o Storm, que é ums verdadeira potência nacional. Os roxos fizeram a melhor campanha da temporada e encontraram hoje na final o North Queensland Cowboys, campeão de 2015, e dono apenas da 8ª campanha da temporada. O time de Townsville vivia um conto de fadas, tendo vencido os seus 3 jogos do mata-mata na casa de seus oponentes, mas desta vez não houve milagre.

Foi um massacre de 6 tries a 1 a favor do Storm, que correu para 3 tries sem resposta só no primeiro tempo, com Addo-Carr, Kaufus e com o ídolo-mor Billy Slater, em jogo inspirador também dos veteranos Cameron Smith e Cooper Cronk. Aos 48′, Te Maire Martin fez o try que esboçava uma reação para os Cowboys, mas o Storm matou o jogo com mais 3 tries, de Finucane, Curtis Scott e outra vez Addo-Carr. 34 x 06, com o capitão Cameron Smith erguendo a taça novamente desde 2012 e sendo condecorado com a Daly Messenger Medal, o prestigiado prêmio para o melhor jogador da final.

Quinto título da NRL na história do Storm. Ou melhor, terceiro, pois o clube teve suas conquistas de 2007 e 2009 anulados por ter quebrado o teto salarial da liga. Para o torcedor roxo, o que vale é festa e esta é sim a quinta dessa verdadeira potência.

 

nrl

NRL – Campeonato Australiano de Rugby League

FINAL

MelbourneStorm copy copy34versus copiar06North Queensland Cowboys copy copy copy

Melbourne Storm 34 x 06 North Queensland Cowboys, em Sydney

Clique aqui para assistir aos melhores momentos do jogo.

 

Ainda não foi a vez da Papua Nova Guiné

Abaixo da NRL, a Austrália conta com duas ligas estaduais profissionais, cujos campeões se enfrentam na grande final nacional chamada de Super State Championship, o equivalente ao título de segunda divisão do League australiano. Neste ano, o PNG Hunter, a equipe profissional da Papua Nova Guiné, país onde o League é o esporte nacional, se sagrou campeão da liga de Queensland pela primeira vez em sua história e carimbou sua vaga para duelar com o campeão da liga de Nova Gales do Sul, o time de desenvolvimento do Penrith Panthers. Porém, os Hunters sofreram pesada derrota, 42 x 18, deixando para outro ano seu sonho.

 

Intrust Super State Championship

FINAL

Papua New Guinea Hunters 18 x 42 Penrith Panthers “B”

 

Os melhores na final inglesa

Na Inglaterra, as semifinais da Super League premiaram os dois melhores times da primeira fase, ambos da região do Yorkshire, o Castleford Tigers e o Leeds Rhinos. Castleford jamais em sua história foi campeão inglês, mas fez uma brilhante campanha e manteve seu embalo como o melhor time do momento despachante o poderoso St. Helens Saints por 23 x 22, decidido em uma dramática prorrogação com Luke Gale chutando o drop goal de ouro.

No outro duelo, o Leeds Rhinos, terceiro maior campeão do país, campeão pela última vez em 2015, venceu o Hull FC por também apertados 18 x 16. A grande final será no sábado que vem, no estádio de Old Trafford, casa do Manchester United do futebol.

Por fim, a Super League ainda teve o duelo da repescagem contra o rebaixamento e o Catalans Dragons, equipe francesa que joga na elite inglesa, conseguiu sua permanência vencendo fora de casa o Leigh Centurions, 26 x 10, rebaixando o time da Grande Manchester após apenas um ano na primeira divisão.

 

super league 2017 logo

Betfred Super League – Campeonato Inglês de Rugby League

Semifinais

CastlefordTigersLogo23versus copiar22saint helens saints copy

Castleford Tigers 23 x 22 St. Helens Saints, em Castleford

leeds rhinos copy18versus copiar16hull fc

Leeds Rhinos 18 x 16 Hull FC, em Leeds

FINAL – dia 07/10

Castleford Tigers x Leeds Rhinos, em Manchester

 

Repescagem de Rebaixamento

Leigh Centurions 10 x 26 Catalans Dragons, em Leigh

Lista de campeões da NRL/ARL/SL/NSWRL (desde 1908)

1 – South Sydney Rabbitohs – 21 títulos

2 – St. George Illawara Dragons – 16 títulos

Wests Tigers (incluindo Balmain Tigers e Western Magpies) – 16 títulos

4 – Sydney Roosters – 13 títulos

5 – Canterbury Bulldogs – 8 títulos

Manly Sea Eagles – 8 títulos

7 – Brisbane Broncos – 6 títulos

8 – Parramatta Eels – 4 títulos

9 – Melbourne Storm – 3 títulos

Canberra Raiders – 3 títulos

Newtown Jets – 3 títulos

12 – Newcastle Knights – 2 títulos

Penrith Panthers – 2 títulos

North Sydney Bears – 2 títulos

15 – Cronulla Sharks – 1 título

North Queensland Cowboys – 1 título

Itálico – não disputam mais a liga